Como melhorar o clima organizacional para motivar funcionários?

como-melhorar-o-clima-organizacional-para-motivar-funcionarios

Antigamente, as empresas consideravam mais os números na hora de avaliar o desempenho dos funcionários ou a qualidade da administração. Isso não mudou por completo, mas já existem diversos fatores mais subjetivos envolvidos na performance da equipe e da gestão, entre eles aspectos que compõem o clima organizacional da companhia.

De forma simplificada, esse clima representa a forma como os membros do time enxergam suas próprias interações com os colegas e com os procedimentos da empresa.

Se o clima está bom, por assim dizer, significa que os colaboradores se sentem melhor em suas funções e tendem a ter um desempenho mais otimizado. Por isso, é tão importante que a gestão contribua para melhorar essa característica.

Para ajudar a motivar sua equipe por meio do clima organizacional, separamos 5 dicas práticas que podem ser aplicadas à sua empresa. Acompanhe:

1- Reconheça o sucesso

Todos os colaboradores se sentem melhor quando veem que seu bom desempenho é reconhecido pela empresa. Isso não precisa ocorrer apenas pela via da remuneração, apesar de este também ser um método eficiente.

Um dia de folga a mais, um benefício extra, uma viagem ou mesmo uma premiação informal já podem comunicar com eficácia que o sucesso foi reconhecido.

2- Ofereça todos os recursos necessários ao trabalho

Algo que prejudica muito o clima organizacional é a falta de colaboração por parte da empresa. Mesmo um excelente trabalhador não consegue realizar sua função sem as ferramentas e informações necessárias.

Caso ele não tenha um gestor presente que o auxilie em sua rotina ou não tenha os equipamentos de que precisa, como computador em bom funcionamento, papel, caneta ou celular, dificilmente se sentirá motivado a trabalhar bem ou mesmo se manter na empresa. E ignorar pedidos de auxílio apenas agrava a situação.

3- Crie metas desafiadoras, mas realistas

Algo que ajuda a engajar qualquer pessoa em uma tarefa é o senso de desafio. Você já deve ter notado que o clima organizacional de uma equipe atinge seu pico quando todos estão se esforçando para alcançar uma grande meta. Então, use isso a seu favor, desafiando seus colaboradores a conseguirem sempre um pouco mais.

Apenas lembre-se de que todos eles possuem seus limites. Metas irreais para o contexto atual geram apenas frustração, o que prejudica ainda mais o desempenho dos funcionários.

4- Estimule a cooperação

Já está confirmado que a competição entre funcionários não contribui para o melhor desempenho da empresa como um todo. Além de gastarem mais tempo para fazer a autopromoção, é possível que os colaboradores comecem a sabotar uns aos outros, o que destrói o clima organizacional.

Por outro lado, se eles confiam uns nos outros, se sentem mais seguros para trabalhar e se dedicar à atividade exercida.

5- Troque feedbacks com toda a equipe

Por fim, nunca se esqueça que a chave para um bom clima é a comunicação. Mantenha um canal aberto a críticas e sugestões, tanto no sentido da gestão para os colabores quanto o contrário. Todos estão sujeitos a erros. A partir do momento em que se confia que os seus colegas ajudarão a corrigi-los, é possível promover mudanças para melhorar o desempenho.

Gostou das nossas dicas para melhorar o clima organizacional da sua empresa? Quer continuar recebendo nossos conteúdos? Então, siga-nos no Facebook e no LinkedIn e fique sempre por dentro de nossas novidades!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos