3 impactos da gestão de benefícios na cultura organizacional

original-7755bb60d676964b0214026a0a58d229-780x450

A cultura organizacional pode ser descrita como o conjunto de princípios que regem as ações de seus colaboradores. Já a gestão de benefícios é um conceito mais concreto, relacionado à administração de incentivos concedidos aos profissionais. Diante de definições tão distintas, o que esses dois assuntos podem ter em comum? Tudo!

Ambos dividem um objetivo comum, que é manter os colaboradores engajados e motivados. A diferença está na forma de atuação de cada um deles. Desse modo, a gestão de benefícios impacta diretamente na cultura organizacional em 3 aspectos principais que você vai conhecer neste post. Confira!

1. Aumento da motivação dos colaboradores

O resultado mais relevante de uma cultura organizacional forte e bem-estabelecida é o aumento da motivação dos profissionais. Além das ações de disseminação das diretrizes de ação e orientação sobre valores e princípios da empresa, o plano de benefícios oferecidos tem um papel fundamental nesse quesito.

Se os colaboradores não estiverem satisfeitos com o valor do vale-refeição ou se o plano de saúde não atender às suas necessidades, pouco a pouco, sua motivação é afetada. Isso traz influências negativas para dentro do ambiente corporativo e contamina toda a organização.

Por outro lados, uma gestão eficiente de benefícios consegue equilibrar bem as necessidades de seus colaboradores com as limitações de custos e despesas da empresa. Assim, todos saem satisfeitos da equação e os ganhos são compartilhados.

2. Valorização dos profissionais como seres humanos

Foi-se o tempo em que as empresas podiam se preocupar apenas com os profissionais que contratavam. Hoje em dia, é fundamental dar atenção a cada um deles como os seres humanos que são, com todas as suas qualidades, defeitos e bagagens. É preciso considerá-los como pais, mães, filhos, maridos, esposas e diversos outros papéis que desempenham em suas vidas particulares.

A extensão do plano de saúde para familiares, por exemplo, torna-se um diferencial importante na atração e retenção de talentos, pois permite que o colaborador possa cuidar melhor de sua família. Assim também ocorre com os horários flexíveis, bonificações por produtividade e cumprimento de metas e até mesmo na adoção do vale-cultura.

3. Fortalecimento da identidade da empresa

A identidade da empresa no mercado está diretamente relacionada com a cultura que ela desenvolve. O pacote de benefícios é um dos pontos centrais dessa questão, visto que ele determina qual é o posicionamento da organização em relação à qualidade de vida e motivação de seus profissionais.

Uma boa gestão de benefícios define as opções que melhor se adequam ao perfil dos colaboradores, trazendo vantagens que realmente farão diferença em seu cotidiano. Ao proporcionar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a empresa conquista a confiança e a admiração de seus funcionários, o que se reflete na forma como ela é vista pelas pessoas que estão de fora.

Como você pôde ver, a cultura organizacional é fortemente impactada pela gestão de benefícios. Portanto, é essencial ter um cuidado mais apurado na elaboração do pacote a ser oferecido para garantir que ele esteja de acordo com os objetivos da empresa e atue como um facilitador. Repense os benefícios da sua organização, você tem muito a ganhar com isso!

Quer aprofundar um pouco mais nesse assunto? Veja como as PMEs devem criar uma cultura organizacional.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos