Como lidar com o pedido de mudança de setor de um funcionário?

94668-como-lidar-com-o-pedido-de-mudanca-de-setor-de-um-funcionario

Recebeu o pedido de mudança de setor de um funcionário? Pois saiba que isso não é nada incomum nas empresas. Vários profissionais que trabalham ao longo dos anos em uma mesma posição sentem a necessidade de mudar para dar um up na carreira e aprender outras habilidades.

Há também aqueles que, mesmo sem passar tanto tempo assim ocupando um mesmo cargo, sentem que já desenvolveram tudo aquilo que podiam e procuram por novos desafios.

Em ambos os casos, a mudança de setor pode soar bem mais atrativa para os colaboradores do que a oportunidade de apenas ocupar um novo cargo no mesmo setor.

O que fazer nesses casos? Confira neste post algumas sugestões que preparamos para você!

Ajude o funcionário a entender os motivos do pedido de mudança de setor

Antes de tudo, é preciso conversar com o funcionário para entender os reais motivos do pedido de mudança de setor.

Tente ajudá-lo a identificar os elementos que o influenciaram na tomada de decisão e lembre-o de que essa é uma mudança que poderá impactar inúmeras pessoas.

Pergunte sobre o motivo da mudança, o que ele gostaria de fazer em um novo setor, o que ele busca, qual novidade gostaria de experimentar e o que o novo setor poderia proporcionar de benefícios.

Faça um levantamento das competências do profissional

Converse com o funcionário e peça que ele informe todos os cursos realizados, palestras e eventos em que participou, além das atividades e projetos desenvolvidos ao longo dos últimos anos.

É importante identificar se o profissional possui os conhecimentos, habilidades e a atitude necessária para ocupar o novo cargo em outro setor.

Considere como conhecimento a formação do colaborador, especializações e a qualificação para o trabalho. Já a habilidade é o perfil requerido pela vaga, como, por exemplo, a necessidade de falar em público. A atitude é a postura e a determinação necessárias para atender o novo cargo.

Encontre projetos em que o funcionário possa demonstrar suas habilidades

Antes de efetivar a mudança de setor, tente encontrar projetos ou outras oportunidades que possibilitem ao funcionário a chance de demonstrar suas habilidades ou, então, aprender algo novo.

Dê algumas tarefas ao colaborador como um teste, já que, dessa forma, tanto a empresa poderá ter certeza de que o profissional dará conta do recado quanto ele próprio saberá se realmente se identifica com as novas funções.

Deixe o profissional participar dos processos seletivos

Caso o funcionário deseje mudar para um setor que esteja com processo seletivo aberto, deixe ele participar normalmente e concorrer com outros candidatos.

Porém, é importante lembrá-lo de que ele não será favorecido apenas por já trabalhar na empresa e que deverá seguir todos os procedimentos necessários.

É importante que a empresa veja o pedido de mudança de setor como algo positivo, já que isso pode proporcionar novos conhecimentos em relação aos negócios. Além de tudo, também demonstra que o profissional é versátil e proativo.

Tomando alguns cuidados básicos, com certeza a empresa poderá ajudar o colaborador a se sentir mais satisfeito e motivado, o que impactará diretamente em sua produtividade e, consequentemente, no crescimento dos negócios.

O ajudamos a se sentir mais preparado com o pedido de mudança de setor de um funcionário? Já passou por uma situação assim? Conte pra gente deixando um comentário!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos