Desenvolvimento de pessoal

Carreira em W: como fazer o planejamento da carreira dos colaboradores?

04/12/2018

Os grandes gestores já se deram conta do quão relevante é o planejamento de carreira para conquistar talentos de alta performance. Para que essa ferramenta seja usada com sabedoria, é preciso que seja desenvolvida de forma flexível e versátil, como o Plano de Carreira em W propõe.

Muitas empresas focam em etapas preestabelecidas, fazendo com que, no fim, o colaborador tenha que optar entre se especializar em sua área de atuação ou seguir carreira gerencial. Enquanto isso, o Plano de Carreira em W oferece dinamismo ao permitir que o profissional comande uma equipe e atue em sua área técnica ao mesmo tempo.

Neste artigo, vamos ensinar como elaborar o plano de carreira em W e vamos apresentar seus benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Ficou curioso? Então siga a leitura e confira!

Características da carreira em W

Nesse momento você deve estar se perguntando: quais as características da carreira em W que a tornam tão única e a diferenciam do plano de carreira comum?

A grande diferença é que, na carreira em W, o profissional pode atuar em variados setores e funções na empresa, de acordo com seu próprio desejo ou atendendo a alguma demanda da companhia. Já no plano de carreira comum, o colaborador pode atuar somente em seu próprio setor e precisa optar entre a gerência ou a atuação em sua especialidade.

A carreira em W proporciona grande flexibilidade entre os cargos, permitindo que o colaborador aprenda funções variadas, desde as mais simples até as mais complexas. Ele também terá a oportunidade de liderar e a liberdade para organizar sua rotina de modo a investir em seu caminho técnico e gerencial ao mesmo tempo.

Importância do planejamento de carreira

O profissional de hoje já não se contenta mais com a estabilidade e com os benefícios garantidos pela CLT em seu trabalho. Ele almeja crescimento e desenvolvimento constantes em sua carreira.

Por isso, é indispensável que as empresas reconheçam a importância do planejamento de carreira e o elaborem de modo estratégico. Dessa forma, é possível contribuir para a formação de equipes de alta performance, com profissionais engajados, produtivos, confiáveis e criativos.

Logo, a rotatividade e o absenteísmo diminuem, e a companhia consegue consolidar sua cultura organizacional. Ao mesmo tempo, melhora o clima entre os funcionários e possibilita uma atmosfera de companheirismo e auxílio mútuo.

Diferenciais da carreira em W para os colaboradores

O profissional que tiver a oportunidade de se desenvolver na carreira em W, vai conquistar inúmeras vantagens. Uma delas é a visão sistêmica: além de atuar em diferentes setores da organização, ele vai conhecer as oportunidades e os desafios que cada um apresenta.

Além disso, ele vai melhorar seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes (C.H.A). Ou seja, será capaz de se posicionar em mais especialidades, resolvendo uma gama maior de obstáculos e sendo capaz de tomar decisões rápidas e eficientes.

Outro ponto positivo para o colaborador é que ele vai melhorar seus relacionamentos interpessoais e sua inteligência emocional. Consequentemente, vai trabalhar mais motivado, satisfeito e criativo.

Melhor forma de elaborar um plano de carreira em W

Para elaborar um plano de carreira em W, é preciso conhecer os pontos fortes e os pontos de melhoria da empresa. Em seguida, é importante procurar por corporações que já estejam alinhadas nesse modelo de gestão e verificar suas estratégias.

Dessa forma, será possível realizar uma autocrítica e planejar o que pode ser incorporado e aprimorado em sua organização. Além disso, deve-se investir no desenvolvimento de competências dos profissionais, na criação de oportunidades e na determinação de objetivos e metas a serem cumpridas.

Como vimos, a carreira em W é extremamente benéfica tanto para a corporação quanto para os profissionais. Nesse cenário, é primordial que os gestores estejam atentos a esses modelos estratégicos para formar times cada vez mais competentes e para alavancar a competitividade no mercado.

Gostou do nosso artigo? Leia também sobre o que é a gamificação e como a utilizar em seus treinamentos corporativos e amplie seus conhecimentos!

Você também pode gostar

Share This
Navegação