Você sabe qual a diferença entre líder e chefe? Nós explicamos!

original-7b940fee0170d14292ecefd4093cc4d8-780x450

Quando o assunto é gestão de pessoas, é comum que alguns confundam ou mesmo não entendam a diferença entre líder e chefe. Com as novas dinâmicas do mercado, sobretudo em relação ao ritmo no qual as coisas acontecem, ter as habilidades certas para conduzir um time com excelência — motivando-o, focando em seu desenvolvimento e, é claro, guiando o fluxo de trabalho — é fundamental.

É justamente aqui que as distinções entre líderes e chefes entram e afetam diretamente a estratégia empresarial. Foi pensando nisso que, neste post, esclarecemos as particularidades do líder e do chefe enquanto gestores. Ter essas informações em mãos é muito importante para qualquer organização, tendo em vista a influência de quem atua em cargos superiores nos resultados da empresa, não concorda? Continue a leitura deste artigo e tire as suas dúvidas!

O que é um líder?

Uma das mais famosas citações do ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln diz que “a maior habilidade de um líder é identificar aptidões e desenvolver competências extraordinárias em pessoas comuns”. Esse é, de fato, o papel desse tipo de gestor.

Ele tem a capacidade de motivar os seus liderados, os inspirando pela confiança que transparece, pelo oferecimento de feedbacks e pelo estabelecimento de um canal aberto de diálogo.

Por isso, é fundamental escolher com bastante cuidado os colaboradores que devem ocupar esse tipo de cargo. Além de contar com o devido mérito, eles também precisam de diversas habilidades sociais para motivar, engajar e inspirar seus colaboradores.

Quais as características de um líder?

O líder serve de espelho para a equipe, que enxerga nele alguém que não está ali apenas para delegar ordens e cobrar entregas, mas sim para guiar o fluxo de trabalho da melhor forma possível. 

Aberto a ideias e opiniões, esse gestor instiga os seus liderados a exercerem a criatividade e os inclui nos processos de tomada de decisão — pois não vê a sua autoridade como algo que o torna sempre certo, impune de erros e detentor de todo o conhecimento.

Essas características do líder contribuem muito com a harmonia no ambiente de trabalho, deixando o clima organizacional positivo e fazendo com que os colaboradores se sintam incentivados a darem o melhor de si. Como consequência, a empresa torna-se um local propício ao aprendizado e à troca de insights valiosos, que geram resultados satisfatórios.

No geral, um bom líder:

  • sabe ouvir os seus liderados e aceita opiniões contrárias;
  • admite que erra e demonstra aprender com esses erros, ou seja, é resiliente;
  • oferece feedbacks aos times;
  • valoriza as equipes e não hesita em dar reconhecimento profissional aos liderados;
  • fomenta o engajamento entre os liderados.

Assim, é válido trabalhar no desenvolvimento dessas habilidades para conseguir tornar a sua equipe mais produtiva e, com isso, otimizar os resultados da empresa. Com isso, as chances de obter sucesso no seu mercado de atuação são bem elevadas.

O que é um chefe?

A figura do chefe, antigamente mais forte, vem dando mais espaço à do líder — e você entenderá o porquê neste post. Passar ordens e cobrar resultados: essa é a missão desse tipo de gestor. Centralizador, ele não costuma admitir que a equipe sob sua chefia contribua em sua atuação, já que vê na sua autonomia o poder necessário para tomar conta de todos os aspectos que envolvem o fluxo de trabalho.

Sua autoridade, muitas vezes, abre espaço para que os times se sintam intimidados, já que raramente há diálogo com um chefe. Cabe aos liderados apenas obedecer ordens, pois os chefes não costumam considerar os aspectos relacionados ao bem-estar e à motivação dos colaboradores. É claro que, em termos de resultados e de produtividade, a atuação desse gestor é estrategicamente menos proveitosa para a empresa.

Quais são as características de um chefe?

Um chefe apresenta várias características que são diferentes das do líder. Elas costumam gerar impactos negativos na hora de gerir as pessoas da equipe e, com isso, proporcionar resultados negativos. Entre as principais, podemos citar:

  • não pede opiniões nem se sente aberto a relatar problemas;
  • não expõe os erros em sua atuação, pois teme perder a sua figura de autoridade;
  • centraliza as principais responsabilidades dos projetos e apenas delega atividades;
  • costuma atribuir os seus fracassos à equipe;
  • faz cobranças excessivas, o que torna o clima organizacional estressante e pesado.

Desse modo, tenha cuidado para não apresentar tais aspectos e, por meio deles, acabar reduzindo o engajamento do seu time. Foque em desenvolver as habilidades e características que um líder apresenta. Com isso, é possível ter ótimos resultados e ajudar no desenvolvimento da empresa.

Qual é a diferença entre líder e um chefe?

Com as particularidades desses tipos de gestores, ficou fácil identificar a diferença entre líder e chefe, certo? Para deixar a informação ainda mais clara, preparamos uma lista com as divergências entre os dois perfis:

  • enquanto o líder aconselha, o chefe determina;
  • enquanto o líder inspira por seu entusiasmo, é comum que o chefe imponha pelo medo;
  • o foco do líder está na gestão de pessoas, o do chefe, nas tarefas;
  • o líder reconhece as contribuições de cada colaborador, já o chefe se preocupa apenas se o que foi feito está correto.

Compreender essas diferenças é um passo importante para avaliar o seu comportamento e, com isso, encontrar caminhos para melhorar a sua conduta. A equipe vai agradecer o empenho nessa missão e tende a ficar mais colaborativa à medida que você ajusta o seu modo de agir.

Qual é o melhor?

Cada vez mais companhias vêm entendendo que negócios só funcionam porque neles há pessoas dispostas a cumprirem com as suas funções, e não é à toa que o capital humano é o mais importante de qualquer organização.

Por isso, uma gestão que se preocupa tanto com a missão, os valores e os objetivos corporativos quanto com o bem-estar e a motivação dos times certamente trará resultados melhores.

Desse modo, toda empresa precisa de um líder. Nesse sentido, existem diversos fatores que podem ajudar na hora de liderar uma equipe e conseguir extrair o potencial máximo dos colaboradores. Portanto, é válido aprender a exercer tal papel com maestria para maximizar os resultados da equipe e do negócio.

Como um bom líder pode afetar seu meio?

Agora que você já entende a importância de preparar as lideranças do seu negócio para adotar uma postura mais empática e alinhada com o trabalho em equipe, vale a pena considerar como bons líderes podem afetar o seu negócio.

Relacionamentos

Primeiro, esse tipo de profissional exerce um importante papel na hora de organizar as interações de todos os colaboradores, distribuindo tarefas e responsabilidades conforme o grau de aptidão de cada indivíduo.

Assim, quando esse trabalho é bem feito, não há cobranças em excesso sobre um único profissional, melhorando todas as interações do time, além de aliviar o estresse e a pressão de algum projeto em andamento.

Ambiente corporativo

Outro ponto importante se refere ao clima organizacional. Quando um bom líder assume o comando de algum projeto, seus colaboradores tendem a ficar mais confiantes, tranquilos e engajados com as próximas etapas. 

Nesse quesito, há uma importante melhoria no ambiente corporativo, além de trazer mudanças positivas para toda a estrutura organizacional. Isso também oferece a tranquilidade necessária para conduzir projetos mais complexos e que envolvem um grande número de colaboradores.

Desenvolvimento de habilidades

Por fim, um bom líder identifica habilidades em seu time e contribui para estimular o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo. Assim, é possível fomentar o desenvolvimento e a retenção de talentos na empresa.

Também vale destacar que uma boa liderança pode contribuir para orientar os colaboradores sobre as novas etapas em sua carreira profissional, direcionando para cursos e formações que podem levar a uma potencial promoção. Isso significa que todos os envolvidos são beneficiados com esse tipo de mudança.

Por que formar líderes?

O desenvolvimento de líderes é um passo determinante para o sucesso da empresa. Como vimos ao longo do post, a atuação desse gestor permite o engajamento das equipes para um propósito maior: o de gerar resultados. Ao longo do percurso, desafios podem acontecer, mas o líder sempre estará preocupado em resolver essas questões junto aos seus liderados.

Ao contrário do chefe, ele entende que quaisquer ações estão sujeitas a erros. Por isso, cria planos de ação com a equipe para prevenir contratempos. O diálogo é aberto e o feedback faz parte de sua atuação. Portanto, ele norteia o trabalho dos times, aponta o que é preciso ser aprimorado, aceita sugestões que possam estar interferindo na realização das tarefas e, assim, conquista a confiança de seus liderados.

Os benefícios são vistos não apenas na forma de lucros — muito embora esse também seja um fator importante —, mas também em outros aspectos-chave que contribuem com o funcionamento da empresa. Alguns exemplos são a retenção de talentos, uma boa employer branding, fortalecimento da cultura interna, engajamento entre times e tarefas etc.

Como formar bons líderes?

A primeira etapa para desenvolver bons líderes é entender quais são as principais habilidades que eles devem ter. Assim, fica mais fácil focar em métodos que auxiliem na hora de contar com profissionais de qualidade exercendo esse papel.

Além disso, é importante investir em treinamentos e capacitações que ajudem no aprendizado das aptidões que um líder deve apresentar. Assim, você consegue ter pessoas prontas para direcionar a equipe para melhorar os resultados.

A diferença entre líder e chefe se dá em diferentes fatores. Diante da competitividade do mercado, é muito importante que os negócios foquem em ações que não só aumentem os níveis de produção, como também que tornem a sua empresa um lugar propício ao trabalho dinâmico e colaborativo. Por sua capacidade de liderar enquanto inspira, o líder é o gestor mais apropriado para conduzir a gestão de pessoas na atualidade.

Gostou do nosso artigo e quer continuar aprendendo sobre liderança? Então, siga nossas páginas no Instagram, Facebook e LinkedIn e fique por dentro das novidades.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos