Benefícios para colaboradores: entenda o que é obrigatório e opcional

beneficios-para-colaboradores-entenda-o-que-é-obrigatorio

Todo gestor de Recursos Humanos entende como os benefícios para colaboradores trazem vantagens para a empresa. Além de deixarem as vagas de trabalho mais atrativas que as dos concorrentes, ainda promovem o aumento da produtividade das equipes.

Mas é preciso saber quais benefícios são direitos dos trabalhadores, assegurados pelas leis trabalhistas. Outros, por outro lado, podem ser oferecidos de forma estratégica. Se você tem dúvidas sobre esse tema, aproveite este artigo. Nele, vamos esclarecer os principais tópicos:

A obrigatoriedade de benefícios para colaboradores

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) especifica que alguns benefícios para colaboradores devem ser oferecidos pelas empresas. Dependendo do benefício, pode acarretar descontos para quem os recebe, enquanto outros podem até ser recusados. Você sabe quais são eles?

FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma contribuição de 8% do valor do salário do trabalhador, que não tem acesso imediato ao benefício. Só pode ser sacado mediante demissão sem justa causa ou em situações definidas pela lei.

Férias

A cada 12 meses trabalhados o colaborador terá direito a um descanso de 30 dias com a remuneração normal acrescida de 1/3 de seu salário. Se ocorrer o desligamento do colaborador antes dos 12 meses ou se já tiver usufruído das férias, o benefício é acrescido no valor da rescisão, ainda que proporcionalmente.

Décimo terceiro salário

Sempre nos dois últimos meses do ano, o trabalhador ganha um salário extra — conhecido por 13º salário. Ele é proporcional aos meses trabalhados naquele ano.

Adicional noturno

O adicional noturno é destinado apenas para os trabalhadores que exerçam suas atividades entre 22 horas e 5 horas. Trata-se de um valor acrescido ao salário-base.

Vale-transporte

Benefício de oferta obrigatória: ou seja, se o colaborador vai trabalhar de carro, carona ou mora muito perto do trabalho, ele pode optar por não receber esse benefício. Se escolher receber o vale-transporte, terá o desconto de até 6% do valor de seu salário. Se você possui dúvidas sobre como contratar este benefício para sua empresa, clique aqui.

Os benefícios para uso estratégico

Os benefícios para colaboradores que podem ser usados de forma estratégica são aqueles que não são obrigatórios por lei, mas que surtem efeito benéfico em diferentes aspectos, como a retenção de talentos.

É preciso entender que esses benefícios são tão importantes quanto aumentos de salário na motivação dos colaboradores.

Outra questão que deve ser lembrada é que esses benefícios podem ser oferecidos de forma integral, mas são de uso opcional de cada trabalhador, principalmente se descontos no salário forem necessários.

Vale-alimentação ou refeição

Uma empresa só é obrigada a oferecer alimentação quando tiver mais de 300 pessoas contratadas em seu quadro de colaboradores.

Fora isso, o fornecimento de vale-alimentação ou vale-refeição é opcional e sem valor mínimo definido. Trata-se de um benefício muito interessante para empresas cujos trabalhadores cumpram carga horária superior a seis horas diárias.

Assistência médica

Entre os benefícios para colaboradores, a assistência médica é a oferta mais estratégica. Isso porque quando o trabalhador está zelando pela saúde, certamente a empresa terá índices menores de absenteísmo — principalmente quando há ações de prevenção.

Plano odontológico

A disponibilização de plano odontológico é uma solução também atraente para os profissionais. Além disso, oferece o benefício estratégico similar ao da assistência médica. O principal ponto é que significa uma segurança a mais para o colaborador, já que os gastos fora dos planos com dentistas costumam ser elevados.

Vale-cultura

Geralmente oferecido por grandes empresas, o vale-cultura exige um formato tributário específico para fornecer até 50 reais mensais para os trabalhadores. Eles podem comprar produtos ou serviços culturais no país. O valor repassado é abatido dos impostos pagos pela empresa.

Bolsa de estudos

O benefício que traz maior resultado, em conjunto com a assistência médica, é o investimento no desenvolvimento técnico e profissional do colaborador. Além de agregar qualidade ao trabalho da equipe, oferecer bolsas de estudos promove a gratidão pela empresa.

Existem muitos outros, como o auxílio-creche, premiações através de cartões-presente e o programa de parceiros. Por isso, abordamos apenas os principais e mais conhecidos benefícios para colaboradores. Mas já dá para perceber que ofertar não apenas os que são obrigatórios é um excelente atrativo de talentos e também uma forma de redução do turnover da sua empresa.

Quer aprofundar os seus conhecimentos no assunto? Baixe o nosso e-book Guia do Benefício e aprenda a entender a demanda dos colaboradores e a escolher benefícios extras que são ofertados em sua empresa!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos