dinâmica de grupo dinâmica de grupo

Dinâmica de grupo: por que é importante e como aplicá-la?

6 minutos para ler

A dinâmica de grupo não é apenas uma forma de estruturar partes de processos seletivos e recrutamentos, mas também uma ferramenta funcional para envolver e treinar a equipe da empresa. Isso, inclusive, é algo que pode envolver os colaboradores de uma maneira mais atrativa e inteligente.

É bom frisar ainda que a dinâmica é uma etapa importante e intermediária de contratações e nivelamento de cargos — como atividade interna para novos postos. Isso porque as atividades em grupo costumam abordar algumas atitudes que os profissionais teriam se fosse no dia a dia da empresa, atuando como parte da equipe.

Então, o que acha de entender um pouco mais sobre o que faz da dinâmica de grupo algo essencial, além de saber como aplicá-la? Confira abaixo e, se quiser, use como guia sempre por precisar!

A dinâmica de grupo

De forma direta, a dinâmica de grupo é uma ou mais atividades realizadas a fim de desenvolver um conjunto de pessoas — que podem estar em um processo seletivo ou já fazer parte da empresa —, usando técnicas para integrar, divertir, aprender e refletir. Além disso, também é um meio de fazer com que os profissionais fiquem mais desinibidos e se apresentem.

Ela também é fundamental para que os gestores e coordenadores de RH, por exemplo, possam observar com mais atenção o comportamento dos profissionais. Assim, é possível avaliar algumas características individuais e, ao mesmo tempo, como eles atuam em conjunto a outras pessoas, para se ter uma visão mais estratégica em equipe.

Para que ela serve?

A dinâmica de grupo é um caminho a seguir quando falamos em reconhecimento das habilidades dos profissionais. Por exemplo, quando você tem uma equipe na qual precisa destinar as tarefas para cada um, é fundamental entender quais são os perfis dessas pessoas e no que elas podem se destacar, sendo peça-chave na formação de grupos eficientes.

Apostando na dinâmica de grupo, a sua empresa também pode mostrar que valoriza seus profissionais. Como? É possível trazer atividades capazes de promover a reflexão e a motivação, ainda buscando o desenvolvimento em conjunto e entendendo como isso afeta diretamente em melhores resultados.

Além disso, como dissemos, essa ferramenta é usada como parte de processos seletivos, auxiliando em etapas com grande número de candidatos. Como é uma forma de identificar rapidamente alguns traços profissionais, você pode fazer uma seleção de pessoas que estão mais alinhadas aos objetivos da empresa, por meio das atividades.

A importância da dinâmica de grupo

Uma das mais importantes finalidades da dinâmica de grupo é o bem-estar dos funcionários. Lembre-se de que é nesse momento que eles podem se soltar mais e terem a oportunidade de compartilhar experiências como um todo, seja na vida pessoal, seja na profissional. Esse tipo de ação reforça a importância da satisfação dos colaboradores.

Indo além, as empresas que apostam nesse formato podem agregar mais valor aos seus produtos e serviços — bem como reputação perante os clientes —, pois geram confiança em seus profissionais. Tudo por meio de um ambiente mais saudável, produtivo, positivo e no qual a diversidade de ideias e perfis é algo extremamente positivo para todos.

Com base nesse tipo de postura, os profissionais se sentem naturalmente mais motivados, preparados para qualquer desafio e sempre dispostos a encarar oportunidades diferentes dentro da empresa. É aqui também que, vale reforçar, a dinâmica de grupo pode ser um momento para compartilhar os planos de carreira que a organização oferece.

Dicas para realizar dinâmicas em grupo rápidas

Uma das grandes vantagens da dinâmica de grupo é que existem muitas formas de aplicá-la. Se quiser ter mais objetividade e ganhar tempo, os modelos rápidos podem ser uma ótima opção. Veja alguns deles!

Dinâmica da Ilha Deserta

Situação inusitada: o profissional ir parar em uma ilha deserta. Quem será que ele levaria da equipe para desbravar esse local novo e cheio de desafios? Essa é uma ótima forma dos colaboradores enxergarem como veem uns aos outros.

Quem se dá bem, atua em conjunto, apoiando em trabalhos e em experiências. É também aqui que você pode analisar como está o ambiente de trabalho, o clima organizacional, os conflitos, entre outros aspectos.

Dinâmica do Desafio

Nessa dinâmica, o foco é motivar a equipe a estar aberta a novos projetos e desafios. O objetivo é reforçar como é fundamental iniciar novas ideias, ciclos e momentos, além de se manter incentivado e confiante para encarar todo tipo de projeto e situação.

Dinâmica das Mãos Dadas

Já essa dinâmica vem para estimular a liderança informal e situacional entre os colaboradores, ressaltando a importância do trabalho feito em equipe. É um jeito interessante e lúdico de promover reflexões e demonstrar como o trabalho feito em conjunto pode trazer resultados melhores e surpreendentes.

Dinâmica de grupo em tempos de home office

Um fator bem positivo é que a dinâmica de grupo também pode ocorrer de forma remota. Em tempos de home office, por exemplo, ela faz toda a diferença para a empresa continuar atuando ativamente, em um novo formato. Isso também acelera a transformação digital — algo fundamental nos dias de hoje.

Para isso, é possível utilizar ferramentas de videoconferência, como o Zoom, o Discord, o Google Meet, entre outros; ou plataformas de dinâmicas bem intuitivas e interessantes, como Ideaboardz, Jamboard e Funretro. O importante é encontrar a mais adequada à sua empresa e se adaptar, de modo a facilitar com que as dinâmicas continuem acontecendo.

Então, agora que você viu como é importante valorizar e desenvolver a dinâmica de grupo na empresa, a melhor atitude a se fazer é colocar em prática as nossas dicas e desenvolver os colaboradores da companhia.

Não se esqueça de que é sempre bom poder contar com estratégias inteligentes na retenção de talentos e, principalmente, pensar em como os profissionais podem atuar melhor em conjunto e em um ambiente saudável. São atitudes como essa que ajudam a sua empresa a ter uma equipe mais forte e unida para os desafios.

Gostou do nosso texto? Aproveite a sua visita no blog e veja como promover a inovação no RH de verdade!

Posts relacionados