Não importa se é um cenário de crise ou um cenário de oportunidades. Independentemente de como anda a economia, as empresas precisam de profissionais preparados para assumir boas funções. Um capital humano qualificado é mais produtivo, inovador, dinâmico e traz resultados positivos para dentro da corporação.

E o trabalho de descobrir quem são esses profissionais e se estão preparados ou não para assumir as funções dentro da empresa é um dos maiores desafios do recursos humanos (RH).

Por isso, o RH é um dos setores estratégicos dentro das empresas. É um dos componentes-chave para o atingimento das metas porque gerencia o principal ativo: as pessoas.

Assim, o departamento de Recurso Humanos precisa estar aberto e extremamente acolhedor às ideias e as necessidades dos funcionários. Além disso, ele o papel-chave de promover a cultura da instituição, assim como a sua missão e os seus valores, garantindo que as políticas de recrutamento, seleção e de retenção estejam alinhadas com as diretrizes corporativas.

Essas são algumas das funções mais importantes dentro do setor de RH:

Quais são os maiores desafios do recursos humanos?

Agora que já definimos as principais atribuições de um departamento de Recursos Humanos, vamos mostrar quais são os maiores desafios e as principais tendências do setor.

Gerenciar os talentos

Não é apenas recrutar as pessoas que preenchem o perfil técnico da vaga ou que ainda possuem as habilidades adequadas para desempenhar um bom trabalho. É necessário ainda selecionar aqueles que têm afinidade com os valores da empresa.

Como se não bastasse, um dos maiores desafios do recursos humanos de uma instituição é reter esses talentos. Vamos lembrar que a força de trabalho atual é composta pela famosa Geração Y — inquietos e hedonistas, os jovens não têm medo de mudanças e querem recompensa rápida pelos seus esforços. Mas com a crise econômica, muitas empresas congelaram as promoções, as gratificações ou os bônus para os profissionais.

Por outro lado, uma das maiores tendências da atualidade é oferecer benefícios que antes não eram usuais. Como horário mais flexível, home office, oferecer chances de aprimoramento profissional, como cursos de capacitação e aulas práticas dentro da empresa, são maneiras de estabelecer relação de confiança entre o RH e os colaboradores.

Desenvolver lideranças

Já mostramos que conquistar e manter talentos dentro de uma empresa é um dos desafios do RH. Trabalhar para que esses profissionais obtenham o máximo do seu potencial é outro desafio enfrentado pelas equipes.

Uma equipe de RH precisa pensar em ações de cunho prático para desenvolver as lideranças dos colaboradores. Muitas vezes, isso se dá por cursos de capacitação, como pós-graduação, MBA, instituições conceituadas, etc.

Outra estratégia é elaborar com os líderes administrativos um programa de treinamento interno voltado para desenvolver as habilidades como líderes.

Utilizar tecnologias

Considerado também um dos desafios, que muitas vezes está atrelado a uma tendência, as tecnologias digitais permitem uma maior integração e flexibilidade para o departamento de RH, descentralizando algumas de suas funções e possibilitando aos colaboradores mais participação e uma ampla capacidade de criar suas próprias experiências dentro do ambiente corporativo.

Esses são alguns dos desafios e tendências da área de RH atuais. Vale ressaltar que é uma área que está em constante transformação no mercado. Alguns outros tópicos que devem entrar em vigor nos próximos anos devido a tecnologia é uma maior capacidade de gerenciamento de pessoas, gestão personalizada de talentos, aplicativos que irão gerenciar perfis encontrados dentro das empresas, etc.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Aproveitem e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!