Gestão de RH

Datas comemorativas: por que começar a celebrar na empresa?

20/02/2018

Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal… Existe uma infinidade de eventos especiais e que merecem ser celebrados por nós. Já parou para pensar que isso não poderia ser diferente no ambiente corporativo? As datas comemorativas devem fazer parte do calendário de uma organização, e essa política é capaz de trazer benefícios tanto para os colaboradores quanto para a própria companhia.

É pensando nisso que, neste post, abordaremos por que as datas comemorativas precisam estar na mente do empreendedor. Acompanhe!

Por que incentivar datas comemorativas na sua empresa?

É comum que alguns empreendedores pensem que, para manter os colaboradores motivados com o trabalho, basta oferecer alguns benefícios básicos e um salário com possibilidades de aumento.

Embora essas sejam, de fato, condições positivas para os funcionários, ações que promovam a qualidade de vida e a interação também são fundamentais para o bem-estar do profissional.

Nesse sentido, planejar ações comemorativas em datas especiais pode ser um estímulo para que seus funcionários se sintam engajados uns com os outros e até mesmo com a própria empresa — o que resulta em aumento de produtividade e geração de resultados com máxima eficiência.

Mas, se você pensa que planejar políticas e ações comemorativas é algo que dá trabalho, não se desespere. Esse tipo de incentivo pode ser mais simples do que você imagina!

Como começar a celebrar datas comemorativas?

Além de ser uma excelente ferramenta de gestão básica de tempo e recursos (apontando feriados e quando um funcionário vai trabalhar ou não, por exemplo), montar um calendário com datas comemorativas é essencial para que o gestor possa se guiar quanto às ações de incentivo a serem executadas.

Estabeleça as datas

Sendo assim, é ideal estabelecer aquelas datas mais importantes e que já possuem raízes em nossa cultura, como:

Lembre-se das causas

Também contam aqueles meses relacionados à conscientização de uma causa, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Realize campanhas

Nessas ocasiões, realizar ações de valorização é algo que demonstra a importância do colaborador para a organização. Essas campanhas podem ser feitas por meio de:

  • distribuição de brindes personalizados no Dia das Mães e dos Pais;

  • sorteio de kits no Dia da Mulher;

  • café da manhã, almoço, lanches ou jantares especiais com a equipe nas festas de fim de ano;

  • distribuição de brindes da empresa, como canecas, mochilas e pen drives;

  • sorteio de viagens, eletrônicos e vale-presentes;

  • entrega do cartão-natal, carregado com uma quantia pré-determinada e que pode ser utilizado pelo colaborador para comprar o que quiser dentro das opções credenciadas.

Siga a história da empresa

Além disso, aquelas datas que fazem parte da história e dos marcos importantes da organização também podem — e devem — ser celebradas, como:

  • a sua fundação;

  • a mudança de sede; e

  • as grandes conquistas das equipes.

Para esses dias, pode-se fazer um coffee break ou investir na distribuição de pequenos brindes.

Trabalhe com o RH

Por fim, lembre-se de que essas datas comemorativas precisam constar no plano estratégico da área de Recursos Humanos.

Se a organização tem o hábito fazer homenagens e entregar brindes aos colaboradores em ocasiões especiais, por exemplo, convém inserir essas datas no calendário para que todas as ações possam receber o devido planejamento.

Ficou clara a importância das datas comemorativas para o calendário de uma organização? A sua empresa já adota algum tipo de ação em ocasiões especiais? Compartilhe suas dúvidas e experiências conosco nos comentários!

Você também pode gostar

Share This
Navegação