Você já parou para analisar a importância de executar, periodicamente, a avaliação de clima organizacional em sua empresa?

Somente com ela você gerará um banco de informações sobre, por exemplo, a satisfação (e insatisfação!) de seus funcionários, seus relacionamentos e sua motivação, rotatividade e identificar os aspectos positivos e negativos da organização.

Essa ferramenta de planejamento estratégico é importante para poder criar um plano de ação eficaz, garantindo a motivação de seus funcionários e a produtividade da equipe. Mas, se você não tem ideia de como fazer essa avaliação, nós vamos ajudá-lo com 5 passos. Confira!

Crie um planejamento estratégico

Se bem planejada, a pesquisa será uma grande ferramenta de gestão estratégica. Dessa forma, coloque no papel todos os pontos em que você precisa avaliar, criando uma metodologia.

Existem muitos aspectos que podem ser considerados em uma pesquisa de clima organizacional, por isso, a melhor dica para a sua seja um sucesso é ter em mente quais são os objetivos de cada questão, para não deixar o questionário com muitas perguntas soltas ou sem foco.

Listamos alguns exemplos:

  • limpeza e organização geral do ambiente;

  • relacionamento interpessoal e com a administração;

  • satisfação e motivação;

  • benefícios da empresa;

  • estabilidade e recursos para o funcionário crescer na empresa;

  • pontos fortes e sugestões de melhoria nos setores;

  • estado emocional (se ele se sente valorizado, tem orgulho de seu trabalho, se sente que é importante para a empresa).

Aplique a pesquisa

Prepare os funcionários para que eles respondam as pesquisas de forma sincera. Com antecedência, divulgue internamente que será realizado a pesquisa, quais são os seus objetivos e a real importância de o funcionário participar.

Se ele estiver bem informado, será mais fácil a sua preparação na hora de colocar as suas ideias e respostas no papel. O ideal é realizar a pesquisa de forma anônima, pois ele sentirá que possui liberdade de expressão.

Faça a tabulação dos dados

Para facilitar a sua vida na hora da tabulação, uma dica é criar os Formulários de Pesquisa do Google, criando uma pesquisa online. O melhor de tudo é que você não perderá horas a tabulando, porque a plataforma fornecerá os dados prontos.

Assim que estiver com os dados em mãos, é necessário fazer uma análise crítica de cada questão, avaliando com calma cada sugestão e opinião apresentada.

Elabore um bom plano de ação

De nada adianta você aplicar a pesquisa se ela não gerar um bom plano de ação. Os funcionários esperarão mudanças ou, pelo menos, um feedback por parte dos gestores. Então, facilite a comunicação com uma reunião ou criando uma forma de divulgar os resultados internamente.

Se o resultado da pesquisa deu que 98% dos funcionários estão insatisfeitos com o vale-refeição, por exemplo, uma ação interessante seria aumentar em X% o vale. Se resultou que 80% não se relaciona bem com os colegas, uma boa alternativa para reverter a situação seria criar atividades que desenvolvam o relacionamento, como café da manhã, ginástica laboral, jogos etc.

Faça uma análise das estratégias adotadas

Depois de elaborar a pesquisa de avaliação de clima organizacional, aplicá-la, realizar a sua tabulação e adotar suas ações estratégicas, você vai precisar saber se sua ação realmente deu resultados.

Invista em indicadores de desempenho e aplique a mesma pesquisa, pelo menos, 6 meses após a primeira, para saber se suas estratégias deram certo ou se ainda é necessário fazer algum ajuste.

Agora que você já sabe como fazer a avaliação de clima organizacional, para continuar por dentro das nossas dicas e novidades, siga-nos no Linkedin e Facebook!