Experiência do funcionário: qual sua importância e como aplica-la?

Sem Parar Empresas: Experiência do funcionário: qual sua importância e como aplica-la?

Recentemente, a experiência do funcionário se transformou em uma exigência estratégica para as empresas. Afinal, o correto gerenciamento dessa demanda gera bons resultados operacionais, uma vez que a jornada laboral fica mais agradável, levando ao bem-estar e à motivação da equipe, além de reduzir os índices de estresse no trabalho.

As companhias que se preocupam unicamente em bater metas correm o risco de perder talentos para a concorrência, especialmente os mais jovens. Por isso, é preciso criar esforços para oferecer condições adequadas de trabalho para que o colaborador se sinta engajado, envolvido e realizado.

Pensando nessa demanda, elaboramos este conteúdo com dicas e informações sobre a experiência do funcionário. Confira.

O que é experiência do funcionário?

Podemos definir esse tipo de experiência como uma série de aspectos que afetam o cotidiano laboral de forma direta e indireta. Em inglês, esse conceito é chamado de “employee experience”, e está sendo muito discutido no mercado trabalhista.

Quando é definido um plano para aprimorar a vivência da equipe na empresa, a probabilidade de garantir a retenção de pessoal é muito maior. Isso ocorre porque os profissionais se sentem parte da empresa, gerando uma motivação natural.

A atenção dada para essa metodologia está atrelada à busca do sucesso mercadológico das organizações. Hoje, empresários e gestores compreendem que quanto melhor os colaboradores se sentirem na sua jornada de trabalho diária, maior é a chance de as empresas alcançarem os seus objetivos.

Como a cultura organizacional influencia na experiência do funcionário?

A garantia de uma boa experiência do funcionário tem relação direta com a cultura organizacional do ambiente de trabalho. São muitas as vantagens para a sensação de bem-estar de todos os colaboradores quando eles se sentem alinhados ao propósito do negócio e não apenas mais uma peça na estrutura de trabalho.

A cultura organizacional prioriza os valores, missões, visões de mundo e hábitos que são caros para a empresa. Ao conhecer essas informações, os colaboradores se sentem mais aptos a “vestir a camisa”, criando valor para o negócio. Quando isso não acontece, ele se torna apenas não responsáveis em cumprir determinadas tarefas, o que é comum entre quem não está integrado ao ambiente de trabalho.

A promoção da cultura organizacional também faz uma importante transição do papel que os funcionários têm para a empresa. Nesse tipo de relação, ambas as partes saem ganhando.

Se antes eles eram vistos apenas como um meio para que o negócio atingisse determinado fim, agora a tendência é de que eles sejam colocados em um posto central, sempre com o objetivo de alinhar as metas das empresas com as necessidades dos colaboradores.

Para implementar e fortalecer de forma eficiente a cultura organizacional de uma empresa, é preciso seguir um passo a passo que considere o estabelecimento dos valores essenciais para o empreendimento.

Em seguida, compartilha tal mensagem e considere o fit cultural no processo seletivo de novos colaboradores. Assim, são maiores as chances de eles terem aderência às características desejadas, o que melhor a experiência da jornada desde o primeiro dia de trabalho.

Por fim, determine formas de conservar e aprimorar essa cultura. Para isso, adote atividades e dinâmicas que reforcem os valores propostos e implemente uma cultura de feedbacks constantes.

Quais são as vantagens?

O employee experience é uma técnica estratégica para gerenciar pessoas dentro do negócio. Com ela, é possível melhorar a performance dos processos, reduzir custos operacionais e potencializar o employer branding (marca empregadora) na sociedade e no mercado. A seguir, veja os maiores ganhos dessa prática para o seu empreendimento ou setor.

Redução do absenteísmo

Os atrasos e faltas injustificadas, ou simplesmente absenteísmo, é um dos inconvenientes que mais prejudicam o rendimento das equipes. Isso ocorre por diversos motivos, como ambiente de trabalho difícil de lidar, carga horária excessiva e sobrecarga de funções e responsabilidades — e todos eles estão relacionados à experiência do funcionário.

Logo, se não há uma razão externa para a ausência dos colaboradores, só existe um motivo para que eles não estejam presentes na empresa: a falta de interesse de estar nela. Para reverter esse quadro, basta investir pesado no employee experience, colocando os profissionais no centro da estratégia para que sintam vontade de marcar presença e seguir carreira na instituição.

Aumento da retenção de talentos

Essa vantagem é muito evidente. É óbvio que se o time tiver uma jornada laboral agradável na companhia, estará mais propenso a permanecer nela. Dessa forma, o ideal é que todos se sintam motivados, percebendo que existe espaço para reconhecimento e desenvolvimento.

A retenção de pessoal é um índice de grande importância para o sucesso do RH, visto que os custos para admissão, desligamento e treinamento são elevados. Sem falar que os melhores talentos trazem resultados competitivos para o negócio, levando embora boa parte da aprendizagem e do conhecimento quando deixam a organização.

Melhora o clima organizacional

O clima organizacional tem influencia direta na experiência do colaborador pode ser tanto individual quanto coletiva. Por isso, ele é um indicador importante para compreender o nível de satisfação dos funcionários, uma vez que a desmotivação e o desânimo indicam a soma de experiências ruins.

