Dia do cliente: uma data de todos nós

No dia 15 de setembro é comemorado no Brasil o dia do cliente, razão de existir de qualquer empresa, comércio ou prestador de serviços.  É bom lembrar que essa é uma data que diz respeito a todos nós. Afinal, somos todos clientes.

A história e o sucesso da VB estão diretamente ligados ao cuidado e respeito com que a empresa trata o cliente. O prestígio e a reputação de uma empresa dependem como ela é vista no mercado – e o trato com o cliente é pedra fundamental nesse processo.

Relação com o cliente

Muitas empresas acabam se acomodando quando passam a ter o reconhecimento do cliente, mas esse é uma relação que precisa ser alimentada constantemente, é um processo contínuo. Um desafio diário. É de extrema importância para a empresa manter o cliente sempre satisfeito, atendendo as suas necessidades com rapidez e agilidade. Deixar de fazer isso pode acarretar na pior situação para uma empresa: gerar insatisfação e perder seu bem maior, o cliente.

A empresa e seus gestores devem utilizar todos os esforços para promover melhorias em seus produtos e serviços, bem como no atendimento ao público. O segredo é conservar um bom relacionamento com os clientes, respondendo rapidamente às dúvidas e demandas e estar sempre à disposição, buscar sempre as melhores e mais práticas soluções para o cliente.

O relacionamento entre empresa, funcionários e clientes

Os colaboradores estão em contato direto com os clientes, por isso, devem ser altamente treinados, seja pelo RH ou até mesmo pela área de gestão de clientes.  A desenvoltura da equipe tem relação direta com a fidelização já que são os responsáveis pelo ciclo do cliente na empresa.

Pode não parecer, mas o investimento nos funcionários traz inúmeros benefícios ao cliente. Um colaborador bem capacitado pode atender melhor, seja no momento na venda, sanando todas as dúvidas de maneira eficiente ou no próprio atendimento.

Somente o treinamento pode não surtir o efeito desejado, a motivação do colaborador é essencial para o êxito no trato com o cliente. Mas, afinal, qual a relação entre motivação e clientes?

Uma equipe motivada, que tem um ambiente saudável com gestores eficientes, onde os funcionários contam com uma boa remuneração e pacotes de benefícios, pode apresentar diferenciais muito importantes para a maioria dos clientes: simpatia, agilidade e pro atividade na resolução das demandas do cliente.

Do mesmo jeito que as atitudes citadas são refletidas diretamente no sucesso de sua companhia, ações negativas trarão respostas – provavelmente ainda mais imediatas – ao ambiente de trabalho. Excesso de trabalho, a falta de benefícios e o trato incorreto para com os clientes afetam a reputação da empresa.

Tendo em vista as dicas acima, não pense duas vezes em transmitir esses valores e qualidades para sua equipe e, claro, para seus clientes. E, acima de tudo, não se esqueça de adotá-los. Uma empresa só caminha para o sucesso quando todos estão juntos e acreditam nos mesmos valores.

 

 

 

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