Avaliação de clima organizacional: saiba como fazer

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Você já parou para analisar a importância de executar, periodicamente, a avaliação de clima organizacional em sua empresa? Somente com ela você gerará um banco de informações sobre, por exemplo, a satisfação (e insatisfação!) de seus funcionários, seus relacionamentos, sua motivação e rotatividade, além de identificar os aspectos positivos e negativos da organização.

Essa ferramenta de planejamento estratégico é importante para poder criar um plano de ação eficaz, garantindo a motivação de seus funcionários e a produtividade da equipe. Mas, se você não tem ideia de como fazer essa avaliação, nós vamos ajudá-lo com alguns passos. Confira!

O que é uma avaliação de clima organizacional?

A avaliação de clima organizacional é uma ferramenta muito útil, que pode ser utilizada pelo departamento de Recursos Humanos com a intenção de medir a satisfação dos colaboradores com relação ao cotidiano de trabalho. Além disso, ajuda no monitoramento e na identificação de pontos fortes e fracos.

Em geral, ela é feita com o uso de um questionário, distribuído entre os membros da equipe, a fim de que apresentem seus sentimentos quanto ao ambiente de trabalho. Também é possível usar recursos digitais a fim de agilizar as respostas e ter mais facilidade.

Portanto, caso você deseje entender mais sobre como seus colaboradores se sentem com o clima da empresa e queira encontrar possíveis melhorias, vale a pena utilizar esse instrumento.

Como fazer uma avaliação de clima organizacional?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a avaliação de clima organizacional, que tal aprender algumas dicas de como colocá-la em prática? Com a intenção de ajudá-lo, separamos várias boas ações. Continue lendo e confira!

Crie um planejamento estratégico

Se bem planejada, a pesquisa será uma grande ferramenta de gestão estratégica. Dessa forma, coloque no papel todos os pontos que você precisa avaliar, criando uma metodologia.

Existem muitos aspectos que podem ser considerados em uma pesquisa de clima organizacional, por isso, a melhor dica para que a sua seja um sucesso é ter em mente quais são os objetivos de cada ponto, para não deixar o questionário com muitas perguntas soltas ou sem foco.

Listamos alguns exemplos:

  • limpeza e organização geral do ambiente;
  • relacionamento interpessoal e com a administração;
  • satisfação e motivação;
  • benefícios da empresa;
  • estabilidade e recursos para o funcionário crescer na empresa;
  • pontos fortes e sugestões de melhoria nos setores;
  • estado emocional (se o funcionário se sente valorizado, tem orgulho de seu trabalho, se sente que é importante para a empresa).

Aplique a pesquisa

Prepare os funcionários para que eles respondam às pesquisas de forma sincera. Com antecedência, divulgue internamente que a pesquisa será realizada, quais são os seus objetivos e a real importância de o funcionário participar dela.

Se ele estiver bem informado, será mais fácil colocar as suas ideias e respostas no papel. O ideal é realizar a pesquisa de forma anônima, pois ele sentirá que tem liberdade de expressão.

Faça a tabulação dos dados

Com o objetivo de facilitar a sua vida na hora da tabulação, uma dica é usar os Formulários de Pesquisa do Google, criando uma pesquisa online. O melhor de tudo é que você não perderá horas tabulando, porque a plataforma fornecerá os dados prontos.

Assim que estiver com os dados em mãos, é necessário fazer uma análise crítica de cada questão, avaliando com calma cada sugestão e opinião apresentadas.

Elabore um bom plano de ação

De nada adianta aplicar a pesquisa se ela não gerar um bom plano de ação. Os funcionários esperarão mudanças ou, pelo menos, um feedback por parte dos gestores. Então, facilite a comunicação com uma reunião ou crie uma forma de divulgar os resultados internamente.

Se o resultado da pesquisa mostrou que 98% dos funcionários estão insatisfeitos com o vale-refeição, por exemplo, uma ação interessante seria aumentar em X% o vale. Se indicou que 80% não se relaciona bem com os colegas, uma boa alternativa, com a intenção de reverter esse quadro, seria criar atividades que desenvolvam o relacionamento, como café da manhã, ginástica laboral, jogos etc.

Faça uma análise das estratégias adotadas

Após elaborar a pesquisa de avaliação de clima organizacional, aplicá-la, realizar a sua tabulação e adotar ações estratégicas, você vai precisar saber se sua ação realmente deu resultados.

Invista em indicadores de desempenho e aplique a mesma pesquisa, pelo menos, 6 meses após a primeira, para saber se suas estratégias deram certo ou se ainda é necessário fazer algum ajuste.

Por que é importante realizar esse tipo de avaliação na empresa?

Por meio da avaliação do clima organizacional, é possível otimizar vários pontos e trazer diversos benefícios para a sua empresa. Quer saber quais são eles? Confira a seguir!

Otimização da comunicação

Uma das vantagens de fazer uma avaliação de clima organizacional é a possibilidade de ter uma comunicação mais clara e transparente com a equipe. Com isso, você tem mais informações sobre os pontos de melhoria.

Dessa forma, é possível adotar ações que melhorem o cotidiano de trabalho e, consequentemente, otimizem sua relação com todos no dia a dia. Assim, as chances de obter sucesso são altas.

Identificação dos pontos de melhoria

Com a melhora na comunicação, identificar os pontos nos quais sua empresa está falhando fica mais fácil. Para isso, é importante ter atenção aos feedbacks oferecidos. De nada adianta os colaboradores apontarem os erros e serem ignorados.

Portanto, tenha atenção aos detalhes e faça planos para implementar o que é possível. Com isso, você oferece um ambiente de trabalho mais agradável e melhora diversos aspectos no negócio.

Aumento da motivação

Um dos fatores que apresentam melhora é o engajamento do time. Os colaboradores precisam sentir que as opiniões que dão são ouvidas e que aquilo que apontam para melhorar o ambiente de trabalho é atendido.

Isso vai gerar melhores resultados com as avaliações aplicadas, além de proporcionar motivação nos funcionários, que tendem a trabalhar com mais afinco e, assim, a elevar a produtividade.

Redução da rotatividade

Uma rotatividade alta pode elevar os custos da empresa. Por isso, é importante investir em meios de diminuir esse fator. Nesse sentido, a avaliação de clima organizacional pode ajudar, dado que, por meio dela, fica fácil encontrar pontos fracos e fortalecê-los para aumentar a satisfação dos colaboradores.

Portanto, não deixe de observar os questionários e de ficar atento aos feedbacks que os funcionários ofereceram. Pense em estratégias que ajudem no aumento da satisfação e nos pontos de melhoria apresentados por meio da avaliação de clima organizacional. Assim, você consegue aproveitar todas as vantagens desse instrumento.

Agora que você já sabe como fazer a avaliação de clima organizacional, para continuar por dentro das nossas dicas e novidades, confira nosso site!

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