Como fazer uma boa gestão de fornecedores de RH

original-b3b3a01d1c29188b1a27ce0ea5a212db-780x450

O crescimento de uma empresa depende de diversos fatores. Entre os principais, podemos citar planejamento financeiro, serviços e/ou produtos de qualidade, número de vendas, entregas dentro do prazo e estrutura de logística. No entanto, nem sempre uma organização tem condições de realizar todas essas etapas de forma eficiente em sua rotina.

Nessas horas, é necessário contar com os fornecedores, que acabam se tornando grandes parceiros eventualmente. O sucesso dessa colaboração, porém, vai depender justamente de uma boa gestão de fornecedores de RH.

Sendo assim, os profissionais do setor precisam estar atentos às principais dicas para realizar esse processo com excelência — independentemente do porte da companhia ou do segmento em que ela atua.

Se você é um profissional de RH estratégico e deseja fazer uma boa gestão de fornecedores na empresa, confira este post com 4 dicas que vão ajudar bastante nessa missão. Saiba mais!

Tenha um bom planejamento

A chave para uma boa gestão de fornecedores de RH começa com um planejamento estratégico. Para isso, a equipe precisa listar os fornecedores disponíveis no mercado, pesquisar a reputação deles, entender se realmente têm condições de atender adequadamente às necessidades do negócio e definir as metas.

Após a escolha, é preciso definir o processo de trabalho, os pormenores das atividades que serão desenvolvidas e também os prazos. Essas práticas vão garantir que a empresa honre com os compromissos estabelecidos com o cliente. Porém, assim como o contratado, a organização também precisa cumprir o que foi acordado, pois só dessa forma é possível cobrar qualidade dos serviços prestados.

Defina metas e objetivos alcançáveis

Esse é um ponto bastante importante — afinal, sem a definição das metas e dos objetivos, não é possível avaliar periodicamente os serviços que estão sendo prestados e quando será necessário trocar o fornecedor. Porém, os pontos a serem definidos precisam ser alcançáveis dentro do que foi estabelecido com o fornecedor e das possibilidades dele.

Invista em um software de gestão

A automação do processo é uma atitude valiosa para uma boa gestão de fornecedores de RH. Além de conferir mais eficiência no monitoramento da rotina de trabalho (com menor possibilidade de erros), pode reduzir custos para a empresa.

Esteja atento à concorrência

Mesmo que o prestador esteja entregando um trabalho de qualidade, nunca é demais ficar atento às empresas que também oferecem tais serviços e produtos — até mesmo para saber se a quantia paga é adequada aos preços praticados no mercado. No momento da avaliação, é necessário levar em conta não somente o custo-benefício, como também a relação com os profissionais e o cumprimento das metas e objetivos.

Agora que não restam mais dúvidas de que uma boa gestão de fornecedores de RH só traz benefícios para a empresa, é hora de colocar em prática esses ensinamentos e colher os frutos do crescimento, levando o negócio ao sucesso.

Gostou das dicas deste post para tornar o RH da sua empresa mais estratégico? Então, aproveite para seguir revolucionando a gestão de pessoas da sua empresa com RH 4.0.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos