As 5 estratégias para criar um programa de bonificação

Sem Parar Empresas: grupo de 5 pessoas unindo as mãos ao centro para firmar o programa de bonificação na empresa

Todos sabem o valor de se ter funcionários motivados em sua empresa. Pessoas realmente interessadas em seu trabalho de fato apresentam maior rendimento e melhores ideias para as estratégias de sua equipe.

Mas como despertar este interesse? E como mantê-lo? Há muitas formas: deve-se atentar aos processos de seleção de funcionários, à formação das diferentes equipes, à organização do local de trabalho e, como será melhor explorado neste texto, à elaboração de um bom programa de bonificação.

Os programas de recompensas são fundamentais para que se mantenha a motivação dos funcionários em alta. Por meio deles, são estabelecidas recompensas e metas que são distribuídas de acordo com a produtividade.

Tratam-se, enfim, de estratégias reconhecidamente eficientes para manter um alto grau de empenho, além de admiração e respeito pelos gestores.

Acompanhe, aqui, algumas orientações para você estabelecer uma ótima política de bônus na sua empresa!

 

1. Elabore um programa de bonificação simples e eficiente

Em primeiro lugar, é importantíssimo que as regras do seu programa de recompensas sejam simples. Todos os funcionários devem ter certeza de tudo o que devem fazer para conseguirem receber um bom retorno por sua aplicação ao trabalho.

Uma proposta simples é aquela que relaciona, diretamente, o objetivo a ser cumprido com o prêmio a ser recebido. Por exemplo: “se a meta X for cumprida, você receberá 10% de acréscimo em seu salário”.

 

2. Estabeleça bons prêmios

Mas é ideal ficar claro que os melhores prêmios não são, necessariamente, vinculados a um valor em dinheiro a ser recebido. Para cada equipe, ou empresa, há determinado perfil de colaborador que deve ser observado quando se determina metas e recompensas.

Em certas organizações, por exemplo, um acréscimo no banco de horas ou o estabelecimento de horários flexíveis pode ser mais motivador do que certo valor em dinheiro.

Assim, é importantíssimo que os líderes estejam atentos às demandas dos seus funcionários no momento de estabelecer o programa de bonificação. Mas, não se esqueça, como dito anteriormente, sempre preze pela simplicidade das regras nestes planos!

 

3. Recompense a criatividade

Já passou da hora de entendermos que funcionários criativos ajudam o desenvolvimento de soluções para os problemas cotidianos das empresas. Além disso, a criatividade é um excelente combustível para a motivação — e quem não gosta de ser recompensado por uma boa ideia?

Crie bônus específicos para ações criativas e que aumentem a produtividade de sua organização. É lógico que, nesta hora, você precisará ser criativo, relacionando algumas metas e necessidades da empresa com o perfil de seus funcionários. Mas, acredite, o esforço vale a pena!

 

4. Invista em comunicação interna

Não deixe de manter seus funcionários a par de seus avanços para cumprir suas metas. Assim, estabeleça um bom canal de comunicação interna — via internet, de preferência — para que cada um sempre saiba o quão próximo está de receber sua premiação e, desta forma, sinta-se mais inspirado em manter seus esforços.

Além disso, abra canais para que os próprios funcionários opinem sobre o programa de bonificação, pois desta forma eles sentirão maior valor em sua participação na empresa.

 

5. Crie prêmios coletivos e individuais

Os programas de recompensa devem valorizar tanto a ação em grupo quanto a proatividade individual. Assim, crie metas para equipes de modo a favorecer o trabalho em grupo em várias instâncias: desde o coletivo mais específico até todo o conjunto de funcionários (que podem ser premiados no caso de empresa ter logrado grande sucesso em certo momento, por exemplo).

Elabore, também, premiações para os colaboradores mais inspirados e motivados, demonstrando que a ação de cada um favorece o sucesso de todos. Este equilíbrio é fundamental no manejo de expectativas de cada um!

Atualmente, todas as empresas de sucesso contam, mesmo, com bons programas de bonificação que mantém bons funcionários e atraem novos, e motivados, colaboradores.

Esperamos que estas orientações te ajudem a desenvolver as metas e premiações se encaixam melhor na sua corporação!

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