Gestão de pessoas em PMEs: quais seus desafios e vantagens

Sem Parar Emppresas: Gestão de pessoas em PMEs: quais seus desafios e vantagens

Independentemente do setor de atuação, as pessoas costumam ser o ativo mais valioso de qualquer empresa, incluindo as pequenas e médias. Sem o talento dos profissionais da equipe, é difícil entregar bons resultados e alcançar o desenvolvimento esperado para o negócio.

No entanto, empresas de porte menor enfrentam uma série de desafios na hora de lidar com seus recursos humanos. Por isso, vamos abordar quais são essas dificuldades e como a gestão de pessoas em PMEs pode trazer resultados — se bem-desenvolvida. Interessado? Então, prossiga com a leitura.

Qual o objetivo da gestão de pessoas?

Como você já deve saber, a gestão de pessoas é, dentro de uma empresa, responsável pela administração adequada de todo o capital humano de um negócio — e capital humano aqui não tem nada a ver com dinheiro, que é a primeira palavra que vem à mente quando pensamos nesse termo.

Em outros termos, o capital humano se refere a todas as habilidades, conhecimentos, capacidades e experiências dos membros que compõem sua equipe de funcionários. Desde meados dos anos 70, vários economistas e especialistas na área passaram a defender que o desenvolvimento do capital humano traria ganhos tangíveis para um negócio agregando valor real a sua atividade do mesmo modo que um investimento financeiro, por exemplo.

Ao mesmo tempo, o capital humano não está concentrado apenas naquilo que funcionários capacitados podem oferecer para a empresa. Um empreendimento com perspectivas de crescimento deve fornecer as ferramentas e os meios necessários para que seus contratados se desenvolvam de forma constante. Em última instância, vale a máxima de que investir em pessoas é investir na empresa.

É nessa hora que a gestão de pessoas aparece. A partir dela, deverão ser desenvolvidas estratégias e ações alinhadas com as necessidades do negócio, permitindo que ele tenha capacidade de se desenvolver.

Para isso, a gestão de pessoas está baseada em alguns pilares. Entre os principais deles estão o reforço à motivação, o trabalho da liderança, o crescimento do engajamento e da colaboração, a possibilidade de capacitação contínua e o desenvolvimento de formas eficientes de comunicação entre todos os integrantes de uma equipe.

Quais os desafios nas PMEs?

A gestão de pessoas não é uma prática restrita às grandes corporações. Pelo contrário: pequenas e médias empresas têm muito a ganhar ao investir no seu capital humano. Isso se torna ainda mais evidente quando pensamos na importância dos profissionais para que as empresas de porte reduzido consigam bons resultados.

Porém, nesse momento, elas enfrentam alguns obstáculos que, embora não sejam intransponíveis, podem representar um desafio adicional. Além de tudo, é preciso considerar alguns entraves comuns, como equipes pequenas, recursos limitados e a concorrência de empresas maiores. Nos tópicos a seguir, detalhamos alguns dos principais desafios encarados pelas PMEs.

Contratação

Todo o processo de contratação para uma empresa de pequeno ou médio porte, seja pela burocracia das etapas em si, indo da seleção ao registro do novo colaborador, seja pela dificuldade em atrair talentos alinhados às suas necessidades. Além disso, tudo isso embute custos e demanda tempo, outro recurso escasso.

Outro ponto a ser levado em consideração no momento de uma contratação é que a adaptação de um novo colaborador nunca é imediata, por mais qualificado que ele seja. Serão necessárias algumas semanas para que a integração seja completa e todo o potencial do contratado seja aproveitado.

No sentido oposto, é preciso tomar os cuidados no momento de uma demissão, tanto do ponto de vista legal quanto no impacto e no engajamento e na motivação daqueles que ficam.

Treinamento

Todo novo funcionário deve passar pela capacitação e o treinamento necessário, principalmente se ele for exercer mais de uma atividade, o que é comum em empresas de menor porte.

Por isso, se esforce para que a sua gestão de pessoas não deixe o novato desamparado. Além de ser um desperdício de recursos, tal situação pode desmotivá-lo, uma vez que ele se sentirá desintegrado da equipe e verá que seus talentos e habilidades não estão sendo bem aproveitados ali dentro.

Por fim, dentro da possibilidade do negócio, forneça o acesso a cursos, oficinas e workshops que permitam um aprimoramento contínuo e a aquisição de novas habilidades.

Política de benefícios

Sem benefícios adequados, a empresa encontrará dificuldades para manter os funcionários engajados. Por isso, o ideal é que seu negócio vá além daquilo que é obrigatório pela lei, mesmo que isso exija um esforço maior para encontrar as soluções necessárias.

Uma boa alternativa nessa hora é contar com o suporte de uma empresa especializada na gestão de benefícios. Isso alivia o trabalho interno e garante que os colaboradores tenham o acesso adequado a uma série de diferenciais que certamente elevarão a motivação da equipe.

Imagem corporativa

Por último, as PMEs podem enfrentar dificuldades perante o mercado, principalmente por não conseguirem trabalhar de forma positiva sua imagem corporativa. Para contornar isso, mantenha um bom ambiente interno, se relacione de forma cordial com clientes e fornecedores, e mantenha diretrizes alinhadas para momentos que alguma crise atingir seu empreendimento.

Como deve ser uma boa gestão de pessoas em PMEs?

Agora que você conhece a importância da gestão de pessoas e quais os principais desafios para as PMEs, confira de forma breve o que pode ser feito para melhorar isso.

Forneça feedbacks

Sua empresa deve ser estruturada com base em uma cultura na qual dar e receber feedbacks deve ser uma constante. Tal prática promove a melhoria constante e evita mal-entendidos que atrasam o trabalho.

Fortaleça a comunicação

Outro ponto importante é estabelecer formas eficientes de se comunicar. Toda mensagem deve ser clara e direta. Além disso, devem ser mantidos canais de comunicação pelos quais todos podem se expressar quando necessário.

Integre a equipe

Garanta que os novos funcionários sejam acolhidos pela equipe. Uma boa forma de fazer isso é incluindo membros do time nos processos seletivos. Assim, serão maiores as chances de encontrar um candidato alinhado com o que a equipe precisa.

Mantenha capacitação constante

Quase sempre, capacitar quem já está dentro da empresa é a melhor saída para otimizar a utilização dos recursos disponíveis. Isso incentiva os colaboradores a adquirir novas habilidades e valoriza quem procura se desenvolver. Há também uma redução na necessidade constante de novas contratações.

Embora seja repleta de desafios, a gestão de pessoas em PME tem tudo para trazer excelentes resultados, principalmente se for feita com base em estratégias bem-desenvolvidas e um planejamento adequado. Por isso, não ignore a importância disso em nenhum momento.

Aproveite e confira agora um guia completo de como manter sua equipe focada e motivada.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos