Como prevenir doenças ocupacionais? Confira os principais exemplos

Sem Parar Empresas: Como prevenir doenças ocupacionais? Confira os principais exemplos

Diversas situações no ambiente de trabalho fazem com que o colaborador tenha chances de desenvolver problemas de saúde, inclusive aqueles mais sério em determinadas circunstâncias. Com a atenção adequada, o paciente tem acesso ao tratamento correto e se recupera no tempo mais breve possível.

No entanto, além de atuar para garantir a assistência médica, sua empresa deve entender como prevenir doenças ocupacionais. Para saber mais sobre o assunto, incluindo os principais exemplos dessas enfermidades e o que pode ser feito, prossiga com a leitura.

Quais são as doenças ocupacionais mais comuns atualmente?

Para saber quais as doenças ocupacionais mais comuns hoje em dia, é necessário entender melhor o que constitui esse tipo de enfermidade e por que elas preocupam tanto no ambiente profissional, seja qual for o segmento de atuação da empresa.

Elas são definidas como aquelas oriundas seja do exercício necessário para a realização da atividade profissional, seja pelo ambiente ou condição em que as tarefas são desenvolvidas. Tal conceito é definido pela lei 8.213, de 24 de julho de 1991, que equipara esse tipo de enfermidade aos acidentes de trabalho.

A partir dessa definição, consideramos como doença ocupacional tanto a lesão por esforço repetitivo de alguém que precisa passar muito tempo em frente ao computador digitando quanto as enfermidades desenvolvidas por aqueles que lidam com materiais tóxicos no dia a dia.

Tais preocupações, que já eram grandes anteriormente, se tornaram ainda maiores com a chegada da pandemia de Covid-19, que há mais de um ano mudou significativamente a rotina de todos nós. Isso inclui a possibilidade de trabalhar de casa a maior parte do tempo em algumas profissões.

Ainda que o trabalho remoto traga alguns benefícios (como menos tempo de deslocamento e maior flexibilidade de horários), o contexto atual não favorece o melhor aproveitamento dessa prática, já que ela está combinada com longos períodos de isolamento, forte preocupação com o risco de contágio e temores em relação ao futuro.

Com isso, não é de se estranhar que transtornos mentais (como depressão, ansiedade e síndrome de burnout) tenham se tornado as principais doenças ocupacionais diagnosticadas no Brasil.

Para se ter uma ideia, em 2020 o número de afastamentos devido a transtornos mentais registrados de acordo com os dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho foi 26% maior do que havia sido alcançado em 2019. Ao todo, foram efetivados mais de 576 mil auxílios e aposentadorias por invalidez decorrentes dessas condições.

O que pode ser feito para prevenir essas doenças?

Prevenir o aparecimento de doenças ocupacionais ajuda a empresa a lidar de forma simultânea com diferentes questões. De um lado, funcionários que adoecem menos, rendem mais, têm uma maior produtividade e menos chances de passar longos períodos afastados.

Na outra mão, as ações de prevenção ajudarão a garantir uma qualidade de vida melhor a todos os envolvidos, tornando a empresa um lugar mais atraente, facilitando a retenção de talentos. Pensando nisso, a seguir indicamos algumas medidas práticas e eficientes para evitar que essas doenças atrapalhem a rotina da empresa e prejudiquem o bem-estar dos colaboradores.

Fornecer equipamentos e a estrutura adequada

Boa parte das doenças ocupacionais é causada pela inadequação dos equipamentos utilizados no dia a dia de trabalho ou pela ausência de itens básicos de segurança de acordo com a atividade realizada.

Por isso, é importante reavaliar esses aspectos e se certificar de que todo o ambiente da empresa está adequado. Pense, por exemplo, na ergonomia de mesas e cadeiras no escritório. Elas devem garantir que o funcionário mantenha uma postura adequada enquanto trabalha no computador.

Do mesmo modo, quem trabalha em ambientes que ofereçam riscos de acidente deve ter acesso e usar adequadamente os equipamentos de proteção individual, como capacete, respiradores, óculos de proteção, luvas e protetores auriculares.

Oferecer treinamentos e capacitação

A capacitação e o treinamento adequado do time de colaboradores não são fundamentais apenas para que eles atinjam bons resultados. Com a orientação adequada, eles também desenvolvem suas atividades com mais segurança e eficiência, reduzindo a chance de acidentes e do desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Além de atualizá-los sobre as melhores práticas no ambiente de trabalho (como a utilização correta de ferramentas e equipamentos ou a necessidade de pausas para descanso durante a jornada de trabalho), esses treinamentos são úteis para que sejam comunicadas de forma clara os riscos aos quais todos estão sujeitos e o que pode ser feito para preveni-los.

Promover o diálogo de forma constante

A manutenção de relações saudáveis no ambiente de trabalho passa, entre outros aspectos, pela promoção constante do diálogo. Dessa forma, todos os envolvidos delimitam expectativas e aprimoram os resultados entregues sem que isso gere pressões exageradas, o que é uma causa de adoecimento.

Ao mesmo tempo, em um local de trabalho em que há a promoção do diálogo, os colaboradores se sentem mais à vontade para sugerir melhorias e reforçar ainda mais as medidas de prevenção contra as doenças ocupacionais.

Incentivar os cuidados preventivos

A empresa também pode incentivar medidas de prevenção que vão além do ambiente de trabalho. Campanhas de conscientização sobre os benefícios da prática de atividades físicas, de uma alimentação equilibrada e do descanso adequado geralmente oferecer bons resultados.

Ao mesmo tempo, é importante ter o acompanhamento médico de rotina, já que boa parte das doenças ocupacionais não se desenvolvem de uma hora para outra e são mais bem tratadas se diagnosticadas ainda no início.

Garantir o acesso adequado a serviços de saúde

Para que o colaborador tenha acesso adequado a diferentes serviços de saúde, é comum que as empresas garantam planos entre os benefícios oferecidos. No entanto, existem alternativas aos convênios médicos tradicionais. Uma delas é o acesso a uma plataforma com descontos em serviços médicos, que permite o acesso a consultas e exames por preços muito menores sempre que for necessário.

Agora que você sabe como prevenir doenças ocupacionais da forma mais eficiente possível, delimite estratégias para colocar em prática tudo aquilo que foi mostrado neste post. E para conhecer as melhores soluções em benefícios, incluindo aqueles voltados para a assistência médica, entre em contato com a VB agora mesmo e veja como podemos ajudar.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos