Como funciona o convênio odontológico?

como-funciona-o-convenio-odontologico-1024x683-1

Diante do concorrido mercado corporativo, é fundamental que as empresas ofereçam boas condições de trabalho aos colaboradores. É um grande diferencial na hora de recrutar ou manter potenciais talentos, além de ser um jeito eficiente de motivar a equipe e garantir a produtividade em alta.

Por essa razão, é tão importante proporcionar um programa de benefícios adequado aos funcionários e à organização, que ofereça diferenciais em relação à concorrência. Dentre tantas alternativas disponíveis, o plano odontológico está em evidência.  

Você sabe quais são as vantagens de se contratar um convênio odontológico? Os ganhos favorecem tanto a empresa quanto o quadro de funcionários. Neste conteúdo, você vai conhecer quais são esses benefícios. Vamos apresentar também as regras de funcionamento e como contratar o melhor plano do mercado. Acompanhe!

Diferenças entre plano dental e o de saúde

No mercado corporativo, ainda prevalece a tendência de valorizar mais o convênio médico integral do que o plano dental. No entanto, aos poucos, essa percepção tem mudado e os gestores de RH vêm percebendo que ambos os benefícios são importantes para a saúde o bem-estar do colaborador.

De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o número de usuários de planos dentais segue crescendo em todos os estados do país. Os últimos dados disponíveis com base nos 12 meses encerrados em janeiro de 2018 indicam crescimento de 6,6%.

Essa expansão pode ser ainda maior, mas já é o suficiente para comprovar que o benefício tem sido visto com bons olhos pelos gestores de Recursos Humanos. 

Benefícios do convênio odontológico para a empresa

Quem pensa que a oferta de convênio odontológico favorece apenas os funcionários, chegou o momento de rever esse conceito. A seguir, você vai conhecer algumas vantagens para o negócio!

Custo-benefício diferenciado é o grande atrativo

Um dos motivos atribuídos a esse avanço do plano dental é o custo-benefício para a organização. O custo para sua contratação é mais baixo em relação ao do plano de saúde. A falta de tratamentos adequados com a saúde bucal pode causar complicações que vão além da dor de dente ou do mau hálito — alguns exemplos são as doenças periodontais, problemas respiratórios e, até mesmo, diabetes.

O plano odontológico oferece maior flexibilidade e pode ser estendido à família do colaborador, sem que haja um aumento significativo do valor. Outra vantagem é a possibilidade de inclusão de diversos serviços, normalmente não oferecidos em planos de saúde convencionais.

Mais economia

Investir em um convênio odontológico para os funcionários é algo que também pode gerar economia para a empresa. Agora, você provavelmente deve estar se perguntando como isso acontece, não é mesmo? De modo geral, as organizações que optam por aderir ao benefício estão aptas a abater os valores pagos pelo convênio em sua declaração do Imposto de Renda.

Isso porque, segundo o que diz a legislação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), as despesas originadas com a contratação de um plano odontológico — assim como plano de saúde, vale-refeição, vale-alimentação, entre outros benefícios corporativos — podem ser deduzidas na declaração do IR da empresa.

Diferencial competitivo

Assim como mencionamos no início do artigo, o mercado é marcado pela alta competitividade. Em meio a esse cenário, atrair para o seu time (e, acima de tudo, reter) os melhores talentos pode se tornar um desafio quando a empresa não age de forma estratégica.

Oferecer benefícios como um plano odontológico pode até parecer algo corriqueiro de primeira, mas pense: se um colaborador amplamente qualificado tem a oportunidade de escolher entre uma empresa X, na qual receberá uma boa remuneração e uma empresa Y, na qual, além disso, ele terá acesso a benefícios que colaboram com a sua saúde, bem-estar e finanças pessoais — onde você imagina que ele acabará trabalhando?

Aqui, é importante até mesmo ressaltar que alguns tratamentos odontológicos ou até mesmo consultas de urgência, fora de um plano, podem se tornar inviáveis para várias pessoas por apresentarem custos altos.

Motivação para os colaboradores

A motivação dos times de trabalho é um ponto-chave que interfere diretamente nos resultados de qualquer negócio. Não é segredo algum que colaboradores desmotivados e que não recebem nenhum tipo de incentivo tendem a não só produzir menos, como também deixam a desejar na qualidade das entregas. Saiba que o convênio odontológico pode entrar mais uma vez como um grande aliado.

O oferecimento de benefícios como esse mostra ao colaborador que a empresa se preocupa com a sua saúde e bem-estar. Dessa forma, ele se sente mais satisfeito e valorizado, produz com mais empenho e tende a permanecer mais tempo na organização — contribuindo mais uma vez para a retenção de talentos e economia com os gastos referentes aos processos de contratação e demissão.

Redução do número de atrasos, faltas e afastamentos

Outra vantagem muito importante que a empresa pode desfrutar ao oferecer convênio odontológico é a redução significativa no número de atrasos, faltas e afastamentos. Lembre-se de que, muitas vezes, essas ocorrências podem estar relacionadas a problemas (ou até mesmo emergências) na saúde bucal, como dores de dente, ouvido e até mesmo de cabeça.

Dessa forma, um plano odontológico favorece a prevenção de muitas condições que poderiam resultar na ausência do colaborador, assim como o ajuda a manter a saúde bucal em dia.

Além disso, essa é uma vantagem diretamente ligada à motivação, sobre a qual falamos anteriormente. Isso porque funcionários satisfeitos com o local onde trabalham dificilmente terão motivos para não querer ir à empresa e exercer as suas funções.

Vantagens do convênio odontológico para o beneficiado

Agora que você conhece os benefícios da oferta do convênio odontológico para as empresas, conheça também o que os funcionários podem ganhar nessa parceria!

Economia com plano odontológico 

Estar empregado em uma empresa que oferece plano odontológico é ter a garantia de contar com profissionais que podem cuidar de sua saúde bucal sem precisar assumir os gastos. Muitas vezes os valores correspondentes aos tratamentos disponíveis são muito altos para o funcionário. Com a oferta desse benefício, é uma conta a menos no fim do mês.

Prevenção e diferentes procedimentos

Com a ida frequente ao dentista, coberta pelo plano, é possível manter a saúde bucal sempre em dia sem que isso pese no bolso, tornando tudo mais prático e viável. Ademais, os convênios odontológicos cobrem diversos outros procedimentos além da consulta. Assim, o usuário pode ficar despreocupado nos casos em que precisar fazer alguma intervenção como retirada de cáries, tratamento de canal, limpeza, restauração, aplicação de flúor etc.

Segurança em emergências

Emergências, infelizmente, podem acontecer com qualquer pessoa — tanto aquelas relacionadas à saúde do corpo quanto as referentes à saúde bucal. Nesse último caso, o beneficiado de um plano odontológico pode tirar um peso (e tanto) de suas costas, já que terá a certeza de que contará com a assistência necessária para lidar com esse tipo de imprevisto.

Regras de funcionamento para o plano odontológico

A escolha de um bom convênio odontológico pode acabar causando dúvidas à empresa. Contudo, existem alguns fatores que devem ser considerados nesse momento, uma vez que fazem toda a diferença para essa decisão. É preciso observar bem as regras para o funcionamento do plano, bem como os preços e a qualidade da prestadora de serviços.

Um dos principais fatores a serem observados é que as empresas que fornecem os convênios devem cumprir adequadamente as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), referentes aos procedimentos básicos que o convênio deve oferecer. Além disso, tanto as consultas quanto os tratamentos devem estar inclusos no valor das mensalidades.

É justamente esse registro na ANS que permite que a operadora esteja apta a atuar de forma regular. Portanto, conferir esse aspecto é fundamental e não pode ser deixado de lado antes de contratar um convênio odontológico.

É também preciso observar o que as regras dizem quanto ao período de carência — no qual o usuário ainda não estará apto para usufruir dos serviços cobertos, assim como funciona em um plano de saúde, por exemplo. Contudo, esse tempo costuma ser bem menor para alguns procedimentos, sendo necessário verificar junto à prestadora.

Outra regra que também necessita ser considerada é a área de cobertura do plano oferecido para os funcionários. Para ter acesso a essas informações, você pode entrar em contato com o suporte da prestadora de serviços ou acessar diretamente o seu site, no qual deve existir uma lista com a rede credenciada, além da relação de consultórios e de profissionais disponíveis.

Como contratar o melhor plano dental

O plano dentário VB Dental Plus foi pensado para atender todas as necessidades relacionadas à saúde bucal dos colaboradores. Com uma rede credenciada que conta com mais de 40 mil opções de atendimento, o benefício traz soluções livres de burocracia para a realização de consultas, procedimentos de urgência, processos de periodontia, endodontia, próteses e cirurgia.

Além disso, o convênio odontológico da VB oferece descontos em diversos medicamentos oferecidos pelo benefício. E mais: sua organização ainda contará com um plano de assistência empresarial completo, disponível 24 horas. Ou seja, a companhia contará com serviços de chaveiro, segurança, vigilância, limpeza e hidráulica.

Como foi possível perceber, contratar um convênio odontológico é algo que trará um excelente retorno sobre o investimento. Dessa forma, não só os colaboradores são beneficiados, contando com um auxílio para todas as suas necessidades relacionadas à saúde bucal, como também a empresa contratante, que ganhará em produtividade, retenção de talentos, entregas de qualidade e, é claro, melhores resultados.

Agora que você já conhece as inúmeras vantagens em adquirir um plano odontológico para sua empresa, não deixe de entrar em contato conosco agora mesmo e conhecer mais sobre o VB Dental Plus!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos