RH estratégico

Conheça o papel do RH na entrevista de emprego

21/10/2016

Para que o processo seletivo seja eficiente, o papel do RH na entrevista de emprego deve ser realizado com muito critério. A seleção é uma etapa que busca confirmar as informações sobre o candidato e avaliar sua personalidade e comportamento.

A fim de fazer a melhor contratação e aumentar a taxa de retenção de funcionários, é necessário assegurar que a empresa e o candidato estejam em sintonia quanto ao que um espera do outro.

Confira abaixo os principais tipos de entrevista e o papel que o RH desempenha nesse processo!

Qual o papel do RH na entrevista de emprego?

O papel do RH na entrevista de emprego é fundamental para o sucesso de um processo seletivo. Neste momento, o empregador e o candidato têm a oportunidade de conhecer mais sobre o outro e validar as informações já passadas por ambos.

O que o setor deve buscar

Durante a entrevista, o RH deve buscar validar as informações contidas no currículo do candidato e levantar outras informações relevantes a respeito do profissional.

Veja alguns dos objetivos de uma entrevista de emprego:

  • Apresentar os detalhes da vaga, os benefícios oferecidos e as expectativas da empresa;

  • Informar os valores da organização para que a empresa e o candidato avaliem se estão alinhados;

  • Mensurar o desempenho e comportamento do futuro funcionário, além de avaliar suas habilidades, por exemplo: comunicação, liderança, relacionamento interpessoal, etc.

O que deve ser analisado nos candidatos

  • Se as expectativas do candidato condizem com a realidade oferecida pela empresa, seja em termos de trabalho ou de benefícios;

  • Se o perfil do candidato está adequado à cultura organizacional;

  • A experiência técnica para o cargo que desempenhará na empresa.

Principais tipos de entrevista de emprego

Entrevista comportamental

A característica da entrevista comportamental é estabelecer um foco na personalidade e no comportamento do candidato. Por meio de situações fictícias, busca-se compreender como a pessoa reagiria se estivesse inserida em um cenário específico. A lógica desse procedimento é que as respostas dadas em experiências passadas permitem antecipar comportamentos em situações futuras.

Entrevista técnica

Quando se fala em entrevista técnica, pressupõe-se um processo de avaliação de conhecimentos técnicos específicos que são necessários para o exercício da função. São realizadas atividades que simulam a rotina de trabalho na empresa, e esse processo é conduzido por um profissional da própria empresa.

Entrevista de grupo

A dinâmica de grupo é um tipo de entrevista bastante utilizado, sobretudo para profissionais que se encontram no início de seu trajeto profissional. Elas são realizadas com todos os candidatos ao mesmo tempo e têm o objetivo de avaliar os candidatos em situações de pressão e estresse.

Os métodos utilizados buscam inserir o candidato em um contexto de trabalho, seja por meio de um estudo de caso ou de alguma atividade que é apresentada ao grupo. A ideia é possibilitar que os recrutadores identifiquem certas características nos candidatos, tais como: iniciativa, liderança, capacidade de comunicação e trabalho em equipe.

Entrevista de estresse

É um dos tipos de entrevista que mais incomodam. O intuito é avaliar e analisar a capacidade de resposta e trabalho em situações de estresse elevado.

Algumas das características desse tipo de entrevista são:

  • Perguntas aleatórias ou aparentemente sem sentido;

  • Pouco tempo para responder;

  • Momentos de pausa prolongada.

Por meio dessa dinâmica, o entrevistador avalia o nível de desgaste e estresse a que o candidato poderia chegar em uma situação de trabalho e se ele estaria apto a exercer o dia a dia do cargo ofertado.

Entrevista com muitos avaliadores

O método consiste em avaliar o candidato sob várias perspectivas. Há a participação da equipe de RH e também de outros funcionários que, possivelmente, terão contato com a pessoa contratada. O fato de haver vários avaliadores objetiva acelerar o processo de contratação e torná-lo mais assertivo.

O papel do RH na entrevista de emprego é fundamental para a contratação de um profissional compatível com a cultura organizacional e que corresponda às expectativas da empresa. Portanto, certifique-se de elaborar um processo seletivo completo e que avalie os fatores psicológicos, comportamentais e técnicos necessários para o exercício da função.

Gostou de nosso conteúdo sobre o papel do RH na entrevista de emprego? Que tal conhecer mais sobre gestão de benefícios? Conheça agora mesmo o e-book “Guia dos Benefícios”.

Você também pode gostar

  • Danilo 20/12/2016 at 20:33

    Boas dicas para emprego! Parabéns

  • Jorge Luiz 05/01/2017 at 10:11

    muito bom seu artigo

  • janete 10/03/2017 at 08:15

    muito bom o seu artigo

  • Carlos 20/03/2017 at 11:08

    Interessante.

  • Share This
    Navegação