O que é auxílio home office e como implementar esse benefício?

Sem Parar: O que é auxílio home office e como implementar esse benefício?

Antes restrito a poucos, hoje o trabalho home office é bastante disseminado, muito por conta das adaptações exigidas pela pandemia de Covid-19, iniciada em 2020. Inclusive, já não é raro se deparar com vagas cujas atividades são desenvolvidas de forma 100% remota.

Ainda assim, esse tipo de trabalho gera várias questões. Isso inclui dúvidas sobre como bancar os custos com energia, internet e outros itens necessários para que o trabalho seja feito. Por isso, muitas empresas passaram a oferecer o chamado auxílio home office aos colaboradores. Para saber mais sobre esse benefício e como implementá-lo, continue a leitura.

O que é o auxílio home office?

Em linhas gerais, o auxílio home office, também conhecido como ajuda de custo, tem como objetivo financiar parte das despesas que o colaborador passa a ter a partir do momento em que começa a trabalhar de casa.

Enquanto ele usava a estrutura da empresa, os gastos com internet, energia, entre outros, eram custeados pelo negócio. Com o trabalho remoto, todos eles passam a ser responsabilidade do funcionário.

Além disso, em muitos casos, a transição para o home office exige uma série de adaptações. O objetivo é dar o conforto e a ergonomia adequada para que a jornada de trabalho transcorra da melhor forma possível.

É normal que quem, até então, nunca tenha trabalhado em casa, não disponha de mesas e cadeiras adequadas ou periféricos (teclados, microfones, fones de ouvido etc.) com as especificações mínimas para um bom desempenho no trabalho.

Com isso, o auxílio home office garante que o funcionário não precise arcar do próprio bolso com custos que antes eram da empresa. Além disso, permite que ele tenha acesso a uma infraestrutura de acordo com suas necessidades, evitando prejuízos à produtividade.

A legislação diz algo sobre ele?

A atual legislação não menciona, de forma específica, o home office. Na reforma trabalhista de 2017, o exercício do trabalho fora das dependências do empregador, com o auxílio da tecnologia, é denominado como teletrabalho.

Na mesma lei, há determinação clara de que a responsabilidade de aquisição e manutenção da estrutura adequada para o teletrabalho deve ser definida por meio de contrato escrito entre as partes.

Além disso, o artigo 2º da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) é bem clara no ponto em que menciona que o empregador tem a obrigação de arcar com as despesas do seu empreendimento.

Nesse contexto, o auxílio home office aparece como uma forma de a empresa custear ou reembolsar o colaborador pelos custos que ele passa a ter, a partir do momento em que ele trabalha de casa.

Levando tudo isso em conta, para definir a maneira com que esse benefício será concedido, o contrato de trabalho é o instrumento ideal. Por meio desse documento, empregador e empregado podem estabelecer as bases do regime de trabalho remoto, definindo o que é responsabilidade de cada uma das partes.

Quais as vantagens do auxílio home office?

Além das questões legais, que obviamente precisam ser respeitadas, a disponibilização do auxílio home office traz uma série de vantagens para o dia a dia de qualquer empresa. Confira alguns desses benefícios, que certamente fazem a diferença no resultado entregue por toda a equipe.

Satisfação do time de colaboradores

O auxílio home office pode ser um componente interessante do pacote de benefícios oferecido pela sua empresa. Afinal de contas, ele incrementa ainda mais a satisfação dos colaboradores, que verão essa ajuda de custo como mais uma fonte de motivação.

Ao mesmo tempo, a manutenção desse benefício é item fundamental tanto na atração de novos talentos quanto na retenção de quem já trabalha no seu negócio. Com o fortalecimento do trabalho remoto, a tendência é que cada vez mais pessoas optem por empresas que ofereçam essa opção.

Aumento na produtividade

A falta de infraestrutura adequada certamente é uma barreira para uma boa produtividade. Imagina, então, ter que trabalhar com uma conexão de internet aquém do esperado, por exemplo.

O auxílio home office ajuda o colaborador a contornar esses problemas. Ele garante que o funcionário tenha à disposição praticamente tudo aquilo que teria na sede da empresa, sem precisar sair de casa.

Flexibilidade e praticidade

Com a adoção do auxílio home office, a empresa consegue suprir boa parte dos custos dos funcionários, com total controle e agilidade. Dessa forma, não será necessário perder tempo com o fornecimento de reembolsos ou se preocupar com a falta de algum item para que determinado colaborador consiga desenvolver seu trabalho.

 

Como implementá-lo com eficiência?

Se a sua empresa precisar arcar com os custos do trabalho remoto, veja os passos para implementar o auxílio home office e quais cuidados tomar para não ter problemas nesse processo.

Mapeie os gastos do colaborador

É importante ter uma boa noção sobre quanto o uso de internet e energia elétrica pesa no total das faturas do colaborador. Isso pode ser feito pelo cálculo da diferença entre a média de consumo anterior ao home office e o atual, ou pelo cálculo das despesas de cada equipamento utilizado durante a jornada de trabalho.

Considere o orçamento da empresa

Dentro desse mapeamento, confronte o tamanho do benefício necessário para fazer frente aos custos do colaborador com o orçamento disponível para tal. Com isso, você garante que esse custeio não comprometa o caixa do negócio.

Recorra à tecnologia

Calcular todos esses valores e fazer a distribuição correta do benefício é quase impossível se não houver o auxílio da tecnologia. Além disso, sem o suporte de ferramentas adequadas, pode ser difícil integrar o auxílio home office com os demais benefícios oferecidos.

Conte com a ajuda de uma empresa especializada

Do mesmo modo, nem sempre o seu negócio conta com a expertise ou mesmo os recursos humanos necessários para gerenciar toda a distribuição dos benefícios da melhor forma possível. Logo, considere sempre a possibilidade de contratar uma empresa especializada para assumir essa responsabilidade.

Se bem planejado, o auxílio home office pode ser encarado como um investimento pelo negócio que, a partir dele, terá funcionários mais engajados e produtivos, além de manter sua atratividade lá em cima, pronta para conquistar e manter os melhores talentos do mercado.

Gostou do nosso artigo? Então, que tal nos seguir nas redes sociais para acompanhar todas as nossas novidades? Esperamos por você no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos