Aprenda a utilizar os benefícios empresariais como diferencial competitivo

Sem Parar Empresas: Aprenda a utilizar os benefícios empresariais como diferencial competitivo

No mundo corporativo existem inúmeros benefícios empresariais que podem ser utilizados de modo a se alcançar um diferencial competitivo no mercado. Vale ressaltar que a legislação estabelece alguns benefícios obrigatórios, portanto, eles devem ser fornecidos independentemente da vontade do empresário.

No entanto, há também uma série de benefícios facultativos que podem ser usados como estratégia de negócios. Saiba agora como fazer uso desses benefícios para reter talentos, motivar sua equipe e aumentar a produtividade e o empenho dos seus colaboradores.

Benefícios Empresariais Obrigatórios

Os benefícios obrigatórios são aqueles previstos na legislação trabalhista. Não arcar com eles pode colocar a empresa em problemas. Então, acompanhe quais são esses benefícios e quais as suas regras de implementação.

FGTS

O fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) corresponde a 8% da remuneração total recebida pelo trabalhador, devendo ser depositado mensalmente em uma conta bancária. Esses valorem ficam rendendo e podem ser sacados pelo colaborador em determinadas circunstâncias, como em caso de demissão sem justa causa.

Vale-transporte

Esse benefício garante o pagamento das passagens para o colaborador se deslocar de casa até o local de trabalho. Embora seja um benefício obrigatório, a lei permite que a empresa desconte o equivalente a 6% do salário do trabalhador.

Férias

Para que o empregado faça jus ao gozo das férias completas de 30 dias, este deve trabalhar por doze meses ininterruptos. Períodos menores a esse garantirão um tempo de descanso proporcional.

Décimo terceiro salário

Trata-se de um salário adicional, concedido anualmente, e podendo ser, inclusive, parcelado em duas vezes. Ele também é proporcional: para fazer jus ao benefício completo, é necessário trabalhar por 12 meses no ano em questão.

Benefícios Empresariais Facultativos

Além dos benefícios obrigatórios listados acima, as empresas podem compor seus planos de benefícios com uma série de adicionais. A seguir, vamos indicar os principais, que embora sejam facultativos, tornam-se tão importantes quanto os obrigatórios.

Vale-alimentação

É um dos benefícios empresariais mais atraentes, pois permite ao funcionário realizar a compra de alimentos diretamente em supermercados e padarias. Dessa maneira, o vale-alimentação é um benefício que se estende para toda a família e costuma ser muito valorizado.

Vale-refeição

O vale-refeição é válido unicamente para a utilização em restaurantes e lanchonetes, e não pode ser utilizado em supermercados.

Plano de saúde

Os planos de saúde estão na lista dos benefícios empresariais mais cobiçados entre os colaboradores das empresas, já que o acesso a serviços de saúde é uma preocupação constante de qualquer um.

Caso os planos de saúde estejam pesando no orçamento final da folha de pagamentos, é valido considerar a coparticipação dos funcionários no pagamento desse benefício. Entretanto, não é conveniente eliminá-lo do quadro de benefícios concedidos, porque ele faz grande diferença na qualidade de vida e satisfação dos empregados.

Plano odontológico

Este é outro benefício bastante interessante e que pode ser utilizado para reter talentos e motivar a equipe: o plano odontológico.

Em geral, planos dentários são importantes para a saúde e o bem-estar de todos, mas costumam pesar no bolso dos trabalhadores, de modo que esse benefício se torne bastante atraente aos colaboradores da empresa.

Previdência privada

Lançar mão da oferta de planos de previdência privada para os colaboradores é uma estratégia que tem sido aplicada com sucesso no meio empresarial. O que se explica facilmente devido ao cenário de instabilidade e insegurança da previdência pública.

Existem inúmeros planos de previdência privada disponíveis no mercado. Alguns deles, por exemplo, preveem o complemento das contribuições por parte da empresa, o que torna o benefício ainda mais interessante.

O benefício deve ser usado como forma de gerar uma boa reputação da empresa no mercado, tornando-a um ímã para novos talentos.

Seguro de vida

Um benefício interessante que certamente pesará na avaliação do empregado ao decidir por uma vaga. Ele garante o pagamento de uma indenização ao colaborador ou seus dependentes em caso de falecimento ou invalidez acidental.

Isso garante tranquilidade ao profissional, que sabe que sua família estará resguardada diante de eventuais imprevistos. Para garantir a proteção, é importante conferir as condições de cobertura da apólice

Cartão VB 4WORK

No contexto da pandemia, boa parte das empresas tiveram que mandar seus colaboradores trabalharem de casa, em regime home office. E, na maioria dos casos, essa nova forma de trabalho gera custos que antes não estavam previstos.

Para contornar essa questão e ampliar a gama de benefícios oferecidos, a VB desenvolveu o VB 4WORK, cartão que pode ser utilizado para custear diversas despesas, como faturas de internet e energia, viagens em aplicativos de transporte, pedágios, combustível ou mesmo material de papelaria e escritório.

Graças à tecnologia contactless presente no cartão MasterCard, o VB 4WORK funciona por aproximação: basta aproximá-lo da maquininha para pagar as compras. Ou seja, é mais uma garantia na prevenção contra a Covid-19. Além disso, ele é aceito em milhares de estabelecimentos físicos e virtuais em todo o Brasil e fora dele, representando uma comodidade significativa na hora das compras.

O RH também só tem a ganhar com o cartão VB 4WORK, pois ele facilita a centralização de todas as despesas. O gerenciamento é 100% online, incluindo a recarga dos valores, feita de forma digital. O profissional do setor tem acesso a um app com funcionalidades úteis para o gerenciamento do benefício, além do suporte da VB quando for necessário.

Logo, além de aumentar o reconhecimento dos funcionários, esse benefício melhora a produtividade do setor de RH, que passa a ter mais tempo para se dedicar à melhoria do bem-estar de todos os colaboradores da empresa — sobretudo em um momento no qual a forma de trabalhar e a rotina foi bastante afetada.

É importante que esses benefícios empresariais sejam acertados de forma a promover o clima positivo na empresa, motivando-os a se empenhar e se sentirem valorizados. Todos esses elementos quando reunidos colaboram para o aumento da produtividade, por gerar um efeito psicológico favorável e contagiante na equipe, principalmente quando eles vão além daqueles considerados obrigatórios.

Então, se você gostou das informações que reunimos sobre utilizar os benefícios empresariais como diferencial competitivo, entre em contato agora mesmo para saber mais acerca de nossas soluções e oferecer o melhor aos seus colaboradores.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos