Dia do profissional de RH: entenda a história e a importância da data

original-29e108dc1a02a7a1ac48a179520df14c-780x450

Ao consultarmos um calendário, podemos notar a comemoração de diversas atividades, como o dia do jornalista, dia do contador e até o dia do astronauta. Claro que também há a comemoração do dia do profissional de RH, uma figura tão importante para as empresas e que lida diretamente com problemas ligados aos profissionais e seu relacionamento com a corporação.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre essa data e mostrar por que o responsável pelos Recursos Humanos é essencial para organizações de qualquer porte e nicho de atuação. Acompanhe o artigo até o final!

Quando é comemorado o dia do profissional de RH?

O dia do profissional de RH é comemorado em 3 de junho e remete à fundação da WFPMA (World Federation of People Management Associations), que ocorreu na mesma data em 1976. Essa federação estrutura uma rede global de profissionais voltados à gestão de pessoas, abordagem muito em voga hoje em dia graças ao reconhecimento da importância dos trabalhadores para o sucesso das empresas.

No Brasil, o reconhecimento da data ocorreu também em 1976, por iniciativa de Genésio Lucone, fundador da então APAP (Associação Paulista dos Administradores de Pessoal). Hoje, a instituição é conhecida como ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos — São Paulo).

Nesses mais de 40 anos em que a data é comemorada, percebemos o crescimento do papel do RH dentro das organizações. Com o uso da tecnologia e a automação de processos, percebemos que as tarefas de Departamento Pessoal tomam menos tempo desses profissionais, que podem se concentrar em pontos mais estratégicos e capazes de influenciar significativamente os resultados corporativos.

Qual é a importância do RH nas empresas?

Diante desse novo cenário, percebemos então como o setor de Recursos Humanos é importante e pode fazer toda a diferença para as organizações. A abordagem voltada para resultados foi capaz de revolucionar a gestão de pessoas, por meio de um RH ágil e que entende as necessidades da corporação e o que cada funcionário é capaz de entregar.

Assim, esse departamento volta-se para a identificação e desenvolvimento de competências, além de estruturar melhores condições de trabalho e um ambiente positivo que promova a motivação e o engajamento dos colaboradores. Todo esse trabalho é voltado para o alcance das metas, tornando a empresa um organismo que atua de maneira integrada e direcionada.

Para facilitar a percepção do impacto do RH, citamos aqui algumas de suas atividades principais e como elas afetam os resultados.

Aumento da produtividade

Várias atividades exercidas pelos Recursos Humanos trazem um resultado mais satisfatório no aumento da produtividade.

Entre eles, podemos citar um processo de recrutamento e seleção com foco nas necessidades organizacionais, considerando competências técnicas e comportamentais como pontos importantes para a triagem e escolha do profissional mais adequado.

Também há o reconhecimento das habilidades presentes e a busca ativa pelas lacunas que devem ser preenchidas para obter retornos melhores, seja por meio de novas contratações ou pelo desenvolvimento interno, com a ajuda de avaliações de desempenho e de treinamentos.

Além disso, ao promover um clima organizacional mais positivo, o RH consegue aumentar a satisfação dos empregados atuais, fazendo com que eles produzam mais e entreguem qualidade.

Desenvolvimento de talentos

Já que falamos de desenvolvimento de talentos, vamos explicar melhor como isso funciona?

Com a ajuda de avaliações de desempenho, os profissionais de RH conseguem identificar os resultados que os funcionários estão apresentando e suas principais habilidades, que favorecem a entrega de um bom trabalho.

A partir desse material, os gestores podem dar feedbacks para que esses colaboradores entendam quais são seus pontos fortes e quais podem ser melhorados. Além disso, é possível estruturar treinamentos que estimulem a construção dessas competências, considerando as metas que a empresa quer atingir.

Com essas práticas, os funcionários podem crescer profissionalmente e exercer suas tarefas da melhor maneira.

Influência estratégica nas empresas

Com base no modelo atual de gestão de pessoas, há uma percepção muito mais clara sobre como organizar as competências e entender os profissionais ajuda no crescimento da empresa.

O RH é o principal responsável por esse cuidado, e o setor obtém informações importantes que podem ser usadas para basear a tomada de decisões. Quando os CEOs incluem o RH nas reuniões estratégicas, passam a contar com referências confiáveis sobre a situação interna e conseguem definir os rumos corporativos com clareza e acertos maiores.

Estruturação de um programa de benefícios

Também é parte do trabalho do RH implementar um programa de benefícios capaz de auxiliar o profissional em sua rotina diária e motivá-lo. Os benefícios são parte importante da remuneração de uma empresa e devem receber a devida atenção para atender às necessidades dos colaboradores e promover uma melhor qualidade de vida.

Entre os benefícios mais conhecidos estão o vale alimentação, vale refeição e vale transporte. Mas também podemos citar outros que não são obrigatórios por lei, mas que fazem uma grande diferença, como convênios com instituições de ensino, academias e salões de beleza, creches, licenças maternidade e paternidade estendidas, entre outros.

Qual é a importância da comemoração do dia do profissional de RH?

Por lidar com diversos problemas “por trás dos bastidores”, muitas vezes os profissionais de RH não recebem a valorização e o reconhecimento devidos. Eles dão suporte aos funcionários na solução de problemas com recebimentos e benefícios, os auxiliam a alcançar seus objetivos, apoiam a liderança e os diretores nas decisões e ainda estabelecem uma comunicação eficiente entre empregados e empresa.

Comemorar esse dia mostra como esse profissional é importante e ajuda a evidenciar todo o seu esforço para a corporação, além de ajudar no engajamento dessas pessoas. A data pode ser celebrada com um happy hour, presentes ou até um evento surpresa. O importante aqui é destacar o peso que o RH tem e como as pessoas do setor são essenciais para o bom funcionamento corporativo.

Neste post, apresentamos o dia do profissional de RH, como a comemoração foi reconhecida no Brasil e como as atividades do setor fazem a diferença. Não esqueça de organizar uma celebração no seu local de trabalho!

Aproveite também para baixar o nosso guia de valorização do RH, aumentando a sua participação estratégica!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos