Gestão de RH

Como analisar a pretensão salarial de um candidato?

06/03/2019

Como é de se esperar, após o processo de recrutamento e seleção, no qual diversos candidatos são avaliados, é provável que haja um profissional que se encaixe no perfil da vaga. O próximo passo, portanto, é a análise da pretensão salarial, que vai viabilizar (ou não) o preenchimento da vaga.

Se você busca mais informações sobre o assunto e deseja esclarecer dúvidas sobre o tema, encontrou o conteúdo perfeito! Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre os critérios que devem ser considerados ao aceitar ou recusar a proposta do profissional. Preparado? Vamos em frete e boa leitura!

O que considerar ao analisar a pretensão salarial do candidato?

Após a rodada de entrevistas e observações, é hora de validar a pretensão salarial dos candidatos que se destacaram. Nesse momento, é preciso que o gestor de RH esteja atento a uma série de fatores que podem impactar a decisão, além, é claro, de se comprometer com a escolha.

Para tornar o processo mais orgânico e sinérgico, alinhado às possibilidades e necessidades da organização, é importante que alguns aspectos sejam observados antes da proposta formal ao candidato escolhido. Confira alguns dos principais pontos de análise!

Panorama de mercado

A pesquisa de mercado, no que tange a cargos e salários, é uma importante ferramenta para avaliar a coerência da pretensão salarial. É possível que algumas áreas apresentem maior demanda e, assim, pressuponham um salário mais alto.

Além disso, o gestor de RH precisa se atualizar a respeito do contexto mercadológico. Só assim será capaz de contrapor as informações e de tomar a decisão mais adequada.

Perfil do candidato

O perfil do candidato diz muito sobre suas chances de sucesso na organização. Vale, por exemplo, contrapor valores e verificar se o comportamento do profissional vai ao encontro daquilo que é valorizado pela empresa. Além disso, as competências também devem influenciar na validação da pretensão salarial. Dependendo da qualificação, é possível negociar certa flexibilidade no valor do salário.

Responsabilidades e potencial da vaga

É natural que cargos de liderança, por exemplo, exijam salários mais elevados — uma vez que a responsabilidade de gestão é maior e pressupõe mais experiência na função. É interesse observar as atribuições e enxergar o valor estratégico da posição em aberto no momento de negociar a pretensão salarial do candidato.

Organograma empresarial

Por fim, é válido consultar o organograma da empresa e garantir que a pretensão salarial do candidato não chega a ferir as diretrizes de cargos e salários, por exemplo. Caso a negociação não seja condizente com o que é praticado na organização, é possível que haja certo mal-estar na contratação.

Por que a avaliação da pretensão salarial é importante para a empresa?

Diante disso, fica evidente que essa análise deve ser encarada como um processo essencial para a manutenção da empresa — tanto no que diz respeito à seleção de profissionais qualificados quanto na manutenção da saúde corporativa, seja ela hierárquica ou financeira.

Dessa forma, a importância do processo tem duas frentes distintas, mas complementares:

  • a capacidade de enxergar quais são os limites da negociação, entendendo o comportamento do mercado;
  • a relevância estratégica da vaga no contexto corporativo.

Em determinados contextos, podem haver particularidades que permitam certa flexibilidade na negociação. Há, porém, situações que podem dispensar grandes esforços na discussão sobre a pretensão. É preciso que o gestor de RH consiga identificar e agir sobre cada uma delas.

A segunda, por sua vez, refere-se à manutenção da saúde estrutural e financeira do negócio, assegurando que a contratação — considerando a pretensão salarial aceita e/ou negociada — não abale o organograma da área e não impacte negativamente nas contas corporativas.

Na prática, a pretensão salarial desponta como um fator importante na condução de um processo seletivo sinérgico e produtivo. Afinal, o gestor de RH, em sua nobre missão de fortalecer os recursos humanos da empresa, deve buscar os melhores talentos e adotar as estratégias mais eficientes para atrai-los e retê-los.

O conteúdo foi útil e você deseja continuar aperfeiçoando suas capacidades profissionais? Então, aproveite para conhecer qual é a melhor forma de utilizar o Linkedin Business para alavancar seus processos de recrutamento e seleção.

Você também pode gostar

Share This
Navegação