High potentials: saiba como identificar e desenvolver esses profissionais

original-a45e8402e47eebfa9edf16dc2eb7cbde-780x450

Toda empresa tem em seu quadro de colaboradores aqueles que mais se destacam. Seja por terem maior agilidade e desenvoltura para encarar desafios, seja pela facilidade em se reinventar, encontrar soluções inovadoras ou se adaptar às mudanças e conseguir aprender rapidamente. Esses são os high potentials — profissionais com grande potencial.

Como esse perfil de colaborador é algo que faz toda a diferença no crescimento e no fortalecimento do negócio, é essencial apostar em profissionais com essas habilidades. Aliás, existem formas de atraí-los, de ajudar a desenvolvê-los muito mais e de incentivar outros profissionais a seguirem o mesmo caminho.

Pensando em ajudar você nesse sentido, elaboramos este material para mostrar como identificar e desenvolver profissionais high potentials. Confira abaixo e boa leitura!

O que é um profissional high potential?

Quando olhamos para uma empresa como um todo, podemos analisar fatores importantes dentro das equipes. Alguns profissionais, por exemplo, naturalmente se desenvolvem mais rapidamente, apresentam ideias diferentes e execuções de projetos com resultados que superam expectativas. Eles são os colaboradores de alto potencial.

Esse termo surgiu à medida que o RH teve maior abertura para fazer análises mais profundas das habilidades dos profissionais e, no decorrer dos anos, na melhoria em programas de incentivo, engajamento e retenção de talentos para uma empresa. Hoje, é um conceito muito usado em marcas que querem se destacar no mercado.

É importante ressaltar ainda que ser um high potential não significa uma pessoa com mais experiência, por exemplo. O conceito é ligado diretamente às habilidades que podem já vir naturalmente com o profissional ou das formas como ele demonstra querer aprender e buscar sempre mais e melhor, além de ser peça fundamental para inovação e agilidade.

Como identificar esse profissional?

Para identificar um profissional com essas qualidades, você pode entender melhor a relação dele em oportunidades anteriores. Como ele se saiu frente aos projetos? Quais foram os resultados? Foi um trabalho feito em equipe ou sozinho? Esse profissional teve oportunidades de crescimento ou sempre manteve a posição?

Questionamentos como esses podem facilitar um entendimento de algumas características dessa pessoa. Além disso, é válido propor um projeto ou ação — fictícia ou não — para que ela demonstre como se sairia ou quais caminhos tomaria. Também é importante checar qual o grau de conhecimento sobre assuntos que envolvam o dia a dia do trabalho.

Quanto mais você poder reunir informações sobre esse talento, melhor será para ir a fundo e identificar como ele realmente pode se desenvolver na empresa. Agora, no ambiente cotidiano, é essencial fazer constantes feedbacks com a equipe, analisar performances e resultados individuais, além de habilidades e tomadas de decisões diferenciadas.

Também é importante promover programas de reconhecimento dentro da empresa, bem como desenvolver iniciativas estimulantes aos profissionais high potentials. Bonificações, melhores salários, revisão de cargos e responsabilidades, assim como treinamentos e capacitações são outras ações que incentivam os colaboradores a melhorarem bastante os seus potenciais.

Como desenvolver os high potentials de maneira estratégica?

Para desenvolver o colaborador high potential algumas iniciativas podem fazer toda a diferença. Uma delas é investir em programas de treinamento a cada três meses, sempre que um novo projeto for iniciar ou, no mínimo, duas vezes por ano. Assim, além de auxiliar os profissionais, você também pode chamar a atenção do restante da equipe, propondo novas oportunidades.

Outra forma interessante é fazer trocas de equipes. Por exemplo, o profissional que atua em marketing pode passar alguns dias da semana junto aos designers ou redatores de produção. Já em uma empresa de tecnologia, um desenvolvedor pode fazer dupla com quem vende diretamente as soluções.

Esse tipo de troca ajuda os profissionais a ampliarem sua visão de mercado, a ter mais empatia com outros colegas e entender como é que as relações acontecem em outros setores. Isso também é um polo importante de compartilhamento de ideias. Inclusive, envolver sempre gestores e líderes é indispensável para o objetivo.

Trabalhe a individualização do profissional

Quando detectar o perfil do high potential, faça uma análise do que ele tem feito dentro da equipe, quais foram os seus últimos resultados, como tem sido a sua performance na busca por inovação e projetos diferentes. Feito isso, foque no que ele pode fazer de melhor e como chegar lá.

Desenvolva um bom plano de carreira

Atrair e reter bons talentos é um desafio, e quando se encontra um high potential, o ideal é não o perder. Esses profissionais exigem melhores salários, boas condições de trabalho e, principalmente, um programa no qual saibam que podem crescer dia após dia na empresa. Por isso é importante ter uma gestão estratégica de pessoas no setor de Recursos Humanos.

Incentive a criação de novos projetos

Um profissional high potential pode naturalmente se interessar por iniciativas diferentes e que cheguem para somar em uma empresa. Isso quer dizer, por exemplo, prospectar clientes ou até trazer ideias e formatos novos à organização.

Ao incentivar esse tipo de atitude, você também pode ajudar no desenvolvimento de colaboradores com habilidades e capacidades demandadas pelo mercado de trabalho. Dessa forma, pode-se tornar referência em incubadora de talentos para os mais variados desafios e iniciativas.

Aposte na diversidade de equipes

Quando uma equipe conta com diferentes níveis de experiência, conhecimentos e vivências, as chances de desenvolver colaboradores high pontentials também aumenta. Um ambiente diversificado é um cenário de novos potenciais.

Como você viu, encontrar profissionais high potentials exige dedicação. Afinal, muitas vezes, há alguns colaboradores com esse perfil que não o demonstram. São casos como esses em que é preciso um bom conhecimento de toda a equipe, bem como o acompanhamento do desenvolvimento de cada funcionário.

Com um RH 4.0 e os investimentos certos, você pode fazer toda essa curadoria, sem deixar nenhum outro propósito da empresa de lado. Encontrar e desenvolver profissionais high potential também é uma forma de elevar os potenciais da empresa, buscar melhores resultados e crescimento, ao mesmo tempo que reforça o quanto ter bons profissionais é algo que pode levar a organização ao sucesso e à conquista de mercado.

Gostou do nosso material? Aproveite para continuar a sua leitura e veja como promover a inovação no RH de verdade!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos