Para que uma empresa tenha cada vez mais sucesso em seus negócios, é fundamental que ela conte com uma equipe preparada e disposta a entregar os melhores resultados. Porém, para que isso aconteça, ela precisa ser constantemente estimulada. Além de uma boa gestão de benefícios, uma das formas de fazer isso pode ser por meio da meritocracia empresarial.

Se as organizações souberem como aplicar a meritocracia de forma justa e adequada, certamente terão melhorias em seus resultados e funcionários mais motivados.

A seguir, você entenderá mais sobre este conceito, seus principais benefícios e como pode aplicá-lo em sua empresa. Confira!

O conceito e funcionamento no ambiente organizacional

A meritocracia é um modelo adotado pelas organizações em que o mérito é considerado a principal forma de crescimento profissional. Este mérito varia em cada empresa, pois cada uma possui cultura organizacional, visão e valores diferentes.

Portanto, devem ser definidos os pontos que precisam ser avaliados para averiguar se o empregado deve, ou não, receber algum tipo de promoção.

Além disso, nem sempre o crescimento profissional do trabalhador acontecerá com a mudança de sua posição hierárquica por uma mais elevada. Isso também pode ocorrer por meio de aumentos salariais e premiações, que podem variar entre viagens, bolsas de estudos, brindes ou bônus financeiros.

Ainda, é valido lembrar que para a meritocracia acontecer é inadmissível que haja qualquer forma de distinção de gênero, classe social ou etnia dentro da corporação.

As vantagens da meritocracia

Grande parte das corporações já utilizam a meritocracia em sua forma de gestão. Possivelmente, pelo fato de terem percebido como ela contribui positivamente para os resultados da empresa.

Uma de suas principais vantagens é o estímulo do empregado. Quando ele enxerga a possibilidade de crescer profissionalmente, executa seu trabalho com mais empenho e dedicação. Afinal, ele entende que é o responsável por suas conquistas e se torna mais produtivo e motivado.

Outra vantagem é possibilitar ao líder direcionar melhor seus colaboradores. Quando a empresa possui critérios para conceder as bonificações e promoções a seus trabalhadores, fica mais claro os comportamentos e habilidades que ele precisa observar nos membros da sua equipe para promovê-los.

Neste ponto, o feedback é uma importante ferramenta de apoio, pois ajudará o empregado a identificar o que precisa melhorar para alcançar seus objetivos profissionais.

A meritocracia também contribui para melhorar a reputação da organização. Afinal, os funcionários que são contemplados com as promoções percebem isso como um benefício e compartilham seu mérito em seus ciclos sociais, o que ajuda a fortalecer a marca da empresa e a torna mais desejada por outros profissionais.

O modo de implementar em uma empresa

Como já dissemos, para que uma cultura de meritocracia seja implantada na empresa é preciso que os critérios para promoções e premiações estejam claros e bem definidos. Você pode criar um plano de cargos e de salários para ajudar a deixar tudo padronizado.

O apoio da área de comunicação é fundamental para divulgar as regras. Você precisa informar a todos sobre as exigências da organização para promoções e como o desempenho do empregado terá impacto neste processo.

No caso de premiações, o regulamento também deve ser de conhecimento de todos. Utilize os canais de comunicação da companhia para realizar esta divulgação e conte com o apoio da liderança para reforçar a cultura para os empregados.

Os gestores devem estar atentos aos resultados de sua equipe, mas é importante que haja métodos que avaliem os resultados de cada um individualmente, seja por suas entregas, pela avaliação dos colegas e gestores ou pela autoavaliação do profissional.

Além de tudo, é importante estar atento ao clima interno. Mesmo que haja uma pequena competição, ela precisa ser branda para não comprometer os resultados da equipe.

Ainda, é fundamental que o colaborador perceba que existem colegas que estão se beneficiando com a cultura da meritocracia e que, em breve, ele pode ser o próximo, basta ter dedicação e comprometimento com os objetivos empresariais.

Agora que você já entende o papel da meritocracia nas empresas, aproveite para ler nosso artigo sobre metas empresariais: aprenda a definir e monitorar para gerar resultados e aumentar seu conhecimento e sua atuação como gestor!