Saiba por que e como montar um departamento de RH em sua empresa!

O departamento de RH apresenta-se, atualmente, como área estratégica dentro de uma empresa. Seu grande objetivo é o gerenciamento dos colaboradores, de modo que se alcance bons resultados, ao mesmo tempo em que os funcionários se mantêm satisfeitos.

Hoje, as funções dos Recursos Humanos vão muito além de questões burocráticas: elas estão ligadas à retenção de talentos, aos processos de recrutamento e seleção e à organização e planejamento de cargos, entre várias outras. Para obter sucesso em tudo isso, no entanto, é necessário que esse departamento esteja bem estruturado.

No post de hoje, separamos algumas dicas para ajudar você com essa estruturação. Continue a leitura e saiba mais!

Faça um planejamento estratégico

Esse passo é fundamental para que o RH esteja bem alinhado com a empresa, levando em conta a sua realidade e contribuindo para o seu crescimento. A elaboração desse planejamento se baseia em definir os objetivos principais do departamento e traçar as ações que serão necessárias para atingi-los.

O plano do RH deve estar de acordo com o plano estratégico da organização, ou seja, ele precisa estar alinhado com os objetivos (a curto, médio e longo prazo), a missão e a cultura empresariais. É importante também conhecer as necessidades do negócio e as suas demandas.

As ações devem ser planejadas de maneira bem realista, levando em conta as condições atuais do negócio. Considere, por exemplo, o orçamento disponível e se você terá a ajuda de uma equipe para colocar tudo em prática. Com base na sua realidade, determine quais ações são coerentes e saudáveis (para os profissionais e para os objetivos da sua empresa).

Outra boa ideia é estabelecer metas junto do seu planejamento. Elas ajudam a acompanhar os processos e verificar se os resultados estão indo conforme o esperado.

Defina processos

Os processos de RH são aqueles que devem atrair, selecionar, capacitar e manter os talentos de uma empresa. Eles são compostos por diversas atividades, como a gestão do recrutamento e seleção, a integração de novos profissionais, a estruturação de cargos e a gestão da saúde, da segurança e do bem-estar dos colaboradores.

Também é possível dividir os processos da área em seis grupos distintos: provisão, aplicação, remuneração, desenvolvimento, manutenção e monitoração, sendo que cada um é composto por determinadas tarefas ligadas aos seus objetivos. De qualquer maneira, esses processos e atividades também devem ser bem planejados e estruturados para oferecer o melhor ao negócio.

Eles devem estar alinhados à cultura e aos objetivos da organização. Desse modo, cada processo deve ser estruturado de maneira cuidadosa e estratégica, mantendo sempre um acompanhamento para verificar sua eficiência.

Lembre-se que, além de estarem ligados ao bom desempenho empresarial, ter bons processos de RH evita uma série de problemas trabalhistas. Devido à sua relevância e à quantidade de atividades, é muito importante que o RH conte com uma boa equipe.

Invista em ferramentas de qualidade

A tecnologia, utilizada de modo adequado, também tem grande relevância para os Recursos Humanos. Ela facilita certas tarefas complexas e auxilia na análise de dados, permitindo que os profissionais tenham mais tempo para se dedicar às suas demandas.

É possível utilizar, por exemplo, ferramentas de controle de ponto, aplicativos de organização de tarefas e sistemas de RH que permitem o armazenamento de dados dos colaboradores, facilitam a avaliação de desempenho e contribuem para algumas etapas dos processos de recrutamento e seleção. Esses recursos já podem ser úteis, inclusive, no planejamento do seu departamento, ajudando você a se organizar e acompanhar suas metas.

É essencial, no entanto, escolher ferramentas de qualidade. Leve em conta o orçamento disponível, mas não faça uma escolha apenas por ser a mais barata. Escolha um software certificado, avalie as possibilidades de cada ferramenta e teste tudo, se possível. Além disso, informe-se detalhadamente sobre o fornecedor, o produto, e pesquise quais modelos e opções oferecem mais segurança e atendem às necessidades da sua empresa.

