Conheça 4 etapas da gestão estratégica de pessoas

original-007df3fa59d9e6e56aafb6cab6e3303a-780x450

As pessoas estão entre os ativos mais importantes de uma empresa. Sem elas, o investimento em qualquer outra área pode ser perdido, já que bons resultados dependem da competência dos colaboradores. Por isso, é necessário manter uma gestão estratégica no setor de Recursos Humanos (RH).

A gestão de pessoas consiste na série de processos por meio dos quais são analisadas as habilidades e o perfil dos colaboradores em relação às necessidades da empresa. Além disso, eles servem de base para o desenvolvimento de ações de retenção de funcionários e melhoria do ambiente de trabalho.

Para alcançar tudo isso, uma boa gestão costuma seguir algumas etapas essenciais. A seguir, listamos as principais delas. Acompanhe!

1. Faça um diagnóstico

Não é possível avançar em uma estratégia de gestão de pessoas sem antes parar por um momento e avaliar a situação atual das coisas. É nesse momento que um diagnóstico se torna indispensável.

Essa análise permite identificar quais pontos estão de acordo com a estratégia da empresa. Além disso, é possível perceber os fatores, tanto internos quanto externos, que podem melhorar e os que impedem que o negócio se desenvolva de acordo com o esperado.

Os resultados dessa avaliação prévia ajudarão a entender quais aspectos merecem mais atenção, qual é o desempenho atual da empresa em relação ao objetivo final e o que pode ser feito para alcançá-lo.

2. Defina metas, objetivos e estratégias

Com o diagnóstico em mãos, busque definir quais serão suas metas e estratégias usadas para alcançá-las. Afinal, um bom plano deve apresentar:

  • as especificações de seus objetivos primários e secundários;
  • as ações empregadas para atingir as metas;
  • o prazo para realização em que serão realizadas;
  • o orçamento do valor empregado;
  • o responsável pela execução das tarefas;
  • os riscos envolvidos, prevendo soluções de emergência.

3. Invista em qualificação

Uma boa estratégia não funciona sem constante aperfeiçoamento do time de profissionais da empresa. Essa é uma questão ainda mais relevante quando levamos em conta as aceleradas transformações tecnológicas pelas quais estamos passando a dia após dia.

Por isso, sempre invista tanto na qualificação dos funcionários quanto em gratificações para aqueles que demonstrarem bom desempenho. Com isso, a empresa terá sempre uma mão de obra qualificada bastante motivada e conseguirá atrair os principais talentos do mercado.

4. Adote métodos de avaliação

Por fim, tenha sempre definidas metodologias de avaliação para quantificar o desempenho da estratégia escolhida. Embora os números sejam importantes, eles sozinhos não falam por si só.

Defina quais são os indicadores mais relevantes de acordo com as necessidades da sua empresa e acompanhe-os constantemente, levando, também, em consideração fatores externos, que às vezes não são refletidos nos índices. Com isso, fica mais fácil saber se sua gestão está no caminho certo para atingir as metas propostas.

Se adotada de forma contínua e de maneira bem elaborada, a gestão estratégica de pessoas resultará em uma equipe mais alinhada, em um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo e em um melhor desempenho de todos os colaboradores. Logo, a chance de resultados melhores aumenta consideravelmente. Então, não ignore esse ponto importante da atuação do setor de RH.

Quer ficar sempre por dentro das novidades do mundo da gestão de recursos humanos? Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos