Gestão de RH

Entenda o impacto da cultura empresarial nos resultados obtidos

10/03/2017

As tendências de mercado e a tecnologia apresentam uma grande influência no desempenho de todas as empresas. Porém, eles não são o único fator a ser levado em consideração. Certos aspectos um pouco mais subjetivos exercem poder sobre os resultados das companhias, e o conjunto dessas influências pode ser chamado de cultura empresarial.

Em termos simples, a cultura corporativa é a união de todos valores, identidades e objetivos que acompanham a organização em todos os seus níveis. São os princípios norteadores para a atuação prática de cada funcionário.

E apesar de serem ideias abstratas, eles podem melhorar consideravelmente o desempenho da companhia no mercado. Por isso, os profissionais de RH passam tanto tempo estudando essa influência e avaliando a melhor forma de utilizá-la a seu favor.

No post de hoje, vamos entender como os resultados de uma cultura sólida pode ser um grande aliado para o sucesso empresarial. Acompanhe!

As expectativas criam mudanças no comportamento

A principal função da cultura empresarial é determinar quais atitudes são buscadas nos funcionários. Mais disciplina e perseverança ou maior criatividade e adaptabilidade? Quando um novo colaborador se depara com tais políticas de atuação, ele compreende os tipos de ações ele deve ou não priorizar em sua própria função.

Além disso, mesmo que o tipo de comportamento não seja imediatamente captado, os feedbacks oferecidos no dia a dia e o reforço de determinadas atitudes ajuda a moldar o processo. Com o tempo, os membros do time ficarão cada vez mais alinhados com a empresa.

A cultura empresarial afeta a visibilidade da empresa

Sua cultura não é vista apenas pelas suas equipes. Ela também é um ponto de avaliação para os clientes externos e possíveis parceiros. Possuir certos elementos em sua cultura, como “qualidade antes da quantidade” ou “prioridade para o cliente” pode influenciar a opinião pública a respeito da companhia, o que afeta as vendas e a facilidade com a qual são feitas parcerias.

Por outro lado, certas atitudes negativas, como excesso de trabalho para os funcionários, uso de materiais de baixa qualidade e ações ilegais podem afetar negativamente a reputação e a renda da empresa.

A cultura empresarial também influencia na motivação dos funcionários

Existe um bom motivo para alinhar os funcionários à cultura empresarial. Quando uma equipe está em sintonia com os objetivos e o estilo de ação da companhia, eles tendem a se mover em conjunto com maior eficiência, seguindo mais de perto as metas do grupo e trabalhando bem mais satisfeitos. Afinal, essas também são, de alguma forma, suas próprias metas.

Por outro lado, um funcionário que tenha objetivos diferentes da corporação dificilmente será tão produtivo quanto poderia. Ele não caminhará para suas próprias metas nem terá a mesma disposição para ajudar os demais colegas.

Um clima acolhedor contribui positivamente para o desempenho

Um elemento-chave da cultura empresarial é a determinação do clima corporativo. Ele diz respeito à forma como os funcionários percebem o ambiente de trabalho e à convivência com seus colegas.

Quanto mais positiva essa relação for, mais os membros tendem a trabalhar bem em equipe. E quanto maior for a sinergia entre os colaboradores, maior será a qualidade do serviço para o cliente final.

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