Benefícios corporativos: tudo o que você precisa saber sobre o tema

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Benefícios corporativos são vantagens oferecidas pelas empresas como uma forma de auxílio e complemento ao salário regular dos colaboradores. Também conhecidos como benefícios empresariais, eles são considerados como um tipo de remuneração extra concedida indiretamente aos funcionários, por meio de recursos de cunho econômico-social.

Em síntese, há duas classificações referentes a tais bônus: os de caráter obrigatório e não obrigatório. A primeira categoria diz respeito a uma lista de direitos trabalhistas que as empresas, obrigatoriamente, devem conceder aos seus colaboradores. Já a segunda trata dos planos corporativos utilizados para valorizar e premiar o funcionário.

Mas, afinal, você conhece cada um desses benefícios? Sabe qual é a importância e as vantagens de oferecê-los aos trabalhadores? O que a legislação prevê a respeito do tema? Como montar um bom plano de benefícios e de que maneira fazer a gestão correta deles? Se você tem interesse em obter respostas para essas questões, então está no lugar certo!

Ao longo do artigo, você encontrará um guia completo com todas as informações sobre os benefícios corporativos. Elas estão distribuídas nos seguintes tópicos:

  1. O que são benefícios corporativos?
  2. Para que servem?
  3. Como funcionam?
  4. O que diz a legislação sobre eles?
  5. Quais são obrigatórios?
  6. Quais são opcionais?
  7. Qual é a importância deles?
  8. Como montar um plano de benefícios para a sua empresa?
  9. Como ter uma boa gestão de benefícios?

Leia cada item com bastante atenção e descubra tudo sobre o tema. Boa leitura!

1. O que são benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos são vantagens que as empresas oferecem aos seus colaboradores como uma espécie de complemento à remuneração mensal. Conforme vimos, eles também são conhecidos no mercado como benefícios empresariais, materializados a partir de bonificações consideradas indiretas, ou seja, que constituem recursos financeiros entregues não na forma de dinheiro.

Além disso, é importante entender que esses formatos de remuneração extra são divididos em obrigatórios e não obrigatórios.

Exemplos do primeiro grupo são os direitos concedidos legalmente ao colaborador, como vale-transporte, férias remuneradas e 13º salário. No segundo grupo encontramos benefícios secundários, descritos como opcionais, como vale-alimentação ou refeição, plano de saúde e odontológico, auxílio-creche, participação de lucros etc.

Se formos analisar a semântica da expressão, encontraremos explicações precisas que vão ao encontro da aplicação do termo no universo empresarial. Segundo o dicionário Michaelis, a palavra “benefício” significa:

  • ato ou efeito de fazer o bem; prestação de serviço a outrem; auxílio, favor;
  • graça, mercê, privilégio, honra, provento ou vantagem concedidos a alguém; direito, proveito.

A explanação gramatical é certeira e nos leva direto ao centro da questão. Quando incorporado à qualidade (adjetivo) de corporativo — ou seja, parte de um sistema de corporação, de empresa —, a palavra benefício abrange as vantagens (ou direitos) trabalhistas conquistadas historicamente, bem como as bonificações concedidas pelas empresas como formas de recompensa, valorização e estratégia de retenção.

No decorrer do texto, veremos mais sobre as categorias de benefícios corporativos aqui citadas e detalharemos cada um dos seus bônus existentes atualmente no mercado.

2. Para que servem?

Em linhas gerais, podemos dizer que os benefícios corporativos servem para diferentes finalidades. Vejamos: do ponto de vista da empresa, alguns deles são institucionalizados legalmente pelo Estado e devem ser concedidos para o bom funcionamento da organização em compliance com a legislação, enquanto outros atuam como instrumentos de valorização dos colaboradores.

Além do mais, os benefícios empresariais são utilizados para atrair e reter em seu quadro os profissionais mais talentosos, qualificados e eficientes do mercado. Trata-se de estratégias para manter essas pessoas na empresa, evitar perdas para os concorrentes e diminuir o índice de turnover.

Tais bonificações também são enxergadas pelos gestores como meios de motivar coletiva e individualmente os trabalhadores. O pensamento lógico relativo ao sistema organizacional nos mostra que o clima, isto é, a qualidade do ambiente e das condições de trabalho, consiste em um fator importantíssimo para o aumento da produtividade das equipes.

Dessa forma, a gestão de benefícios é essencial para atrair e manter os melhores profissionais, para valorizar os colaboradores, para criar um clima organizacional favorável e para aumentar a produtividade das equipes.

3. Como funcionam?

Pela sua experiência, você já deve saber que o plano de benefícios funciona como uma prática de concessão de diferentes vantagens voltadas para o campo econômico-social dos colaboradores. Ou seja, os bônus empresariais ofertados pelas empresas complementam a remuneração mensal dos funcionários, auxiliando nas despesas essenciais e no investimento em qualidade de vida.

Portanto, sem perder tempo tentando explicar o óbvio, convém explorarmos o funcionamento dos tipos de benefícios empresariais que a maioria esmagadora das empresas ainda não oferece. Quem sabe esses formatos inovadores de valorizar os funcionários não traga insights importantes para você, não é?

Existem benefícios que vão muito além da ideia dos recursos materiais e financeiros. Promover ações internas que deixem o ambiente de trabalho mais atrativo e leve também consiste em uma espécie de vantagem empresarial para o trabalhador.

Exemplos desses tipos de vantagens são:

  • comemoração de aniversários;
  • salas de jogos e relaxamento;
  • eventos corporativos;
  • feedbacks;
  • horários flexíveis;
  • home office;
  • entre outros.

Enfim, os benefícios também funcionam como práticas para melhorar o clima organizacional e transformar a cultura da empresa em uma plataforma mais atrativa.

Afinal, não tem nada melhor do que se sentir bem no lugar em que passamos a maior parte do dia, não é verdade?

Um estudo realizado pelos pesquisadores Daniele de Oliveira, Roberto Carvalho e Adriano Rosa, da Fatec de Guaratinguetá/SP, mostra que o clima organizacional é um dos fatores que compõem o grau de satisfação do trabalhador.

Isso porque o ambiente de trabalho e a sua atmosfera, somados aos relacionamentos interpessoais, ao reconhecimento dos superiores e ao bem-estar dos colaboradores formam um conjunto de fatores essenciais para um melhor desempenho dos funcionários.

4. O que diz a legislação sobre eles?

Após a Reforma Trabalhista, os benefícios corporativos se tornaram mais um enorme atrativo aos olhos do colaborador — desde o candidato a uma vaga até o mais antigo “de casa”. É preciso dizer que eles também são um cumprimento legal que as empresas devem seguir. Isto é: alguns deles são regulamentados por lei.

Os que não são dispostos pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), por sua vez, trazem um grande incentivo para os colaboradores, podendo impactar em sua produtividade e alcance de resultados, trazendo o sucesso corporativo tão almejado pelas empresas.

Veremos, no próximo tópico, quais são os benefícios previstos pela legislação.

5. Quais são obrigatórios?

Antes de mais nada, é importante destacar que os benefícios obrigatórios são garantidos por lei e interpretados juridicamente como direitos trabalhistas. Os direitos do trabalhador estão previstos na CLT e não podem ser violados nem considerados como vantagens extras. Alguns exemplos muito conhecidos são o direito a férias e o 13º salário.

Vale-transporte

Outro benefício considerado como corporativo e obrigatório é o vale-transporte. Assim como os outros benefícios corporativos, ele reflete na qualidade de vida e no rendimento do colaborador.

Sua importância é enorme na escolha de um profissional por atuar em uma empresa, considerando que esse benefício é o responsável por garantir o deslocamento até o local de trabalho.

Por esses e outros motivos, o benefício — previsto na Lei 7418 de 1985 e considerado facultativo até então — tornou-se obrigatório por meio de uma modificação trazida pela Lei 7.619 de 1987.

Outros benefícios empresariais obrigatórios

É importante observar que as convenções coletivas também podem trazer alguns benefícios obrigatórios para o colaborador, como é o caso do auxílio-creche. Este é previsto no artigo 389, §1º da CLT e é obrigatório em empresas com mais de 30 colaboradoras, que não tenham um espaço ideal para que estas deixem os seus pequenos durante o horário de trabalho.

Outros benefícios corporativos são as férias remuneradas e o 13º salário, como dissemos.

6. Quais são opcionais?

Os benefícios opcionais vão além da legislação trabalhista e são fundamentais para que os colaboradores se sintam reconhecidos e motivados a desempenhar o melhor em suas funções.

Apesar de não serem obrigatórios por lei, alguns desses benefícios já são, culturalmente, comuns ao trabalhador brasileiro.

Temos como exemplo:

  • vale-refeição: um dos benefícios mais visados, inclusive no momento de o profissional buscar uma vaga no mercado de trabalho. Possibilita que o colaborador se alimente com qualidade em seu horário de almoço, escolhendo o estabelecimento no qual deseja realizar a sua refeição;
  • vale-alimentação: consiste num benefício que substitui a cesta básica. Com ele, o colaborador pode realizar a compra de alimentos para ele e sua família em supermercados;
  • assistência médica: sabendo das dificuldades pelas quais o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta, o colaborador enxerga uma enorme necessidade em usufruir de um plano de saúde oferecido pela empresa, que é um dos benefícios empresariais mais desejados. O grande diferencial é que há, para o colaborador, a possibilidade de estender esse benefício corporativo para os seus dependentes;
  • assistência odontológica: podendo ser adquirido em conjunto com a assistência médica, o plano odontológico é um benefício muito interessante para o colaborador, considerando que os tratamentos dentários ainda são de alto custo no país;
  • bolsas de estudos: algumas empresas, por meio de parcerias, conseguem oferecer ao colaborador, parcial ou integralmente, bolsas de estudos para universidades, cursos de idiomas ou profissionalizantes. Isso possibilita o aprimoramento do colaborador, trazendo uma expansão do conhecimento e um melhor desempenho em atividades específicas da empresa;
  • vale-combustível: é muito oferecido quando o colaborador atua de forma externa, como representante ou consultor. Com esse benefício, não há a necessidade de se reembolsar o valor gasto na realização de atividades de interesse da empresa;
  • vale-presente: trata-se de uma excelente opção para reconhecer e valorizar os colaboradores, bem como clientes, fornecedores e parceiros. O benefício consiste em um cartão pré-pago muito simples de usar e pode servir como prêmio para reconhecer talentos etc.

7. Qual é a importância deles?

O plano de benefícios tem sido um grande diferencial das empresas que buscam se destacar. Além disso, ele funciona como um conjunto de recursos voltado para atrair e manter os melhores profissionais do mercado, diminuindo os índices de turnover que atrapalham a produtividade das equipes e aumentam os gastos com encargos e processos seletivos.

Os fatores destacados são relevantes sob a ótica financeira, considerando o contexto de crise econômica que o país enfrenta já há algum tempo. Nesse sentido, os benefícios empresariais ajudam a organização se manter mais saudável, rentável, sustentável e escalável no plano financeiro.

Mas não é só isso. Vejamos, a seguir, a real importância de as empresas investirem em uma política de benefícios aos seus colaboradores.

Motivação dos colaboradores

O primeiro ponto a se destacar tem a ver com a motivação dos colaboradores, que são o principal ativo de qualquer empresa. Eles são, na verdade, os atores principais dos processos internos, pois executam as funções inerentes ao funcionamento do negócio.

A concessão de benefícios corporativos, portanto, é um fator motivacional muito importante. Auxiliar o funcionário a arcar com suas despesas básicas e a investir em seu próprio bem-estar social, desportivo e cultural, representa uma preocupação e valorização por parte da empresa que é difícil medir.

Melhora no clima organizacional

Com funcionários mais motivados e a cultura empresarial desenvolvida em prol do bem-estar das equipes, naturalmente o clima organizacional da empresa tende a melhorar de maneira considerável.

Como já observamos, o ambiente de trabalho é um fator essencial para a produtividade dos times da organização. Basicamente, ele envolve os relacionamentos interpessoais dos colaboradores, a política de feedback e reconhecimento por parte dos supervisores e o bem-estar de cada funcionário.

Bem-estar e qualidade de vida aos funcionários

Os benefícios corporativos, tanto os obrigatórios quanto os opcionais, contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, uma vez que investem em alimentação, relaxamento, cultura, esporte, qualificação e em boas práticas de gestão.

Percebe-se que muitas empresas têm entendido essa dinâmica e investido em bonificações diferenciadas, conforme vimos nos tópicos anteriores. Trata-se de estratégias para melhorar os resultados de uma forma geral.

Redução do turnover

Turnover significa rotatividade de funcionários e tem sido um calcanhar de Aquiles do setor de Recursos Humanos (RH). Uma das consequências do plano de vantagens empresariais é a redução dos índices de desligamentos e contratações dentro de uma corporação.

Ou seja, à medida que a empresa oferece benefícios corporativos diferenciados, a tendência é que os colaboradores fiquem mais satisfeitos com as suas colocações e que os fluxos de entradas e saídas diminuam drasticamente.

Isso é importante por dois motivos principais: para economizar com a realização de processos seletivos, bem como para evitar que as equipes se desfalquem e tenham o seu desempenho prejudicado.

Equipes mais satisfeitas

Quando os funcionários estão motivados no plano individual, a satisfação coletiva é quase como uma consequência lógica desse processo no contexto corporativo. Tal satisfação, aliás, influencia de uma forma expressiva nos processos internos.

Já reparou como uma pessoa desmotivada tem força para contaminar o ambiente? Isso dificilmente ocorre em empresas que oferecem benefícios diferenciados aos seus funcionários e uma cultura organizacional que valorize as relações de trabalho.

Atração e retenção de talentos

Talvez um dos fatores mais importantes que os benefícios corporativos conferem às empresas seja a atração e retenção dos melhores talentos disponíveis no mercado. São essas pessoas altamente eficientes e inovadoras que fazem o negócio crescer. Quando se sentem valorizadas, além de trabalharem melhor, elas permanecem no quadro de funcionários por muito mais tempo.

Afinal, quem não se sente atraído por uma organização que conta com uma lista de vantagens especiais, não é mesmo? Portanto, podemos dizer que apostar em benefícios significa investir no crescimento do próprio negócio.

Valorização dos times

Diante de tais informações, o mais adequado é considerar a política de benefícios como investimento, e não gasto. Isso porque eles valorizam o principal ativo das organizações: as equipes, que por sua vez são formadas por quem? Por colaboradores, pessoas vinculadas ao negócio.

Para uma empresa, valorizar os funcionários representa o mesmo que valorizar a si própria. Por isso, os benefícios são tão importantes.

Aumento na produtividade

Nesse sentido, para finalizarmos esta parte, é correto entender que os bônus ofertados pelas empresas aos seus colaboradores favorecem o aumento da produtividade de um modo geral.

Por quais motivos? Por motivarem as equipes, melhorarem o clima organizacional, diminuírem a rotatividade, valorizarem os times e manterem os melhores talentos em seus departamentos.

8. Como montar um plano de benefícios para a sua empresa?

Elaborar um pacote de benefícios não é uma tarefa fácil, pois envolve uma série de fatores que você precisa considerar e analisar. Há, contudo, algo que precisa estar no centro de suas intenções: atrair e reter funcionários, bem como aumentar a motivação e a produtividade deles.

Tais objetivos devem guiar todo o processo de elaboração do plano de vantagens extras, a fim de buscar a plena satisfação dos colaboradores. Mas como fazer isso? É a pergunta que você deve estar fazendo agora. Abaixo, indicamos algumas boas práticas que podem trazer luz a esse desafio.

Faça um levantamento do perfil dos colaboradores

Se você pretende implementar ou atualizar um plano de pacotes em uma empresa já estruturada, o primeiro passo é fazer um levantamento de dados com o objetivo de traçar um perfil dos colaboradores.

Dessa forma, será possível identificar e compreender os pontos positivos e negativos da organização segundo os funcionários, assim como descobrir o que mais eles desejam e esperam.

Garanta os benefícios obrigatórios em primeiro lugar

O segundo passo é garantir os benefícios obrigatórios que a sua empresa já oferece, em conformidade com a CLT. Não é razoável tentar implementar coisas novas se o básico é insuficiente.

Ou seja, revise como estão sendo geridos e oferecidos os benefícios legais antes de considerar um plano novo de bonificações.

Invista em vantagens extras (e diferenciadas)

Outro passo importante é investir em vantagens extras e diferenciadas aos colaboradores. Elas são imprescindíveis para os processos de atração, retenção e satisfação dos funcionários. Destaque-se da concorrência e invista em sua empresa.

Avalie os custos e os benefícios

Antes de qualquer tomada de decisão, avalie a relação de custo-efetividade e custo-benefício das mudanças visadas. Por lógica, no curto prazo, o investimento em benefícios corporativos elevará os gastos da empresa.

No entanto, a médio e longo prazo, os resultados tendem a reverter o jogo e escancarar as vantagens da ação. De qualquer forma, é preciso colocar tudo no papel, fazer as projeções e decidir com base em dados reais.

Considere a terceirização da gestão dos benefícios

Uma das formas mais fáceis, rápidas e eficientes é terceirizar a gestão dos benefícios corporativos. Se esse for o seu objetivo, o que não faltam são opções no mercado. Entre elas está a VB, cujo portfólio conta com as melhores soluções para empresas de diferentes portes e segmentos, desenvolvidas ao longo de 20 anos de estrada.

9. Como ter uma boa gestão de benefícios?

Existem diferentes formas de manter uma boa gestão de benefícios corporativos dentro de uma empresa. Resumidamente, podemos destacar duas maneiras principais: desenvolvendo boas práticas de gestão ou contratando uma empresa terceirizada para executar tal tarefa.

A primeira opção requer uma série de procedimentos e cuidados, os quais não conseguiremos abordar em sua totalidade neste artigo.

Em linhas gerais, para conservar uma boa gestão de vantagens empresariais, é necessário contar com uma excelente equipe, aprimorar constantemente a cultura organizacional da empresa, investir em ações eficientes para comunicar os benefícios oferecidos e fazer uma avaliação técnica e periódica acerca dos resultados que essa política vem gerando.

A segunda alternativa consiste em fazer parceria com uma empresa especializada em gestão de benefícios e, de igual modo, acompanhar e analisar os resultados. Nessa perspectiva, há mais facilidade, segurança, eficiência e rapidez na implementação na política de benefícios.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo sobre benefícios corporativos e, principalmente, que tenha entendido o que são benefícios empresariais, seus objetivos e suas funcionalidades. Além disso, nosso desejo é que você tenha compreendido as questões tratadas pela legislação e a importância dessas vantagens extras tanto para as empresas quanto para os funcionários, para que tome as melhores decisões.

Se você está com dificuldade em atrair e reter colaboradores e sente que eles estão desmotivados, baixe agora mesmo o nosso e-book “Guia dos Benefícios: saiba como escolher as opções ideais para os seus colaboradores” e confira as nossas dicas!

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