Ideias para 8 de março: 6 dicas para celebrar o Dia Internacional da Mulher na empresa

Sem Parar Empresas: Ideias para 8 de março: 6 dicas para celebrar o Dia Internacional da Mulher na empresa

O Dia Internacional da Mulher surgiu em 1908, nos Estados Unidos, como uma forma de protesto por melhores condições de trabalho em fábricas e pela igualdade de gênero. Desde então, é comemorado em todo o mundo, inclusive de forma especial dentro de empresas que buscam colocar suas colaboradoras em primeiro lugar.

As comemorações e ideias para 8 de março, geralmente se resumem a entrega de brindes e presentes genéricos, muitos sem funcionalidade real no dia a dia. O que desvaloriza o conceito de people first, não é mesmo? Daí a importância de ir mais além e inovar nessa data tão significativa e de grande representatividade.

Não sabe que tipo de lembrança ou evento implementar de modo a conquistar o público-alvo? Confira, neste artigo, algumas sugestões que podem agradar e impactar a vida das colaboradoras de maneira positiva!

1. Incentive ações solidárias entre as ideias para 8 de março

As ideias para 8 de março podem começar pautadas na solidariedade. Que tal promover ações com esse foco entre as colaboradoras? Uma campanha pode ser instalada para recolher itens de higiene para doação a mulheres carentes.

Ainda é interessante propor uma doação social em dinheiro para uma instituição carente. Ou então, poderá ter uma conscientização em massa para a doação de sangue.

Em troca, as participantes podem receber vouchers, brindes, mensagens, flores ou outros itens simbólicos como agradecimento. Sozinhos, eles não fariam tanto sentido, mas, diante da ação, atuam como uma lembrança de generosidade e amor.

Para completar a ocasião, as mulheres também podem deixar mensagens em murais físicos ou digitais a respeito dessa experiência. Como forma não apenas de convidar as colegas para se juntarem a esse time solidário, mas também a empresa como um todo. Esse é um tipo de engajamento excelente para quem busca melhorar a gestão de pessoas.

2. Organize um dia de beleza na empresa

Promover um dia de beleza é uma das ideias para 8 de março mais interativas e divertidas. Afinal, toda mulher gosta de se sentir valorizada e bem consigo mesma, concorda?

E nem sempre, em meio a tantos afazeres pessoais e profissionais, sobra tempo para isso. A proposta aqui é montar um espaço diferenciado na empresa, e oferecer manicure, maquiagem, penteados e massagens.

Ainda é possível distribuir cupons de desconto para que elas continuem o tratamento no salão durante todo o mês, por exemplo. Esse é um incentivo e tanto para que elas cuidem de si, tenham um momento de paz e relaxamento, e entendam que a organização também se preocupa com seu bem-estar.

3. Faça palestras e debates sobre temas relevantes

Que tal convidar mulheres empreendedoras para conversar com as colaboradoras da empresa? Essa é uma prática comum em grandes companhias, como a Google e a Microsoft.

Os temas das palestras e debates devem ser relevantes. Empreendedorismo e liderança feminina, a presença da mulher no mundo atual, autoestima e autocuidado e igualdade de gênero no mercado de trabalho são algumas opções.

É importante ceder, também, um espaço para que as colaboradoras se manifestem ao longo do evento, com opiniões, comentários e dúvidas. Assim, elas saberão que são ouvidas e que sua voz tem um valor inestimável para que a empresa possa crescer.

4. Ofereça cursos para fomentar o conhecimento

A empresa também pode consultar o orçamento disponível e oferecer cursos de capacitação e workshops. Cada setor pode receber um tipo de curso diferente, que esteja de acordo com suas atividades.

Essa é uma forma de combater a desigualdade na formação e na educação, infelizmente ainda presente no mercado de trabalho. A grande vantagem é que as colaboradoras poderão complementar seu conhecimento e seu currículo.

Mas a empresa também sai ganhando! Uma colaboradora preparada e atualizada tem mais produtividade e entrega demandas de maior qualidade. Ou seja, esse investimento ajuda a alinhar objetivos e equipe para um trabalho mais uniforme dentro da companhia.

5. Distribua um cartão-presente para as colaboradoras

Entre as ideias para 8 de março também está o cartão-presente. A empresa pode fazer parceria com restaurantes, lojas e estabelecimentos comerciais e definir um valor para presentear, individualmente, as colaboradoras.

O cartão será entregue para ser gasto como elas preferirem no local parceiro. Essa é uma opção que costuma agradar bastante, pois há total liberdade na escolha do presente. É possível também que esse seja um cartão de benefícios ou de serviços, com a mesma autonomia para uso.

Além disso, essa é uma forma que a empresa tem de não errar na escolha do presente. Como as colaboradoras têm perfis e preferências diferentes, fica difícil fazer uma escolha que seja ao mesmo tempo geral, mas direcionada. O cartão-presente resolve esse problema com facilidade e praticidade.

6. Promova uma sessão de cinema para as mulheres

Ofereça um momento de lazer incrível para as colaboradoras da empresa. Use a sala de convenções ou uma área especial do prédio para organizar uma sessão de cinema, com direito a pipoca, chocolate e refrigerante.

A intenção é criar um momento divertido, de convivência e de união. A escolha do filme deve envolver temas que promovam o empoderamento feminino. Algumas indicações são Estrelas Além do Tempo (2016), Histórias Cruzadas (2011), Malala (2015) e Mulher-Maravilha (2017).

Logo após o filme, uma mulher em cargo de liderança pode convidar a equipe para uma discussão a respeito do que foi assistido. Mais do que dar sua opinião sobre a experiência, vale a pena incentivar o reconhecimento de situações do filme na vida real. 

E diante de tantas ideias para 8 de março, como saber a que terá o melhor efeito para as mulheres da empresa? Ou como acertar nos benefícios do cartão-presente ou nos cursos ministrados? O ideal é realizar uma pesquisa com as colaboradoras, de modo a definir a opção que mais interessa a maioria.

Essa é uma maneira democrática e que envolve as mulheres na tomada de decisões. Com certeza elas se sentirão honradas em ter uma participação ativa nesta data! Se você gostou de nossas sugestões e quer receber mais novidades para melhorar ainda mais o clima organizacional da sua empresa, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos