Todo ano é a mesma coisa. O clima de confraternização toma conta do ambiente corporativo durante o mês de dezembro. Para a maioria dos colaboradores, a tradicional festa de fim de ano da empresa é um momento muito esperado, é a hora de celebrar conquistas, de estreitar laços, é uma oportunidade perfeita para que os colaboradores se conheçam melhor.

Por isso, esse é um evento que precisa constar do seu calendário e que merece ser bem organizados para deixar gravada na memória de todos uma imagem positiva da organização. Confira abaixo algumas dicas de como preparar uma confraternização de fim de ano que agrade a todos.

Demonstre a importância da confraternização

Do ponto de vista corporativo, demonstrar comprometimento com o evento passa uma imagem de que a empresa se preocupa em proporcionar momentos mais leves e divertidos aos colaboradores, para aliviar o estresse do ano que está indo embora e fazer uma pausa na rotina diária.

Dizem que primeira impressão é a que fica, então encerrar o ano com uma boa confraternização com certeza deixará boas lembranças e ajudará a dar gás extra para os colaboradores começaram o ano seguinte comprometidos e mais produtivos.

Identifique o perfil da empresa e colaboradores

Qual é o tamanho de sua empresa? Se for de pequeno porte, é recomendado organizar um jantar ou levar seus colaboradores para um happy hour. No caso de grandes empresas, com dezenas ou centenas de funcionários, é comum recorrer a eventos divididos por setores, porém este pode ser um erro irreparável, segundo especialistas. Isto porque a companhia pode perder a oportunidade de aproximação com todos os departamentos e setores, mostrando que todos são igualmente importantes.

Lembre-se que a confraternização pode ser um ótimo canal de comunicação entre a empresa e os colaboradores. Em um ambiente festivo, os gestores têm a oportunidade de falar de igual para igual com sua equipe – e, assim, os funcionários se sentirão em incluídos dentro do ambiente, independentemente de cargo. O gestor pode aproveitar o momento para realizar um brinde e compartilhar uma mensagem de agradecimento e de continuidade.

Amigo secreto – fazer ou não fazer?

Uma empresa é composta por pessoas dos mais variados gostos, motivações e tamanhos de bolso. Para organizar um amigo secreto, antes de tudo, é preciso saber se a maioria quer participar para que ninguém fique de fora. Feito isso, é bom estipular presentes de valor que atenda a todos os orçamentos. Daí em diante vale a criatividade para selecionar o tipo de presente. Vale cada um fazer uma lista com itens de escolha, selecionar por temas (marca de sandálias, livros, DVDs, etc) ou simplesmente propor quebrar um pouco a cabeça parar comprar algo para alguém que você pouco conhece.

Aproveite o momento

A confraternização de fim de ano, assim como todos os outros benefícios oferecidos nesta época, deve ser um prêmio, uma recompensa pelo esforço do ano, para o funcionário. É importante os gestores evitarem que a festa passe a impressão de economia justamente nesse momento. Porém, mais importante que isso, é fundamental que a organização transpareça cuidado e planejamento.

A sua empresa realiza algum tipo de confraternização? Que tal compartilhar a sua experiência com a gente?