Atualmente, são poucas as empresas de pequeno porte que possuem um departamento de Recursos Humanos ou profissionais focados na gestão de pessoas. No entanto, trabalhar com planejamento ao gerir pessoas pode garantir resultados inovadores para uma organização, independente do seu tamanho.

A importância do profissional de RH vai além de realizar entrevistas, selecionar pessoas e realizar contratações e demissões.

Com nosso artigo, você poderá entender mais como essa profissão passou a englobar o desenvolvimento pessoal e profissional das equipes, bem como o atendimento de suas necessidades. Confira:

O profissional de RH

É essencial que o gestor de RH conheça bem o negócio que a empresa atua, buscando garantir o máximo de eficácia, otimização e constante sucesso dos projetos e da companhia. Este profissional deve focar na melhoria da produtividade dos colaboradores, auxiliando os líderes para que atuem de maneira estratégica.

Além disso, entre suas preocupações, devemos citar a promoção de estratégias para efetivar a redução de turnover, retendo os talentos da empresa, motivando as equipes e garantindo um clima organizacional positivo na organização que atua.

As funções do profissional

Entre as principais funções do profissional de RH, podemos citar as seguintes:

É essencial que o papel do RH dentro das empresas seja extremamente estratégico. Ele deve atuar oferecendo suporte para as ações da companhia, gerindo seu recurso principal: as pessoas.

A importância do profissional de RH dentro das organizações

Com a competição no mercado de trabalho se tornando cada vez mais acirrada, as empresas passam a buscar profissionais preparados para encarar os desafios do universo corporativo. Assim, é preciso reconhecer candidatos aptos para alcançar metas, transmitindo valores, treinando e mantendo os colaboradores motivados passa a ser um trabalho ainda mais valorizado.

Por isso, é importante que o setor de Recursos Humanos de uma empresa esteja preparado para se abrir para as necessidades dos colaboradores, acolhendo suas diferentes ideias. O profissional de RH esteja próximo dos outros departamentos da companhia, já que isso facilita na construção do relacionamento com os membros de cada equipe.

Além disso, é papel do departamento de RH transmitir os valores da empresa, bem como sua cultura, missão e visão, alinhando suas políticas junto das estratégias organizacionais. Assim, é importante que o feedback esteja incluso dentro das ações que compõem o cronograma do profissional de Recursos Humanos.

Além disso, todos os questionamentos, sugestões e opiniões coletadas dos membros da empresa devem receber algum tipo de retorno.

Por que as responsabilidades deste profissional devem ser valorizadas para o crescimento da empresa?

As empresas devem tomar muito cuidado: confundir o RH com o Departamento Pessoal é um erro que deve ser evitado. Os Recursos Humanos das empresas devem ter um papel estratégico, garantindo a eficácia e melhoria dos processos, o que resultará em sucesso para os resultados das organizações.

Dentro desse escopo, é ideal que sejam englobadas a retenção de talentos, a otimização de benefícios, oportunidades de capacitação e construção de um clima organizacional positivo e construtivo. Por isso, as responsabilidades deste profissional se tornam cada vez mais valiosas.

Entendeu a importância do profissional de RH para o crescimento da sua organização? Quer saber mais como otimizar tais estratégias para o seu negócio? Então, não deixe de ler nosso artigo “Atribuições e maiores desafios do recursos humanos em uma empresa“!

Gostou desse artigo? Que tal apreender mais sobre gestão de benefícios? Confira o nosso e-book gratuito “Guia dos Benefícios”! Clique aqui para baixar.