Em contrapartida, quando o clima é agradável, esse é um forte indicativo de que os profissionais estão satisfeitos com a atuação da empresa. Ou seja, ao investir na experiência dos funcionários, certamente será possível obter ganhos nesse aspecto, o que é positivo para todos.

Aumento da produtividade geral

Quando a organização cuida de seus funcionários, eles tendem a devolver essa atenção e produzem mais. O segredo está em investir na vivência laboral do time. Quando demandas relevantes como plano de carreira, capacitações periódicas e cordialidade profissional passam a ser prioridade, a performance da equipe corresponde à altura.

Como aplicar a experiência do funcionário na empresa?

Agora que você conheceu as vantagens que o employee experience traz para o seu negócio, certamente está a fim de colocá-lo em prática. Para isso, selecionamos algumas recomendações importantes. Veja só!

Escute os funcionários

Como os funcionários são o foco da experiência, é preciso ouvi-los antes de fazer qualquer mudança. Afinal, eles desejam ter uma vivência agradável e motivadora na empresa. Deixe-os à vontade para dar opiniões e sugestões, incentivando a participação de cada membro do time no processo de mudança interna. Para isso, quebre a barreira hierárquica para favorecer a proximidade entre colaboradores e gestores.

Invista na comunicação interna

A comunicação interna precisa ser eficiente para evitar ruídos, desentendimentos e erros durante a execução de tarefas, e a tomada de decisões. Nesse sentido, a companhia deve compartilhar informações completas e transparentes com a equipe para gerar confiança e engajamento. As ferramentas mais eficientes para isso são: murais, e-mails matinais e intranet.

Cuide da infraestrutura e dos processos

Um fator que prejudica a experiência do time é a desorganização dos processos. Isso porque os profissionais não conseguem executar suas tarefas de forma plena e nem entregar os resultados esperados.

Logo, é importante que a companhia ofereça uma infraestrutura apropriada e elabore processos que melhorem a rotina dos colaboradores. O ideal é que eles se sintam à vontade na empresa e na realização das suas atividades laborais.

Promova um bom ambiente de trabalho

Um local de trabalho próspero e saudável depende do esforço de torná-lo mais acolhedor. Para tanto, deixe o ambiente mais coletivo, remova paredes de repartições, disponibilize mesas de coworking, ofereça espaços de lazer, cuide da ergonomia e da segurança do seu capital humano. Assim, você gera uma sensação de paz e bem-estar.

Além disso, otimize a qualidade das interações entre os talentos, investindo em práticas que estimulem a colaboração e a boa convivência. É o caso de aniversários coletivos, confraternizações, dinâmicas de grupo, happy hours, entre outros eventos.

Conte com o auxílio da tecnologia

A tecnologia desempenha papel central na melhoria da experiência dos colaboradores. Nesse sentido, todas as soluções tecnológicas adotadas pela empresa devem ter como objetivo principal facilitar a vida dos funcionários, para que eles consigam desempenhar suas tarefas com menos esforço e maior produtividade.

Ao mesmo tempo em que é importante introduzir essas novas ferramentas, isso nunca deve ser feito de qualquer maneira. Treinamentos e tempo de adaptação são fundamentais para que todos consigam tirar proveito das novidades.

Além disso, estabeleça políticas de gestão do tempo e controle de notificações de aplicações digitais (como serviços de e-mail e de gerenciamento de tarefas). Assim, cada funcionário consegue gerenciar suas preferências, o que reduz as chances de que eles se sintam atolados pelo volume de demandas.

Ofereça benefícios corporativos

Uma boa experiência do funcionário também depende dos benefícios corporativos, que costumam ser um dos pilares para alcançar bons resultados nesse aspecto. O objetivo é evidenciar um reconhecimento que vai além das expectativas da equipe, uma vez que a remuneração mensal já é mais que suficiente para gerar motivação.

Nesse sentido, a melhor estratégia é montar um plano de bonificações flexível de acordo com as demandas e necessidades de cada colaborador. Disponibilize uma lista variada de benefícios para que cada um monte o seu pacote. Veja algumas opções:

  • vale-alimentação;
  • vale-refeição;
  • vale-combustível;
  • vale-transporte;
  • vale-presente;
  • auxílio-creche;
  • assistência médica;
  • cesta básica;
  • plano dental;
  • participação nos lucros.

Essas bonificações são um diferencial importante para garantir e conservar a satisfação interna. Isso porque elas são encaradas como uma gratificação extra, pois demonstram o quanto a companhia se importa com a qualidade de vida do capital humano que faz parte dela.

Para não ter problemas e contar com a flexibilidade e agilidade necessária para a manutenção da sua política de benefícios, o ideal é contar com uma prestadora de serviços capacitada nesse ramo. Desse modo, é possível ter à disposição os melhores benefícios, sempre aliados a facilidade de gestão, o que otimiza o trabalho do RH.

Como visto, a experiência do funcionário gera muitas vantagens para a empresa, como produtividade, engajamento, resultados competitivos, redução no estresse no trabalho e retenção de talentos. Mas ao mesmo tempo, ela depende de uma combinação de fatores que deve ser muito bem planejada para trazer o retorno esperado. De qualquer forma, ao aprimorá-la, você terá uma instituição mais eficiente, tanto dentro quanto fora.

O que sua empresa faz para promover melhorias na experiência dos funcionários? Deixe seu comentário logo abaixo contando sua sugestão.

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