Home office: por que oferecer e quais as melhores práticas?

O trabalho home office oferece uma série de vantagens, tanto para os profissionais quanto para a empresa. Não por acaso, esse modelo de trabalho está em expansão no Brasil, perfazendo um aumento de 47% nos últimos 3 anos e ficando atrás apenas da China e da Singapura.

No atual momento, em que uma grave crise de saúde assola o país, o trabalho home office torna-se ainda mais importante. Deixar que os profissionais trabalhem em casa gera mais segurança, evitando contágios sem que a empresa se torne improdutiva.

Tendo isso em vista, nos próximos tópicos explicamos o que é home office, quais são seus benefícios e como garantir ótimos resultados. Portanto, continue com sua leitura!

Afinal de contas, o que é home office?

Traduzindo, home office significa escritório em casa. Consiste em uma modalidade de trabalho que permite que o profissional colabore da sua residência, sem que precise ir até a empresa para cumprir com suas tarefas rotineiras.

É importante destacar que home office é um termo mais restrito que trabalho remoto. No segundo caso, o talento pode trabalhar de qualquer lugar, como do coworking ou shopping. No primeiro, o trabalho é feito exclusivamente de casa, pois é lá que está seu escritório.

Com exceção dos trabalhos mais operacionais, quase todos os outros podem ser feitos de casa. Na maioria dos casos, só é preciso de bons equipamentos (notebook, impressora etc.) e uma conexão com a internet. Depois, é produzir.

Quais são as principais vantagens do modelo home office?

Como dito, o home office beneficia os profissionais e a empresa. O primeiro — e mais óbvio benefício — é a flexibilidade. O colaborador não precisa ir até a organização, pegar trânsito, bater o ponto eletrônico e só depois começar a trabalhar.

Todavia, no atual cenário, o maior benefício chama-se segurança. Se o colaborador está em casa, o risco de contágio com o COVID-19 é reduzido. Também elimina-se o risco de que ele atue como um transmissor da doença para seus colegas, o que seria bastante ruim.

Existem muitos outros benefícios e os principais são:

  • permite que as atividades empresariais sejam mantidas;
  • reduz custos fixos, como gastos com energia e água;
  • aumenta a qualidade de vida dos profissionais e equipes;
  • reduz o consumo de combustível e vale-transporte;
  • promove o aumento da produtividade diária;
  • aumenta o nível de engajamento dos colaboradores;
  • facilita a atração e a retenção de profissionais talentosos;
  • possibilita a formação de equipes de diferentes cidades e países;
  • mitiga a poluição e favorece o meio ambiente.

Todas essas vantagens podem ser obtidas no curto prazo, ainda nos primeiros dias do trabalho home office. Para verificá-las, é importante definir um conjunto de indicadores-chave de desempenho e depois monitorá-los com periodicidade.

Além de tudo, ao utilizar o modelo home office, o empreendimento demonstra que se preocupa com a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores e demais stakeholders. Isso ajuda a construir uma marca empregadora mais sólida e bem-sucedida.

Como adotar o home office com qualidade?

Para obter todos esses benefícios, é preciso adotar o home office de maneira correta. Não é uma tarefa fácil, pois demanda uma mudança de hábito para os colaboradores e seus gestores. Além disso, ele depende do uso de tecnologias específicas — como softwares para gestão de tarefas ou videoconferências. A seguir, esclarecemos como obter ótimos resultados.

Alinhe os profissionais sobre o assunto

Em primeiro lugar, é interessante alinhar os próprios colaboradores. Adotar um novo modelo de trabalho pode resultar em dúvidas e até gerar insegurança quanto ao futuro na empresa. É preciso eliminar esses ruídos e conscientizar os talentos.

Para tanto, a melhor tática é adotar uma conversa franca. Se o home office for algo temporário, em especial por conta do novo coronavírus, explique isso e fale que é para o bem-estar do time. Se for algo permanente, diga como vai funcionar e quais são as vantagens.

Apresente um conjunto de boas práticas diárias

Como observado, existem muitas vantagens ligadas ao home office, mas também existem desafios que são totalmente novos. Por exemplo, equilibrar vida pessoal e profissional, atentar para horários, prazos e padrões de qualidade, entre outros pontos.

Nesse caso, é interessante oferecer orientações iniciais. Lembre a equipe de acordar um pouco mais cedo e fazer algum exercício físico, se arrumar como se fosse para a empresa e ter atenção dobrada aos prazos. Assim, a transição pode ser mais fluida e funcional.

Verifique se todos os talentos têm estrutura para o home office

O trabalho home office depende de uma estrutura mínima, que pode variar de acordo com o trabalho. Um design ou projetista, por exemplo, pode precisar de uma impressora ou um software específico. Ao reconhecer essas demandas, poderá supri-las.

Então, sente-se com os funcionários, avalie o que eles precisam para o trabalho e verifique como pode ajudá-los. Em alguns casos, será necessário conceder equipamentos da própria empresa, como um notebook, webcam ou telefone corporativo.

Lembre-se de manter uma ótima comunicação

O trabalho home office não é pretexto para que os profissionais deixem de trabalhar com alinhamento ou deixem de receber e oferecer feedbacks. Muito pelo contrário, é preciso apostar em uma comunicação ainda mais fluida.

Nesse caso, atue em dois sentidos:

  • conscientizando todos, a partir do líder, de que a comunicação é importante para que o modelo home office dê certo;
  • adotando canais que viabilizem o diálogo, como murais digitais, aplicativos mobile e softwares especializados.

Conte com a ajuda da tecnologia

Por fim, lembre-se de que a tecnologia é uma grande aliada, pois permite que os colegas de trabalho e líderes continuem trabalhando com qualidade, agilidade e precisão.

Existem muitas tecnologias disponíveis, por exemplo, softwares para o controle do fluxo de trabalho, agendas eletrônicas, ambientes virtuais para a realização de reuniões, e-mail corporativo e sistemas para o monitoramento das métricas.

Garanta que os profissionais tenham acesso a essas tecnologias, bem como competência para operacionalizá-las no dia a dia. Assim, seus ganhos serão superiores.

Agora você está por dentro do tema. Lembre-se de que o home office é um escritório em casa e, como tal, oferece uma série de vantagens à empresa e aos profissionais. Contudo, é preciso saber como fazer esse modelo de trabalho funcionar, o que depende, entre outras coisas, do treinamento dos talentos, de uma comunicação fluida e da adoção de tecnologias de ponta.

E então, gostou do nosso artigo? Está pronto para adotar o modelo home office de trabalho? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber novos conteúdos em seu e-mail.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos