espaço físico de uma empresa: equipe de escritório trabalhando em office iluminado espaço físico de uma empresa: equipe de escritório trabalhando em office iluminado

7 pontos para ficar atento no espaço físico de uma empresa

6 minutos para ler

O espaço físico de uma empresa é um ponto fundamental no desenvolvimento dos profissionais que atuam nela. Dessa forma, um ambiente adequado para realizar as atividades do dia a dia ajuda a manter um bom clima organizacional e impulsiona o crescimento do negócio.

Então, é preciso que toda a estrutura seja planejada de acordo com as necessidades dos funcionários. Afinal, um local aconchegante e eficiente faz toda a diferença na performance da equipe e nos resultados alcançados, colaborando de forma expressiva no crescimento do negócio.

Elaboramos uma lista com 7 aspectos para você ficar atento no espaço físico de sua empresa. Continue acompanhando o post!

Você sabe tudo sobre a lei do vale-transporte? Faça o teste e descubra!

1. Tamanho

O tamanho de sua empresa é um dos principais fatores a serem considerados. Entender qual é a metragem ideal contribui para planejar um ambiente que não seja apertado e desconfortável para os colaboradores. Além disso, é importante verificar se o tamanho não é além do que você precisa, tornando-se uma área muito grande e com espaços vazios.

Por isso, antes de decidir, analise todos os objetos que serão inseridos no local, a quantidade de funcionários que pretende acomodar em cada setor e a organização de cada ambiente. É importante pensar em áreas compartilhadas, como sala de reuniões, banheiros, cozinha e assim por diante.

Priorize o conforto e a segurança do time para que todas as pessoas envolvidas consigam trabalhar de maneira aconchegante e sem estar expostas a riscos.

2. Infraestrutura do prédio

Faça uma análise de toda a infraestrutura do prédio antes de iniciar as instalações. Nessa etapa, é essencial verificar a hidráulica e elétrica do local para evitar qualquer tipo de problema que coloque a saúde dos funcionários em risco ou, ainda, cause prejuízos à empresa.

É comum que o espaço precise de reformas e reparos para garantir que a equipe tenha um local adequado e que cumpra os padrões de segurança. Também avalie o sinal de internet ofertado nas regiões e demais pontos que podem prejudicar a produtividade do negócio na rotina de trabalho.

3. Organização

A maneira como você organizará o espaço disponível tem grande importância no andamento das atividades e dos processos da empresa. Isso é necessário em vários detalhes, desde a disposição dos móveis até a divisão de departamentos e salas, porque, com uma área funcional e prática, é mais fácil para a adaptação dos colaboradores na rotina.

Além disso, dê atenção ao design dos ambientes, pensando em otimizar o tempo daqueles que estarão diariamente trabalhando no local e, ao mesmo tempo, invista no aspecto visual para que o time usufrua de um espaço moderno e aconchegante. Um detalhe importante é não exagerar na quantidade de móveis e objetos, priorizando aqueles que ajudam o funcionário a desempenhar sua função com mais eficiência.

4. Tecnologia

A infraestrutura de tecnologia é indispensável para que as empresas executem suas atividades. Sem isso, fica difícil manter contato com clientes, arquivar documentos de forma eficiente e até mesmo organizar a situação financeira.

Logo, o espaço físico do negócio precisa contar com uma estrutura que ofereça condições para recursos, como acesso à internet, linha telefônica e por aí vai. Verifique a voltagem das tomadas disponíveis no local, os pontos de ligação que podem ser utilizados para conexão do Wi-Fi e a usabilidade da rede elétrica de acordo com os equipamentos e ferramentas implementadas na empresa.

Utilizar a tecnologia para aumentar a produtividade da equipe colabora para o crescimento do negócio. Por isso, é fundamental conferir se o prédio atinge suas expectativas nesse sentido.

5. Ergonomia

A ergonomia visa oferecer as melhores condições possíveis para que o colaborador desempenhe sua função na empresa. Isso envolve fornecer equipamentos e móveis que sejam compatíveis com os padrões exigidos pela legislação, sendo que fazer isso evita danos à saúde do funcionário decorrentes do local de trabalho.

Então, dê preferência por móveis ergonômicos, isto é, que são funcionais e confortáveis para a equipe. Eles são produzidos com foco no ambiente corporativo e ajudam a otimizar espaço, aproveitando todas as áreas da empresa de forma inteligente. Também oferecem conforto para aqueles que utilizam e promovem mais qualidade de vida e satisfação na rotina de trabalho.

Outro aspecto é a iluminação, pois ela precisa ser adequada ao ambiente para não prejudicar a saúde dos olhos dos funcionários.

6. Limpeza

Manter a empresa limpa é necessário para que o ambiente seja agradável aos funcionários. Logo, a limpeza é um requisito importante na estrutura do prédio. Por isso, a contratação desses serviços se torna útil e aumenta a produtividade do time.

Nesse sentido, incentive que a equipe de RH busque prestadores de serviço que cuidam da limpeza do espaço físico. Móveis, equipamentos e áreas compartilhadas precisam ser limpos levando em conta as necessidades do seu negócio e com o objetivo de fornecer um local que garanta a satisfação dos colaboradores.

7. Ruídos

Trabalhar com barulho pode prejudicar a produtividade dos funcionários e criar um ambiente de estresse e ansiedade. Se você deseja motivar a equipe e transformar a empresa em um local que ofereça as condições necessárias para executar as atividades, é importante escolher um espaço que não tenha ruídos.

Logo, verificar se a localização tem muitos ruídos ou barulhos que sejam incomodativos é uma forma de aumentar a eficiência dos processos, pois investir em uma área que seja tranquila e calma faz toda a diferença na performance dos colaboradores e aumenta a satisfação deles em relação à empresa.

Afinal, é difícil exigir que os funcionários tenham bons resultados se o ambiente não é apropriado para o trabalho.

Como visto, o espaço físico de uma empresa precisa ser cuidado, além de ter uma infraestrutura que atinja as expectativas dos funcionários. Um ambiente apropriado para as atividades de seu negócio colabora para o crescimento de resultados e aumenta a satisfação do time em relação ao que é ofertado. Portanto, busque considerar os pontos citados ao longo do post e otimizá-los para melhorar a produtividade e o clima organizacional da empresa.

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis para você ter um espaço físico que garanta o bem-estar dos funcionários.

Já que você tem interesse em potencializar os resultados em seu negócio, confira também sobre a importância da gestão de benefícios!

Posts relacionados