Benefícios Corporativos

Aprenda a utilizar os benefícios empresariais como diferencial competitivo

05/04/2017

Atualmente, no mundo corporativo, existem inúmeros benefícios empresariais que podem ser utilizados de modo a se alcançar um diferencial competitivo no mercado. Vale ressaltar que a legislação estabelece que alguns benefícios são obrigatórios e, portanto, devem ser fornecidos independentemente da vontade do empresário.

No entanto, há também uma série de benefícios facultativos que podem ser usados como estratégia de negócios. Saiba agora como fazer uso desses benefícios para reter talentos, motivar sua equipe, aumentar a produtividade e empenho dos seus colaboradores.

Benefícios Empresariais Obrigatórios

FGTS

O fundo de garantia por tempo de serviço corresponde a 8% da remuneração total recebida pelo trabalhador, devendo ser depositado mensalmente em uma conta bancária.

Vale-transporte

Embora seja um benefício obrigatório a lei permite que a empresa desconte o equivalente a 6% do salário do trabalhador.

Férias

Para que o empregado faça jus ao gozo das férias, este deve trabalhar por doze meses ininterruptos.

Décimo terceiro salário

Trata-se de um salário adicional, concedido anualmente, e podendo ser, inclusive, parcelado em duas vezes.

Benefícios Empresariais Facultativos

Vale-alimentação

É um dos benefícios empresariais mais atraentes, pois permite que o funcionário realize a compra de alimentos diretamente em supermercados e padarias. Dessa maneira, este é um benefício que se estende para toda a família e costuma ser muito valorizado.

Vale-refeição

O vale-refeição é válido unicamente para a utilização em restaurantes e lanchonetes, e não pode ser utilizado em supermercados.

Plano de saúde

Pesquisas demonstram que os planos de saúde encabeçam a lista dos benefícios empresariais mais cobiçados entre os funcionários e colaboradores das empresas.

Caso os planos de saúde estejam pesando no orçamento final da folha de pagamentos, vale a pena considerar a coparticipação dos funcionários no pagamento deste benefício. Mas não é conveniente eliminá-lo do quadro de benefícios concedidos, já que ele faz grande diferença na qualidade de vida e satisfação dos empregados.

Plano odontológico

Este é outro benefício bastante interessante e que pode ser utilizado como forma de reter talentos e motivar a equipe são os planos odontológicos.

Em geral, tratamentos dentários costumam pesar no bolso dos trabalhadores, de modo que este benefício pode ser bastante atraente para os colaboradores da empresa.

Previdência privada

Lançar mão da oferta de planos de previdência privada para os colaboradores é uma estratégia que tem sido aplicada com sucesso no meio empresarial.

O que se explica facilmente devido ao cenário de instabilidade e insegurança da previdência pública.

Este benefício deve ser usado como forma de gerar uma boa reputação da empresa no mercado, tornando-a um ímã para novos talentos.

Seguro de vida

Um benefício extremamente interessante que certamente pesará na avaliação do empregado ao decidir por uma vaga.

É importante que esses benefícios empresariais sejam acertados de forma a promover o clima positivo dentro da empresa, motivando-os a se empenhar e se sentirem valorizados.

Todos esses elementos quando reunidos colaboram para o aumento da produtividade, por gerar um efeito psicológico favorável e contagiante em toda a equipe.

E então, se você gostou das informações que reunimos sobre como utilizar os benefícios empresariais como diferencial competitivo, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas dicas e novidades!

Você também pode gostar

Share This
Navegação