Entenda o que é e-learning e como implementá-lo na sua empresa

Sem Parar Empresas: mulher de fone de ouvido olhando para o notebook enquanto está cursando e-learning

Recursos de treinamento e desenvolvimento são excelentes para melhorar a performance operacional de uma empresa, além de contribuir para a motivação e a retenção de talentos. É nesse sentido que desponta o e-learning empresarial, um modelo de ensino que vem evoluindo com as ferramentas tecnológicas da atualidade.

O maior destaque de método é poder ser feito por pessoas fisicamente distantes e conforme o tempo que elas tem disponível na agenda, sem dependência de instrutores ou professores presenciais. Isso dá autonomia ao processo de aprendizagem.

Quer saber mais sobre o e-learning? Neste conteúdo, veremos tudo sobre ele e como você pode implementá-lo com eficiência na sua empresa. Veja!

 

O que é e-learning e como funciona?

E-learning significa aprendizagem eletrônica, em português. É uma modalidade de ensino que ocorre digitalmente, utilizando a internet. Muitas corporações de sucesso optaram por essa ferramenta porque é virtual e simplifica o aprendizado, pois integra instrutores e alunos em um só lugar, em poucos cliques.

Além disso, ela dá maior liberdade ao funcionário para aprender sozinho, respeitando as restrições da sua jornada de trabalho. No âmbito empresarial, essa forma de ensino é chamada de e-learning corporativo.

 

Como o e-learning pode ser utilizado na gestão de pessoas?

A aprendizagem eletrônica abrange técnicas para desenvolver competências e habilidades na equipe de forma dinâmica. Ela supera a barreira física e comporta um grande número de alunos, tornando-se uma tendência em treinamento e formação continuada no ambiente profissional.

Em razão disso, o e-learning já faz parte de diversas empresas. Tem um enorme potencial de expansão, pois é compatível com o novo perfil de colaborador e com a necessidade atual das qualificações corporativas.

Imagine poder conferir a evolução de um funcionário sobre um treinamento específico em seu dispositivo? Especialmente, quando a companhia tem um número grande de contratados, esse mecanismo facilita os acompanhamentos.

 

Benefícios do e-learning na gestão de pessoas

Se você ainda tem dúvidas a respeito dessa ferramenta educacional, conheça as suas principais vantagens.

 

Treinamentos com baixo custo

É um recurso bastante econômico, pois custos como aluguel de espaços e deslocamento de pessoal são eliminados. Ou seja, requer um investimento menor do que os treinamentos presenciais.

Para colocar o e-learning em prática, basta um computador com internet para que o funcionário comece a estudar. Fora isso, toda a equipe, independentemente do local em que presta serviço, terá acesso a uma capacitação de qualidade e obterá certificados de conclusão de curso.

 

Agilidade na capacitação

Comparado ao ensino convencional, o ambiente online permite alcançar, em um período reduzido, o mesmo volume de matérias e materiais de instrução para mais alunos. Isso permite que mais pessoas participem do processo e estejam aptas mais rapidamente.

 

Aprendizado eficiente

O e-learning corporativo garante que cada funcionário escolha quantos cursos deseja fazer, além dos que estão incluídos no roteiro de ensino — funcionalidade que seria inviável em aulas presenciais.

Dessa forma, o estudo rende muito mais. Isso porque é possível investir em especializações próprias para cada setor ou colaborador, a fim de atender às demandas e melhorar a performance operacional.

 

Gamificação

A gamificação usa funcionalidades de jogos virtuais para deixar a experiência dos alunos mais atrativa e prazerosa. Alguns exemplos desafiadores são o uso de personagens e prêmios por meta atingida e níveis de dificuldade progressivos.

Essa ferramenta tem o poder de simular as atividades exercidas na empresa, para avaliar como cada funcionário consegue lidar diante de determinados cenários ou situações.

 

Conhecimento automatizado e compartilhado

Todos os cursos feitos no e-learning ficam registrados e podem ser revistos sempre que surgir alguma dúvida. A propósito, é indicado promover a cooperação entre os alunos que estão fazendo o mesmo curso para compreenderem os conteúdos com rapidez.

Além disso, as plataformas de ensino contêm fóruns de discussão para cada matéria, possibilitando interações em tempo real, mesmo fora do ambiente corporativo. Assim, é possível evoluir a integração entre equipes e formar um capital intelectual invejável, no qual todos aprendem juntos.

 

Como implementar o e-learning na empresa?

A essa altura, ficou claro que o aprendizado eletrônico é um processo eficiente. A qualificação do seu time de profissionais está diretamente atrelada ao patamar competitivo que a sua marca pretende atingir no mercado.

O conhecimento desse pessoal afeta diretamente a qualidade do catálogo de produtos e serviços. Veja como implementar o e-learning na sua empresa.

 

Planejamento

É o passo mais importante, pois você precisa levantar as demandas de aprendizagem da sua equipe, de acordo com o perfil de cada um. Aqui, também é necessário definir as metas e objetivos a serem analisados — como melhorar a atuação do setor de vendas.

 

Produção de conteúdo

A escolha e a elaboração de materiais, bem como as fontes de ensino e os recursos para submeter o conteúdo, devem fazer parte desse processo. Eles devem conter uma linguagem alinhada ao perfil dos funcionários, para facilitar o entendimento. Por isso, avalie bem os temas e a edição de vídeos para dinamizar a curva de aprendizado.

 

Divulgação

Os colaboradores precisam entender a importância dos treinamentos. Para isso, escolha os melhores canais de divulgação (e-mails, murais, reuniões, palestras etc.) e exponha como a plataforma funciona, quando estará disponível, quem serão os tutores, entre outras novidades.

 

Acompanhamento

Essa é uma tarefa que deve ser constate, desde que os cursos estiverem liberados até a sua finalização. Para isso, os melhores indicadores de ensino são assiduidade, absenteísmo, tempo de estudo, nível de participação (interação), satisfação e desempenho. Monitore todos esses registros para apoiar a elaboração de outros treinamentos empresariais.

 

Como escolher a melhor plataforma de e-learning?

Na hora de escolher a plataforma de e-learning ideal, você precisa considerar alguns detalhes importantes. O primeiro é avaliar os fornecedores de softwares: converse com os clientes antigos e atuais e verifique se a marca preza por estabilidade, suporte e atualizações.

Depois, faça um teste para ter certeza de que a interface é responsiva e de fácil navegação. Isso é essencial para garantir uma boa experiência aos usuários e tutores dos cursos. Examine, inclusive, a compatibilidade com navegadores e aparelhos móveis (celulares, notebooks e tablets).

Por fim, analise outras funcionalidades da plataforma, tais como chats para atendimento, processos automáticos, fóruns de discussão, pesquisa de feedback, mensagens e notificações. Tudo isso é muito importante para a implementação na empresa.

Como vimos, a evolução da tecnologia mudou a forma de ensinar com o surgimento do e-learning. Embora seja recente, ele tem sido muito utilizado no ambiente empresarial para favorecer a gestão estratégica de pessoas, capacitando-as com rapidez e eficiência. Então, agora que você já sabe tudo sobre o tema, comece a elaborar os seus ensinos corporativos agora mesmo!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos