É possível agilizar o cálculo da folha de pagamento?

175860-tarefa-para-2802-ate-17h-e-possivel-agilizar-o-calculo-da-folha-de-pagamento

Faz tempo que a gestão de pessoas deixou de ser uma tarefa exclusivamente burocrática das empresas. Hoje, com a necessidade cada vez maior de formar equipes de alta performance, é preciso desempenhar, juntamente às funções tradicionais, tarefas mais estratégicas.

E uma das tarefas tradicionais — mas que acaba tomando muito tempo — quando o assunto é gestão de pessoas, é o cálculo da folha de pagamento.

Contudo, embora não seja muito simples, essa atividade é de suma importância para as organizações, pois diz respeito ao manuseio de recursos financeiros da empresa, algo muito relevante para ser negligenciado ou tratado de qualquer forma.

Por isso, para não pecar por ineficiência, é preciso desenvolver mecanismos para realizar o cálculo da folha de pagamento de forma segura e ágil, sem desperdiçar o valioso e escasso tempo dos gestores do departamento de pessoal, ou sócios de pequenas empresas — que acabam acumulando muitas funções e têm menos tempo ainda!

Mas será que existem meios de tornar essa atividade mais eficiente? É possível agilizar o cálculo da folha de pagamento? Bem, a resposta é sim, e é sobre isso que vamos falar no post de hoje.

Daremos 4 valiosas dicas para agilizar essa atividade e priorizar o seu tempo para áreas mais decisivas para o crescimento da sua empresa. Confira!

Tente padronizar cargos e salários

Além de ser uma exigência legal que funcionários que exercem a mesma função tenham remuneração equivalente, a padronização de cargos e salários é algo que vai facilitar e simplificar a sua folha de pagamento, tornando o seu cálculo mais ágil.

Além disso, vai facilitar as promoções, o controle da produtividade e ainda deixará as funções mais claras para os trabalhadores!

Cadastre os colaboradores na instituição bancária de sua preferência

Essa é outra valiosa dica para quem quer ganhar tempo no processamento da folha de pagamento de funcionários.

Cadastrar os funcionários na instituição de sua preferência, além de dar maiores vantagens na hora de negociar um empréstimo ou um tratamento favorecido junto ao banco, também poupará tempo no cálculo e processamento da folha. E se o trabalhador não quiser deixar o dinheiro no banco escolhido por você, é só ele fazer a portabilidade!

Fazer o pagamento sem se preocupar com detalhes específicos de cada estabelecimento otimizará a tarefa. Acredite!

Faça um controle de ponto eficaz

Embora não seja uma exigência legal, o relógio de ponto pode ser um facilitador do controle da jornada dos seus funcionários. E isso também vai agilizar o cálculo da sua folha de pagamento, afinal, você vai gastar menos tempo para calcular manualmente as horas extras, descontos, faltas, atrasos etc.

Aposte na terceirização da gestão de benefícios

Os benefícios empresariais são, atualmente, as peças-chave na motivação e engajamento dos colaboradores. Mas fazer a sua gestão eficaz, além de ser uma necessidade imperativa para o sucesso da empresa, é algo que demanda muito tempo do empreendedor.

Por isso, terceirizar essa tarefa pode ser estratégico para o incremento da sua produtividade. Faça o teste!

Como vimos, o gestor de recursos humanos, hoje, seja o chefe do RH ou um sócio de uma pequena empresa, tem que saber lidar com o acúmulo de competências para não pecar por ineficiência

E essa nova realidade reclama que eles apostem em ações mais efetivas e dotadas de assertividade. Não dá mais para aceitar práticas amadoras ou rudimentares. É preciso contar com o auxílio da tecnologia e terceirizar as tarefas menos estratégicas.

Assim, sobrará mais tempo para cuidar das atividades que exigem uma expertise maior, e que por isso são indelegáveis.

Gostou do nosso artigo sobre as formas de agilizar o cálculo da folha de pagamento? Então, assine a nossa newsletter e receba periodicamente mais conteúdos como este!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos