Gestão transparente: saiba como implementá-la na sua empresa

original-d950516a0ccefbb708fbae95993fd7ea-780x450

De uns tempos para cá, a transparência vem sendo uma característica cada vez mais exigida das empresas, inclusive internamente. Manter uma gestão transparente é desafiador, mas tende a trazer inúmeros benefícios para a companhia, transformando o ambiente de trabalho em um local mais agradável e contribuindo para o aumento da produtividade.

Para saber mais sobre os benefícios de uma gestão transparente e de que maneira é possível implementá-la na sua empresa, prossiga com a leitura. O texto traz aspectos importantes a serem considerados pela sua equipe de RH.

Afinal, o que é uma gestão transparente?

Uma gestão transparente é aquela na qual todas as informações necessárias para a condução da empresa são divididas com todos os componentes da equipe, permitindo que eles compreendam e até mesmo participem da tomada de determinadas decisões.

Isso reflete uma mudança não apenas das empresas, mas da sociedade como um todo. Cada vez mais os modelos extremamente verticais, com hierarquias rígidas, perdem força. Empresas que permanecem com essas estruturas tendem a ser consideradas obsoletas e menos atrativas para novos colaboradores.

Nesse sentido, a transparência faz com que as informações pertinentes sobre o desenvolvimento das atividades na empresa não fiquem restritas a um pequeno grupo de privilegiados que possam existir numa escala hierárquica. Todos os dados são divulgados da forma mais ampla possível e a figura do gestor muda de posição, deixando de ser apenas a pessoa que centraliza decisões e distribui tarefas.

Por que ela é importante?

Além de tornar a hierarquia do ambiente de trabalho menos engessada ou mesmo acabar com essa pirâmide de cargos, a gestão transparente tem o potencial de aumentar a confiança dos colaboradores e ainda por cima promover um maior engajamento de todos. Por isso ela é tão importante, deixando a empresa alinhada com o que de mais moderno existe no mercado quando o assunto é gestão de pessoas.

Como mencionamos no tópico anterior, as mudanças da sociedade também se refletem no ambiente de trabalho, tornando obsoleta a ideia de que todos os colaboradores estão satisfeitos em trabalhar apenas em troca do salário no final do mês, sem se sentirem parte ou terem uma sensação de propósito diante das atividades da empresa.

Dessa forma, é preciso ter em mente que mais do que cargos, uma gestão transparente prioriza sempre as funções e privilegia a opinião de todos os colaboradores, sem distinções rígidas. Logo, com mais pessoas participando do processo de decisão, maiores são as chances de soluções criativas e inovadoras surgirem.

Outro ponto que reforça a importância da transparência de uma gestão é que ela tende a diminuir a competição e a aumentar a colaboração entre os colaboradores. Como todos terão acesso às mesmas informações, ficará mais fácil vislumbrar os objetivos a serem alcançados. A partir disso, a tendência é acontecer o fortalecimento nas relações humanas, o que torna a convivência e a harmonia no ambiente de trabalho muito maior.

Quais os benefícios de uma gestão transparente?

No tópico anterior, já indicamos alguns dos benefícios da implementação de uma gestão transparente na sua empresa. De toda forma, abaixo vamos listar alguns benefícios que podem ser aproveitados.

Reforço da confiança

Abrir os dados do funcionamento da empresa amplia a confiança entre todos os envolvidos, desde aqueles em posições de liderança até entre os que acabaram de chegar na empresa e estão se adaptando ao ambiente de trabalho.

Além desse reforço nos laços entre os colaboradores, a democratização no acesso à informação eleva o senso de responsabilidade entre os colaboradores, já que cada um deles terá noção maior do impacto de suas ações.

Atração de talentos

A gestão transparente também colabora na atração e retenção de talentos, sempre um desafio para as empresas. É bem claro que uma boa parcela dos profissionais procura empresas que sejam claras quanto as informações fornecidas desde os estágios iniciais de um processo seletivo.

Ou seja, não ser transparente já nesse primeiro contato pode dificultar que o candidato desperte interesse por sua empresa e acabe priorizando ofertas de companhias que deem maior importância a esse aspecto.

Melhoria no engajamento

Além de reforçar a importância do trabalho de cada um, a gestão transparente também faz com que os colaboradores se sintam mais engajados e motivados a entregarem melhores resultados.

Isso acontece, principalmente, pelo fato de que os colaboradores passam a ter uma melhor consciência da importância das suas funções dentro da empresa, por menor que elas sejam.

Ajuda no controle de gastos

Se sua transparência na gestão incluir dados sobre questões financeiras, tal atitude pode ajudar na redução de gastos, uma vez que incentiva funcionários a serem mais econômicos e utilizarem os recursos disponíveis de forma mais eficiente.

Incentivo à transparência entre todos

Em um ambiente no qual a transparência é regra, a tendência é que todos sigam esse padrão de comportamento. Isso tende a reduzir conflitos internos e a prevenir erros e condutas equivocadas.

Quais os passos para implementar uma gestão transparente?

Mas o que deve ser feito para que a transparência na gestão seja implementada de fato nas empresas? Confira os passos iniciais para ter sucesso nessa missão.

Melhore a comunicação

Aproveite da melhor forma possível os meios de comunicação internos já existentes (como newsletters, jornais e murais) e crie outros se for necessário ampliar a eficiência da troca de mensagens entre os colaboradores. Nesse sentido, também é importante pensar quais serão as informações prioritárias transmitidas por esses canais, para que eles não fiquem sobrecarregados.

Reduza a burocracia

Uma gestão transparente deve priorizar o menor nível possível de burocracia. Agendas de reuniões, espaços separados e barreiras na integração entre gestores e demais membros do time devem ser reduzidos em prol da transparência.

Insira a equipe nos processos de gestão

Toda decisão deve ser informada e aberta a sugestões de todos os membros da equipe e a participação precisar ser estimulada nesses processos sempre, independentemente da função que cada colaborador ocupa.

Priorize a contratação de pessoas preocupadas com a transparência

Na hora de montar as equipes, é essencial que elas sejam compostas por colaboradores que tenham a transparência como um princípio e também sejam confiáveis, diante do grau de sensibilidade das informações que serão compartilhadas com eles. Por isso, inclua essa característica entre as desejadas nos seus processos seletivos.

Como a transparência está entre os principais valores das empresas atualmente, investir na gestão transparente deve ser visto como algo essencial para quem quer continuar a se destacar no mercado e almeja atrair os melhores profissionais para suas equipes.

Gostou do texto? Então, que tal saber mais sobre o que é employer branding e entender como tornar sua empresa ainda mais atrativa para os profissionais? Basta ler o post!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos