RH estratégico

As 6 melhores estratégias para seleção e recrutamento digital

26/01/2017

Procurar profissionais qualificados é um grande desafio para as empresas em geral, e para os gestores de RH em particular. Selecionar o funcionário ideal, aquele que realmente se encaixa no perfil da organização e ainda conta com as especificações para cumprir com as demandas da vaga, representa um grande diferencial.

Com a evolução digital e o surgimento de diferentes ferramentas tecnológicas, desenvolveram-se novas práticas de gestão de RH, o que realmente contribui para os processos de seleção e recrutamento de funcionários.

Confira abaixo 6 estratégias que o gestor de RH pode usar para efetuar seleção e recrutamento digital!

As ferramentas de monitoramento online

Por meio dessas ferramentas online, o gestor de RH será capaz de descobrir tanto o perfil do consumidor quanto o do profissional que atua no mercado de trabalho. Ele pode identificar os objetivos e desejos de cada profissional, o que ele espera de uma empresa, como encara sua carreira e como se ajusta à cultura organizacional da empresa.

As ferramentas online permitem também analisar o comportamento dos candidatos para confirmar se realmente eles se adequam ao perfil da empresa. Esse é um dos grandes problemas que as empresas enfrentam atualmente: colaboradores com comportamentos que entram em conflito com a missão e valores defendidos pela organização como um todo.

O recrutamento digital e a seleção a distância

É possível realizar via internet processos seletivos a distância. A realização de processos seletivos dessa forma oferece mais flexibilidade aos candidatos e à empresa, já que não vai existir a preocupação, por exemplo, com deslocamentos e horários rígidos.

Além disso, com a seleção e o recrutamento digital, ganha-se tempo e reduzem-se gastos.

O mapeamento comportamental

As ferramentas digitais também permitem realizar o mapeamento comportamental do candidato. Assim, é possível o gestor de RH comparar as tendências comportamentais do candidato às expectativas da empresa. Quanto mais afins forem as duas partes, maiores serão as possibilidades de contratação e sucesso na execução das atividades do cargo.

A utilização das redes sociais

A era digital está diretamente ligada ao uso de redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram. Por meio dessas mídias, o gestor poderá criar diferentes formas de divulgação da organização, dos benefícios que oferece e sobre as vagas de trabalho oferecidas.

Usando as redes sociais para o processo de seleção e recrutamento, é possível também acessar o perfil de cada candidato para confirmar informações e tirar dúvidas.

Desse modo, há maiores chances de acertar na escolha, selecionando profissionais condizentes com cultura da empresa.

O uso de conteúdos para atrair candidatos qualificados

Além das redes sociais, é possível aproveitar blogs e sites para fazer uma seleção e recrutamento mais bem direcionado. O gestor deverá desenvolver um conteúdo criativo e interessante com a finalidade de captar profissionais talentosos para trabalhar na empresa.

O trabalho consiste na integração entre as diversas formas de comunicação digital, incluindo posts, e-books, infográficos, vídeos, eventos, imagens, áudios e outros recursos que são compartilhados e atingem um público maior, que não para de crescer.

O dessa estratégia é contar com bom conteúdo e fluxo de informações ágil e flexível, que possa ser acessado com facilidade, além de manter sempre ativo o canal de comunicação.

A contratação de software de gestão

Ao contar com um software de gestão, o departamento de RH poderá selecionar os melhores profissionais com mais agilidade e eficiência.

Algumas características de um software de gestão são:

  • Fácil acessibilidade aos currículos dos candidatos;

  • Não é preciso utilizar planilhas e formulários;

  • Otimização das informações e agenda de entrevistas

  • Agendamento de visitas.

Fazendo uso de um software de gestão, certamente o gestor de RH poderá fazer uma seleção/recrutamento eficiente e em pouco tempo.

Tirou todas as suas dúvidas sobre recrutamento digital? Quer entender melhor a importância da análise e testes na seleção de candidatos? Leia o nosso post e obtenha mais detalhes sobre como fazer um processo seletivo eficaz e de alto nível!

Gostou do conteúdo? Que tal conhecer um pouco mais sobre gestão de benefícios? Conheça o e-book “Guia dos Benefícios”, um material gratuito, criado especialmente para você, profissional de RH! Clique aqui para baixar.

Você também pode gostar

Share This
Navegação