Definição de benefícios: saiba como realizar corretamente na sua empresa

original-44d13aaa9281179c4d6cc1a789c7817d

Motivar os funcionários é uma estratégia eficaz para ganhar em produtividade e reter talentos. Por isso, cada vez mais empresas vêm compreendendo a importância de contar com uma boa carteira de benefícios para oferecer aos colaboradores. Contudo, para obter sucesso com a ação, é preciso ir a fundo e entender quais são as reais necessidades dos funcionários, respeitando as leis trabalhistas e o repasse correto de informações.

É justamente pensando nisso que, neste artigo, ajudaremos você a fazer uma definição de benefícios correta em sua empresa. Ficou interessado? Então continue conosco e boa leitura!

Esteja de acordo com as leis trabalhistas

Embora existam várias possibilidades para montar uma carteira de benefícios atraente (por exemplo, com vale-alimentação ou vale-refeição, vale-combustível, etc), é interessante que o time de RH consulte uma equipe jurídica para entender as regras a serem aplicadas na disponibilização do benefício aos colaboradores.

Entenda que certos cuidados são importantes para estar de acordo com as leis trabalhistas. Para tanto, os benefícios devem ser aplicados de modo correto e com clareza de informações para os funcionários, evitando futuros problemas e prejuízos para ambas as partes.

Saiba ouvir os colaboradores

Esse é certamente um dos principais passos para fazer uma boa definição de benefícios: envolver o colaborador na escolha, tornando todo o processo democrático. Dessa forma, é possível oferecer aquilo que é mais interessante para o funcionário. Além disso, é importante conhecer muito bem os times de trabalho, entendendo as suas dificuldades e necessidades para, então, desenvolver ações estratégicas de incentivo.

Aqui, ouvir a todos é essencial. Isso porque fornecer essa voz ao funcionário promove a criação de um ambiente corporativo no qual todos são iguais.

Ofereça opções personalizadas

Além de ouvir as necessidades coletivas, é igualmente importante entender as necessidades de grupos particulares. Colaboradores que têm filhos, por exemplo, terão uma perspectiva diferente daqueles que são solteiros e não precisam sustentar nenhum familiar. Nesses casos, uma alternativa é oferecer a opção de personalizar a carteira de benefícios.

Terceirize a gestão de benefícios

Não basta definir bem os benefícios: é preciso fazer a sua gestão correta. Nesses casos, a sua empresa só tem a ganhar optando por terceirizar esse serviço. Felizmente, é possível escolher uma prestadora especializada não só em fornecer, como também administrar esses benefícios. As vantagens incluem:

  • economizar;
  • reduzir as tarefas burocráticas que seriam de responsabilidade dos gestores e times de RH;
  • potencializar resultados;
  • otimizar processos;
  • utilizar o tempo e os esforços que seriam gastos na gestão de benefícios para focar em aspectos importantes para o desenvolvimento da empresa.

Como foi possível perceber, uma definição de benefícios corporativos alinhada deve considerar uma série de aspectos. Agindo em coerência com a lei e entendendo as reais necessidades do capital mais importante de uma empresa — o trabalhador —, consegue-se elaborar estratégias de sucesso e garantir os resultados esperados em produtividade, qualidade, retenção de talentos, entre outros.

Gostou das dicas do post? Caso tenha restado alguma dúvida ou queira compartilhar alguma experiência sobre o tema, deixe agora mesmo o seu comentário abaixo. Vamos adorar conversar com você!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos