Entenda de uma vez a diferença entre RH e Departamento Pessoal

Sem Parar Empresas: Entenda de uma vez a diferença entre RH e Departamento Pessoal

Você sabe realmente qual é a diferença entre RH e Departamento Pessoal? Esse é um dilema que gera inúmeros questionamentos, pois muita gente pensa que os dois setores exercem a mesma função e têm as mesmas responsabilidades. Contudo, isso é um engano e tanto.

Primeiramente, existe uma distinção simples, o RH é o coração da companhia, enquanto o DP é a razão. Dessa forma, fica mais simples de compreender quais são as maiores diferenças entre essas duas áreas. Entretanto, vale reforçar que elas devem atuar em parceria.

Para tirar dúvidas, elaboramos este material. Portanto, continue lendo e entenda de uma vez por todas como diferenciar esses importantes setores.

Diferença entre RH e Departamento Pessoal

São muitas as responsabilidades do RH e do Departamento Pessoal. O primeiro é voltado para gestão estratégica de pessoas, como:

  • avaliação de desempenho;
  • pesquisa de clima organizacional;
  • recrutamento e seleção;
  • retenção de talentos;
  • treinamento e desenvolvimento.

Já o DP lida com atividades mais burocráticas, como:

  • admissão;
  • cálculo de férias remuneradas;
  • desligamento;
  • folha de pagamento;
  • gestão de ponto e horas extras;
  • plano de benefícios.

Também inclui outras funções trabalhistas, como registro, legislação, impostos, taxas e contribuições previdenciárias.

Nos tópicos abaixo, exemplificaremos as atribuições citadas sobre esses dois setores.

Competências da área de Recursos Humanos

Existem algumas tarefas administrativas de RH que merecem destaque e vão desde o recrutamento até a retenção de talentos. Veja quais são elas a seguir.

Recrutamento e Seleção (R&S)

É um dos procedimentos mais populares dos Recursos Humanos. Ele consiste em captar e selecionar candidatos para fazer parte da equipe profissional da organização. Embora pareça simples, essa atividade requer bastante cuidado e preparo.

Durante a seleção, o RH deve ter bem definidas as competências comportamentais e as técnicas que busca no novo talento, de modo que estejam compatíveis com as demandas da empresa.

Treinamento e Desenvolvimento

É um processo que envolve o aperfeiçoamento e a integração dos colaboradores. Em geral, o treinamento é utilizado para otimizar a jornada de trabalho, garantir a segurança da equipe e ajudar na implementação de novas operações.

Avaliação de Desempenho

Esse recurso é essencial para medir a performance dos colaboradores. A maneira como ele vai acontecer dependerá da estratégia definida pela companhia e do alinhamento ao regimento do negócio.

Essa avaliação ajuda na tomada de decisões a respeito das promoções, recolocações e transferências nos times de trabalho. Por fim, também contribui para a eficácia da gestão por competências, elevando a produtividade e a competitividade geral do empreendimento.

Retenção de talentos

Reter talentos é muito mais do que simplesmente diminuir os índices de turnover. É uma das responsabilidades de RH relacionada diretamente às finanças da empresa. E há um bom tempo a remuneração básica deixou de ser um fator importante para promover a retenção dos profissionais que se destacam.

Competências do Departamento Pessoal

Como dissemos, o DP é um setor mais burocrático, mas sem ele é impossível que uma organização se desenvolva. Conheça as principais atribuições desse departamento.

Admissão

A etapa admissional é um pouco complexa, pois se refere à inclusão legal de um profissional no ambiente corporativo. É nesse momento que a pessoa selecionada pelo RH será encaminhada ao DP para elaborar o contrato de trabalho a partir da documentação solicitada. Então, dará entrada na assinatura da carteira profissional, a inclusão dos benefícios e os demais trâmites que envolvem essa fase inicial do vínculo empregatício.

Folha de Pagamento

É o DP que faz o cálculo e informa os registros de salário (horas extras, faltas e/ou atestados, benefícios), deduzindo todas as despesas relacionadas à remuneração, para chegar ao total a ser recebido pelo colaborador. Além disso, também são apurados os encargos trabalhistas e impostos, como INSS, IRRF, FGTS e outros.

Apuração de Ponto

O controle de pontualidade e presença dos funcionários também é uma tarefa realizada por esse setor, computando todas as faltas ou horas extras. Além de gerenciar os horários cumpridos, o monitoramento do ponto atesta se a empresa está em conformidade com as obrigações legais, no tocante as horas trabalhadas/dia, tempo de descanso e intervalo.

Demissão

A demissão é semelhante à admissão, a diferença fica por conta da desvinculação empregatícia. Nesse caso, é preciso apurar a rescisão do contrato de trabalho, além de removê-lo do sistema da empresa, dar baixa na CTPS, indicar como sacar os encargos e dar entrada no seguro-desemprego.

Gestão de benefícios

Após a folha de pagamento, o programa de benefícios é o custo mais alto do Departamento Pessoal. Se isso for uma realidade no setor, significa que sua empresa se importa com os colaboradores. Os profissionais que lidam com essa demanda devem ser altamente qualificados para analisar caso a caso, a fim de deixar toda a equipe satisfeita.

Como realizar uma boa gestão de RH e Departamento Pessoal

Para que a gestão de pessoas funcione com excelência, é necessário integrar o RH e o Departamento pessoal. Veja como fazer isso.

Propague informações importantes formalmente

O erro de não utilizar um formato preestabelecido para informar a equipe é que nem sempre os funcionários dos dois setores saberão das novidades e mudanças internas no tempo certo.

Portanto, formalize os canais de comunicação (e-mails, comunicados, murais, reuniões etc.) e veicule os informativos nessas plataformas/recursos. Assim, o pessoal do RH e do DP estará a par de tudo, evitando ruídos entre eles.

Trace metas e objetivos

Definir metas comuns e complementares é fundamental para integrar os dois times, de forma que todos sigam o mesmo objetivo de crescimento. A fim de ter êxito nessa tarefa, dissemine a missão e os valores da empresa entre seus funcionários de forma clara e objetiva.

Essa é uma ótima maneira de impulsionar a comunicação e o trabalho em conjunto. A partir disso, o convívio entre os dois setores se torna mais próximo, uma vez que todos desejam atingir algo em comum.

Adote um bom software

A tecnologia se tornou indispensável para os processos empresariais. Inclusive, o mercado contém diversas ferramentas que ajudam na gestão de pessoas e de operações diárias. Assim, é possível dinamizar integração entre áreas internas, como RH e DP. Além de agilizar as tarefas de rotina, um software de gerenciamento torna a atividade mais precisa, reduzindo a incidência de erros humanos.

Ao longo deste artigo, você aprendeu sobre a diferença entre RH e Departamento Pessoal, além de entender a necessidade de trabalhar em conjunto para garantir que os interesses dos colaboradores e da companhia sejam cumpridos de forma mútua.

É importante que cada área cumpra suas obrigações com excelência, para tudo funcionar corretamente. Por fim, é preciso explicar ao funcionário que, por exemplo, questões de clima organizacional e treinamento são resolvidas no RH, mas se o assunto é sobre erro salarial ou dúvida sobre benefícios, pode ver essa possibilidade junto ao DP.

Se você gostou deste artigo e quer aprimorar a gestão de pessoas do seu negócio, veja como utilizar os benefícios empresariais como diferencial competitivo.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos