O que é um bom líder? 11 características que são indispensáveis

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Já parou para pensar quais são as características de um bom líder atualmente? Ele é essencial para o desenvolvimento da empresa e o rendimento mais eficiente de qualquer equipe, que vê em quem ocupa o cargo de liderança um exemplo a ser seguido.

Então, é importante conhecer quais os aspectos indispensáveis no perfil dos profissionais desses postos. De toda forma, liderar não significa apenas ser capaz de dar ordens e supervisionar tarefas.

Por isso, vamos apresentar, neste texto, algumas das características essenciais de líderes de sucesso e mostrar qual o papel do RH no desenvolvimento de liderança. Boa leitura!

Qual o papel de um bom líder nas empresas?

Contar com uma liderança de qualidade na empresa pode ajudar na hora de conquistar resultados expressivos e se diferenciar da concorrência. Por meio deles, você consegue ter uma equipe mais engajada e produtiva.

Além disso, melhora o clima organizacional e conta com funcionários dispostos a cooperar para o crescimento da empresa. Portanto, encontrar um bom líder é papel fundamental, o qual deve ser desempenhado pelo RH.

Desse modo, avalie as capacidades dos colaboradores em busca de pessoas aptas a assumir um papel de liderança na empresa. Para isso, investigar as principais características de bons líderes é importante. Veja mais a seguir!

Quais são as características de um líder de sucesso?

Agora que você já sabe qual é a importância de um bom líder para obter bons resultados na empresa, que tal descobrir algumas características importantes para esse papel? A seguir, listamos várias delas. Confira!

1. Entusiasmo sincero

Os líderes devem ser capazes de demonstrar verdadeiro entusiasmo, não só pela missão que move a empresa, mas por todas as tarefas realizadas na rotina do negócio. Isso pode parecer algo secundário, mas os colaboradores são capazes de perceber se quem ocupa o posto de liderança está realmente envolvido com o propósito daquele ambiente de trabalho.

Esse entusiasmo que vai além das aparências ajuda, também, na identificação e na resolução de problemas. Como há empolgação pelo que é feito, há uma busca constante por melhoria, o que torna o trabalho da equipe todo mais eficiente por meio de novas soluções e o aperfeiçoamento dos processos já existentes.

2. Integridade na conduta

Um bom líder deve ser íntegro, não apenas no que diz respeito às relações interpessoais dentro do setor comandado por ele, tratando todos com respeito e consideração. Pessoas em cargos de chefia devem, ainda, primar por uma conduta ética, que sirva de exemplo para os demais subordinados, também em relação ao código de conduta da empresa e demais políticas de controle interno.

Com isso, a liderança ajuda na redução de desvios que comprometem a boa reputação do negócio e podem colocar sua continuidade em risco. Por fim, a integridade que marca o perfil de bons líderes envolve a capacidade de assumir responsabilidades, tomando a frente da situação sempre que for necessário resolver conflitos e demais problemas que aparecem quando se lidera uma equipe.

3. Boas habilidades comunicacionais

Lideranças notáveis precisam ter uma comunicação eficiente, tanto internamente, com os demais colaboradores, quanto externamente, com fornecedores e clientes, por exemplo. Boas práticas comunicacionais envolvem o conteúdo e a forma.

Instruções devem ser sempre dadas de forma clara e respeitosa, sem subestimar a capacidade de nenhum interlocutor. Além disso, conteúdos sensíveis devem ser abordados com cuidado, preservando a privacidade e a individualidade dos envolvidos quando necessário. Ruídos na comunicação podem gerar conflitos, muitas vezes, incontornáveis.

4. Poder de decisão

Tomar decisões, muitas vezes, em momentos críticos, é uma das responsabilidades de quem ocupa postos de chefia. Portanto, é preciso trabalhar a capacidade de fazer isso de forma certeira e responsável, mesmo naquelas horas em que tudo parece estar saindo dos trilhos.

Um ponto-chave dessa capacidade de tomar decisões é sempre ter em mente que os líderes serão responsabilizados quando algo der errado. Ao mesmo tempo, pessoas receosas e com dificuldade de fechar uma posição, quando isso é demandado, podem gerar um efeito negativo sobre a equipe, que se vê diante de alguém que não oferece o respaldo necessário na condução do negócio.

Por outro lado, isso não significa que a capacidade de tomar decisões envolva apenas aqueles momentos de aperto, em que alguém precisa fazer alguma coisa. Líderes de destaque também são capazes de vislumbrar novas perspectivas, agir para implementá-las e se responsabilizar pelas mudanças realizadas.

5. Capacidade de gerar engajamento

Manter uma equipe com alto engajamento é uma das principais formas de obter melhores resultados. Ter um propósito significa, na prática, demonstrar comprometimento, importar-se com o desenvolvimento das tarefas propostas e reconhecer a relevância do trabalho feito.

Logo, colaboradores engajados não fazem nada somente em troca de um salário no final do mês. O que eles desenvolvem tem um sentido importante para eles. Com isso, produzem mais e melhor, e conseguem unir esforços em prol de resultados cada vez prósperos.

Diante disso, um bom líder deve ser capaz de manter altos níveis de engajamento entre todos os membros da equipe sob sua supervisão. Para isso, é importante deixar claro quais são as expectativas sobre cada colaborador e saber como motivar todos eles, para que se sintam desafiados a obter um melhor rendimento.

Essa maneira de gerenciar a equipe deixa a relação entre todos mais transparente e evita a acomodação, muito comum entre funcionários entediados com a rotina atual.

6. Competência gerencial

Nem sempre pessoas ótimas nas suas funções atuais serão líderes de destaque. Esse é um erro comum de muitas empresas, que alçam a postos de liderança pessoas com bom desempenho nos seus cargos atuais, mas que talvez não tenham competência gerencial suficiente para ser um bom líder.

Ou seja, ninguém deve ser posto em uma posição de líder apenas por saber mandar ou por saber fazer muito bem determinado serviço. É por isso, inclusive, que há a diferença entre líder e chefe.

O primeiro seria alguém capaz de inspirar e tirar o melhor de cada pessoa, enquanto o segundo indica uma figura mais centralizadora e menos aberta à participação daquelas que ocupam os cargos abaixo dela.

Por essa razão, muitas vezes, bons líderes contam com habilidades inatas, além daquelas desenvolvidas durante sua formação e consolidação da experiência profissional. Habilidades interpessoais aprimoradas, estabilidade emocional, alta capacidade de motivação, carisma e empatia estão entre os recursos presentes nas pessoas que tendem a chamar a atenção em posições de liderança.

7. Transmissão de conhecimento

Todo líder também deve se preocupar com o aprimoramento constante de cada um dos seus colaboradores, ajudando-os a desenvolver habilidades estratégicas e a adquirir novos conhecimentos. A forma mais comum de fazer isso é por meio de feedbacks.

Para isso, eles devem ser pensados com cuidado e dados de forma individual, o que evita exposição desnecessária e permite um diálogo mais franco entre as partes. No sentido oposto, um bom líder deve estar sempre disposto a ouvir dos seus companheiros de equipe no que ele pode melhorar em sua atuação.

8. Inteligência emocional

Ter inteligência emocional para lidar com situações difíceis no trabalho é cada vez mais importante, ainda mais quando os indivíduos estão em papel de liderança. Isso porque é necessário ter controle sobre as emoções para fazer uma boa gestão, mesmo frente às dificuldades.

Portanto, ao avaliar uma pessoa para assumir papel de liderança na empresa, é relevante ter atenção a esse aspecto. Avalie como cada membro do time lida com as adversidades do dia a dia. Além disso, vale investir em formas de desenvolver essa habilidade também.

9. Capacidade de resolver conflitos

É comum ocorrer conflitos entre as pessoas em um ambiente de trabalho. Porém, é necessário saber como lidar com eles. É essencial que um líder consiga aparar as diferenças e criar união entre os indivíduos.

Isso vai contribuir para que haja mais trabalho em equipe e, assim, a empresa consiga se desenvolver. Portanto, essa é mais uma das características importantes para quem assume papel de liderança.

10. Poder de persuasão

Outro ponto essencial que um líder de sucesso tem é o poder de persuasão. Afinal, para lidar com pessoas e conseguir obter o potencial máximo delas, é preciso persuadi-las e mostrar confiança.

Assim, consegue colaboradores produtivos, capazes de superar os desafios encontrados no dia a dia e também a colaborar com o crescimento da companhia. Desse modo, pessoas que são boas em liderar vão apresentar essa aptidão também.

11. Atenção quanto às tendências

Ter atenção às novidades e entender como elas se encaixam no contexto de trabalho também é um ponto importante para ser um líder de sucesso. Por exemplo, é possível que haja inovações que facilitam o trabalho dos colaboradores e, consequentemente, aumentam a produtividade e satisfação.

Para descobrir tais soluções, é preciso atentar ao que está surgindo no mercado. Portanto, para ser um líder de sucesso, é fundamental acompanhar as tendências da profissão e como aplicá-las na empresa.

Como desenvolver essas características?

Ter as características de um bom líder é importante, seja para encontrar as pessoas certas para a empresa, seja para desenvolver tais aptidões. Nesse segundo sentido, é importante investir em aprendizado contínuo. Além disso, observar as tendências, as necessidades da empresa, os pontos fracos e fortes que você tem pode ajudar no desenvolvimento das características de sucesso que a liderança precisa.

Um bom líder com essas características não surge do dia para a noite e nem mesmo resolve todos os problemas de um negócio. Ainda assim, profissionais com esse gabarito devem estar presentes dentro de empresas que buscam prosperar.

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