Elabore um regulamento interno

O regulamento interno é um documento que poderá ser consultado para esclarecer e até direcionar o RH. Ele deve conter explicações detalhadas sobre todos os processos, atividades, procedimentos e sobre a própria dinâmica do departamento, trazendo também normas e regras norteadoras.

Devem ser encontradas nesse regulamento, por exemplo, informações sobre a política salarial da empresa, orientações sobre os processos de seleção e diretrizes sobre direitos e obrigações dos funcionários. É interessante, inclusive, fornecer uma cópia do documento para cada profissional que for contratado, para que ele comece a conhecer melhor a empresa. Podem ser realizadas reuniões com os novos integrantes, em que os pontos do regulamento serão explicados.

Vale lembrar que também é importante regulamentar as tarefas e demais questões referentes aos gestores. Por fim, ressaltamos que o RH também deve respeitar e informar seus funcionários a respeito do regulamento interno geral do negócio.

Use indicadores e métricas

As métricas e indicadores são dados que, de maneira geral, visam auxiliar na análise da performance da organização ou de uma de suas áreas. Utilizá-las nos Recursos Humanos vai ajudar a avaliar o andamento do seu planejamento, verificar se os processos estão indo de acordo com o esperado e perceber se há algo que deve ser feito para a melhora dos resultados.

Existem diferentes métricas de RH, inclusive as operacionais e as avançadas. Já entre os indicadores da área encontramos, por exemplo, os de competências, os de rotatividade, os de treinamentos e os de recrutamento e seleção, entre outros.

Cada um desses pontos terá suas especificidades e é necessário se aprofundar no assunto para compreender como utilizá-los. No entanto, de modo generalizado destacamos que, para trabalhar com métricas e indicadores, é importante ter metas, estratégias e objetivos bem definidos. Assim, ficará mais fácil acompanhar os resultados e validar as ações que estão sendo tomadas.

Elabore um organograma

Essa é uma ferramenta muito importante para organizar os profissionais e as funções dentro de uma empresa. O organograma ajuda a visualizar e compreender melhor as atribuições, tarefas e responsabilidades de cada cargo, além de tornar mais claro como as diferentes áreas e funções se relacionam.

Para ajudá-lo na estruturação do seu RH, crie um quadro contendo todos os cargos que vão compor essa área, adicionando seus respectivos deveres e tarefas. Assim, será possível ter uma perspectiva integrada e objetiva do departamento.

Você pode pesquisar modelos e descobrir ferramentas que auxiliem nessa construção, encontrando a opção mais adequada para suas necessidades. Posteriormente, inclusive, é interessante construir um organograma de toda a empresa, se ela ainda não tiver um.

Contrate profissionais da área

Para estruturar o seu RH é necessário verificar quais contratações serão necessárias. Confira quais funções devem ser preenchidas e defina os perfis a serem buscados, as características dos contratos que serão feitos e os custos que a empresa terá com isso, entre outros fatores.

Planejar bem o recrutamento, a seleção e a contratação, além de realizar cada uma dessas tarefas com cuidado e atenção, é essencial para obter bons resultados e evitar prejuízos. Busque por profissionais com as qualificações adequadas para a função que eles deverão executar, sejam elas de nível tático, operacional ou estratégico.

O departamento de RH pode ser composto por diferentes profissionais, incluindo gerentes, coordenadores, analistas e auxiliares. Uma dica é iniciar pela contratação dos gestores, pois eles já poderão auxiliar no restante da estruturação e das contratações da área.

Esses são alguns passos para nortear a montagem do seu departamento de RH. Continue se informando sobre o assunto para auxiliá-lo nessa tarefa e lembre-se que o foco dos Recursos Humanos são as pessoas, então a valorização dos profissionais também é um componente fundamental.

Esperamos que tenha gostado das dicas! Agora não deixe de saber mais sobre as vantagens de utilizar um sistema de gestão de Recursos Humanos!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos