Estresse no trabalho: como criar um ambiente saudável na sua empresa

Sem Parar Empresas: Estresse no trabalho: como criar um ambiente saudável na sua empresa

O estresse no trabalho é um problema que caracteriza uma rotina corrida, atarefada e exaustiva. Porém, no dicionário, o termo estresse representa uma reação do corpo a circunstâncias diversas, inesperadas ou que trazem perigo iminente.

Encarar um ambiente estressante é prejudicial tanto para a saúde dos funcionários quanto para a performance operacional da empresa. Se não for diagnosticado e tratado logo no início, essa condição compromete o desempenho do colaborador, assim como o relacionamento profissional dentro da instituição, exigindo cuidados extras com a saúde. Sem falar nos casos mais crônicos, que necessitam de afastamento ou impedimento de cargos e funções.

As condições que geram estresse no trabalho estão sob controle na sua empresa? Você conhece os fatores de risco para a sua equipe? Existem programas para combate e prevenção? Abordaremos esses questionamentos aqui. Conheça as causas, os sintomas e as principais medidas para superar esse problema.

 Quais são os diferentes tipos de estresse e suas causas?

O estresse no trabalho pode surgir por meio de situações corriqueiras a problemas mais graves. Para você compreender melhor sobre isso, é preciso conhecer três classificações importantes.

Estresse agudo

É o tipo mais comum. Algo ocorre e imediatamente a tensão surge, alterando a frequência cardíaca, a respiração e o humor da pessoa. Pode ser, por exemplo, o resultado de uma mensagem interna comunicando que o gestor deseja conversar. O estresse agudo é momentâneo e não costuma deixar sequelas no organismo. Dores tensionais podem surgir, mas costumam ser mais brandas e passam em poucos dias.

Outros pontos também causam estresse, como remuneração incompatível com funções específicas, delegação de tarefas e responsabilidades que são contraditórias com o cargo.

Estresse episódico

Surge quando uma situação no trabalho se torna gatilho para episódios frequentes de estresse agudo. Quer um exemplo? Uma falha constante no fluxo operacional pode levar à queda de desempenho de processos e atrasar a conclusão do trabalho da equipe, estressando todos os profissionais que fazem parte do setor.

Embora os sintomas sejam momentâneos, sua intensidade e recorrência podem manifestar efeitos graves e prolongados, como fadiga mental, indisposição e dores localizadas. De forma gradual, prejuízos emocionais e físicos se acumulam, tornando os dias posteriores mais limitantes.

Estresse crônico

Por fim, temos o estresse crônico que configura uma situação de estresse que impede o colaborador de relaxar mesmo em momentos de descanso e lazer. Esse é o estágio mais preocupante de todos, pois desencadeia desequilíbrios mentais que impactam a saúde e o bem-estar do profissional. Da exaustão incessante à depressão, diversos problemas podem surgir por conta do estresse crônico.

 Quais são os impactos do estresse no rendimento pessoal e profissional?

O estresse pode comprometer muito o rendimento pessoal e profissional dos colaboradores. A desmotivação e picos de humor criam preocupações por coisas que ainda nem ocorreram. Ele também pode causar pânico pelo simples fato de saber que precisa frequentar a empresa para trabalhar.

Quadros estressantes causam agitação, fadiga, irritabilidade e falta de estímulo, e isso compromete a criatividade e a produtividade do funcionário. O resultado é uma qualidade de vida precária que necessita de ajuda médica e psicológica para ser superada.

Sintomas do estresse ocupacional

Um funcionário estressado apresenta vários sintomas psicológicos, como:

  • agitação ou letargia;
  • alterações de humor não habituais;
  • ausência de concentração;
  • falha de memória;
  • irritabilidade elevada;
  • isolamento social.

Contudo, alguns sinais físicos podem surgir e ocasionar a manifestação de doenças. Alguns desses problemas são:

  • cansaço excessivo;
  • dores musculares;
  • enxaqueca;
  • ganho ou perda de peso;
  • hipertensão;
  • problemas gastrointestinais;
  • queda de cabelo.

Todos os sintomas mencionados impactam a performance da empresa de diversas formas, como a baixa participação nas atividades laborais, vencimento de prazos, convivência agressiva e problemas disciplinares. Além disso, há o aumento de erros operacionais, afastamentos, acidentes de trabalho e turnover voluntário. Por isso, é importante cuidar dessa demanda com atenção.

Dicas para prevenir o estresse no trabalho

Confira as melhores recomendações para prevenir o estresse da sua equipe.

Incentive a atividade física

Os exercícios físicos têm o poder de diminuir a carga de estresse. Eles ajudam as pessoas a manterem capacidade física e mental, graças ao aumento da serotonina no organismo, que é um neurotransmissor responsável por regular os níveis de humor.

Dessa forma, a prática melhora consideravelmente a condição mental do indivíduo, diminuindo a fadiga, elevando a concentração e melhorando o estado de alerta (ação e reação).

Para incentivar a atividade física, promova a ginástica laboral durante a jornada de trabalho e, se houver alguma academia por perto da empresa, faça uma parceria, oferecendo pacotes mais acessíveis para os funcionários.

Estimule os horários de intervalo

Nenhum funcionário deveria passar o intervalo ou horário do almoço sentado em sua mesa de trabalho. O impulso de continuar o trabalho é alto, por isso, deve ser evitado. Para evitar esse problema, separe áreas dentro da empresa para descanso e socialização, e incentive a todos que frequentem esses lugares.

Valorize seus colaboradores

Todo trabalho entregue com sucesso não deve passar despercebido pela liderança. Se um funcionário se destacar, não hesite em dizer quanto a empresa está contente com seu desempenho, seja por mensagem, seja pessoalmente.

Quando um colaborador se sente valorizado, percebe que a dedicação prestada à organização valeu a pena no final, revitalizando e conservando a saúde mental. Se ele concluir um projeto de grande importância e não for devidamente reconhecido, certamente se sentirá frustrado. Oferecer um pacote de bonificações para a equipe também ajuda na valorização do capital humano.

Oriente a liderança

A liderança é responsável por colocar a cultura organizacional em prática por meio da orientação dos colaboradores em relação às atividades e processos. Por isso, é necessário treinar os líderes para que não sejam um gatilho de estresse ocupacional para os funcionários. Para construir um ambiente laboral saudável, é preciso eliminar o autoritarismo e a postura tóxica.

Ofereça um ambiente de trabalho flexível

Se possível, permita que a equipe tenha uma jornada laboral flexível, podendo definir o horário que achar mais conveniente. Os colaboradores que têm filhos pequenos, por exemplo, podem se sentir exaustos já às 7h30min se tiverem que deixar suas crianças na escola ou na creche, por exemplo.

Se a empresa deixar que eles iniciem o trabalho às 8h30min, o nível de estresse diminui drasticamente. Contribua com a adequação das responsabilidades pessoais e profissionais dos funcionários.

 Realize pesquisas de clima organizacional

As pesquisas de clima investigam a qualidade do ambiente laboral e das relações interpessoais da companhia. O gestor de RH e a liderança precisa fazer essa análise periodicamente e reagir diante das situações desagradáveis identificadas.

A propósito, é preciso que os colaboradores sejam francos e respondam o questionário com seriedade, pois essa é a oportunidade que eles têm para expor suas insatisfações em relação ao convívio no trabalho, à gestão de pessoas, bem como elogiar o que está funcionando.

Forneça treinamento adequado

O motivo do estresse diário pode estar vinculado à ausência de treinamentos adequados. Por isso, procure treinar os profissionais desde a integração para compreender como controlar certas ferramentas e sistemas.

Esse tipo de capacitação evita que alguns quadros de estresse e ansiedade surjam, já que os funcionários cometem menos erros operacionais e concluem projetos dentro do prazo estipulado.

O RG e a liderança precisam cuidar e acompanhar o desenvolvimento das equipes para que todos executem suas funções com eficiência dentro da empresa, sem gargalos operacionais e cobranças incabíveis.

Seja ágil nas contratações

A sobrecarga de trabalho causa esgotamento e frustração, e isso pode ocorrer por consequência do desfalque de pessoal causado pela lentidão no processo de recrutamento e seleção. Nesse sentido, o RH deve ter um fluxo de contratação ágil e eficiente, capaz de atrair candidatos talentosos para a organização.

Toda vez que acontece um desligamento, fica um vazio dentro da equipe e isso pode gerar insatisfação e excesso de trabalho para os que continuam na empresa. Por isso, é importante agir com rapidez para preencher as vagas e evitar a sobrecarga laboral.

 Diminua os conflitos internos

É importante saber que o estresse ocupacional pode ser manifestado por conflitos internos entre os colaboradores e que eles podem ser evitados. A solução para a redução desse problema é a construção de um clima colaborativo e acolhedor, onde existe celebração de conquistas e entrega mútua de feedbacks.

Outra sugestão é instalar uma ouvidoria para denúncias de modo a remediar atitudes desrespeitosas e preconceituosas entre colegas a fim de cortar essa deficiência social pela raiz e estabelecer uma gestão de pessoas mais humanizada.

Dessa forma, é possível tornar a jornada de trabalho diária mais agradável para todas as equipes e setores, garantindo que os profissionais convivam entre si de maneira harmoniosa.

Cuide da ergonomia

Além da questão biológica, a postura no ambiente de trabalho também causa estresse e lesões por esforço repetitivo. Para quem passa muito tempo sentado em frente ao computador, é recomendado que os pés fiquem apoiados no piso e que os joelhos fiquem flexionados. O monitor deve ficar na altura dos olhos e os cotovelos apoiados nos braços da cadeira para facilitar o uso do mouse e do teclado.

Já para as funções que exigem que o profissional passe a maior parte da jornada em pé, o esforço deve ser recompensado com um banco semissentado no próprio posto de trabalho ou em áreas de descanso.

Neste conteúdo, você viu que é perfeitamente possível evitar estresse no trabalho por meio da criação de um ambiente laboral saudável na empresa. Para isso, basta aplicar as dicas e recomendações mencionadas em prática. Assim, o seu time ficará mais sadio, produtivo e satisfeito com o apoio dado.

O que achou do artigo? Esquecemos de mencionar algum assunto importante ou ficou com dúvidas a respeito do tema? Utilize o campo de comentários para apresentar o que você pensa sobre estresse no trabalho ou fazer perguntas.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos