11 ideias de presentes para celebrar aniversário de funcionário

Sem Parar: 11 ideias de presentes para celebrar aniversário de funcionário

Planejar um agrado ou uma surpresa a fim de festejar aniversário de funcionário é uma maneira simples de reconhecer o bom trabalho, demonstrando o quanto o colaborador é importante para a empresa. Gestos pequenos como esse são capazes de melhorar — e muito — o ambiente corporativo, assim como a employee experience no negócio.

A motivação das equipes aumenta e o engajamento em busca de bons resultados também. Consequentemente, há redução da taxa de turnover, que pode representar um grande problema estratégico e financeiro para as organizações, quando muito elevada.

Neste post, preparamos algumas opções para presentear o funcionário e demonstrar sua importância. Veja só!

Por que comemorar o aniversário de funcionário na empresa?

Comemorar aniversários é uma estratégia importante para a retenção de talentos e a produtividade. Os funcionários se sentem valorizados, principalmente quando a celebração é alinhada ao seu perfil. Isso mostra que são notados e aumenta o senso de pertencimento.

Além disso, as comemorações trazem um clima de leveza e alegria ao ambiente, tornando o local de trabalho mais agradável. Esses efeitos, em conjunto, potencializam os níveis de satisfação na empresa, resultando em um maior engajamento das equipes. Para alcançar esses objetivos, porém, vale lembrar que é preciso manter outras estratégias de bem-estar e motivação no dia a dia, utilizando os aniversários como parte dessas ações.

Quais são os melhores presentes para o aniversário de funcionário?

Para alcançar os benefícios de comemorar os aniversários na empresa, é importante escolher presentes significativos. Confira as melhores ideias!

1. Produtos da empresa

Dependendo dos produtos com os quais a sua empresa trabalha e comercializa, eles são excelentes opções para agradar o funcionário. Essa é uma maneira de deixar uma marca e uma lembrança bastante positiva na sua equipe. Para inovar e surpreender o colaborador, a dica é personalizar esse item com nome, logo ou algo que torne o produto único e especial.

2. Happy Hour

Apostar em um happy hour especial é uma boa alternativa para acertar na escolha do presente. Afinal, quem não gosta de sair após o expediente, reunir os amigos, comer um bom petisco e jogar conversa fora?

Alguns negócios e gestores preferem ter esse momento de descontração nas dependências da empresa, em um local reservado e apropriado. Assim, evita-se que alguém não possa comparecer por ser longe ou por limitação de locomoção.

Já outros preferem celebrar em algum bar ou restaurante mais animado. Não importa o lugar escolhido, a regra é: não falar de trabalho. Principalmente para comemorar o aniversário de um funcionário, o ideal é que seja um momento de descontração, de conversas espontâneas e de conhecer melhor a sua equipe de trabalho.

Caso esteja planejando comemorar o aniversário do funcionário fora da empresa, não se esqueça de combinar o dia e o local com antecedência. Assim, todos podem se programar para comparecer.

3. Day off

Quem é que não gostaria de ter um dia de folga livre para descansar, passear ou fazer o que quiser? Na dúvida sobre o presente ideal, um day off sempre é muito bem-vindo.

Caso o dia do aniversário caia no final de semana, ele pode ganhar a sexta-feira ou a segunda-feira livre. Se for em um dia da semana, mas que há algum compromisso importante ou o colaborador tenha alguma tarefa a entregar, o ideal é combinar a melhor data tanto para a empresa quanto para ele.

Além disso, se mais de um funcionário fizer aniversário na mesma semana, verifique a possibilidade deles tiraram o day off em dias diferentes. Essa prática vai evitar que a empresa e os demais colaboradores fiquem sobrecarregados ou que algo saia do controle.

4. Brindes personalizados

Uma forma carinhosa e diferente de surpreender o funcionário é presenteá-lo com algo único. Os brindes personalizados são excelentes maneiras de fazer isso. Para melhorar ainda mais essa opção, invista em itens que sejam úteis e possam ser utilizados pelo aniversariante. Alguns exemplos são:

  • almofadas personalizadas;
  • necessaire;
  • bolsas térmicas personalizadas;
  • algum item de escritório;
  • canecas, copos ou taças;
  • canetas personalizadas;
  • pequenos cofres;
  • bolsas;
  • mochilas.

5. Cartão presente

Sem dúvidas, um cartão presente é a maneira mais direta e simples de acertar na escolha do presente e de agradar o funcionário. Normalmente, em grandes empresas, nem todos da equipe têm conhecimento suficiente para escolher algo que tenha a ver com a personalidade do aniversariante. Afinal, são muitos funcionários e a rotina corrida de trabalho inviabiliza o entendimento dos gostos e preferências de cada um.

Essa ação permite que o colaborador tenha mais liberdade e flexibilidade de escolher o que deseja, ou que precise. Além disso, o valor depositado no cartão pode variar conforme o incentivo e reconhecimento que a empresa queira fornecer ou de acordo com algum resultado ou boa ação do funcionário. Esse tipo de cartão funciona no modelo pré-pago e basta escolher a rede credenciada mais adequada.

6. Almoço especial

Um almoço completo, com todos da equipe e em um lugar especial também é uma excelente escolha para o aniversário do funcionário. Afinal, uma boa comida é uma forma acolhedora de demonstrar reconhecimento.

O ideal é fazer a comemoração no horário de almoço da empresa, para que todos possam participar. Outra dica é marcar o encontro em uma sexta-feira, permitindo estender um pouco o tempo, fazendo com que o aniversariante aproveite ao máximo o momento.

7. Festa surpresa

Tradicional, animada e descontraída, uma festinha ou pequena reunião de surpresa será muito agradável para o aniversariante. Então, combine com a equipe a escolha do local onde serão encomendados o bolo, os salgadinhos típicos de aniversário e as bebidas. Certifique-se de que o funcionário a ser surpreendido não desconfie de nada.

A festa pode ser feita no horário em que for mais confortável para a equipe, como pela manhã, antes de começar a trabalhar, na pausa para o almoço ou após o expediente. Dessa forma, todos vão poder ficar mais tempo sem se preocupar com o trabalho.

Essa é uma forma de confraternização muito importante para a empresa e que traz muitos benefícios. É um momento de descontração, de conhecer melhor os parceiros de equipe e de encontrar interesses em comum entre funcionários e gestores. Diante disso, pode ser desenvolvido um laço e um sentimento de parceria que reflete nos resultados da empresa.

8. Festa coletiva

Se a empresa tem muitos funcionários, fazer um evento para cada pessoa pode ser um desafio. Nesse caso, a solução é uma festa coletiva, que celebra todos os aniversariantes do mês ou do bimestre, por exemplo.

É uma alternativa econômica e que ainda mantém as vantagens da comemoração. Isso pode se tornar algo fixo em seu calendário, com festas periódicas para os profissionais. Não se esqueça, porém, de destacar os colaboradores a quem o evento se destina em cada celebração.

9. Cartão assinado pelos colegas

O cartão é outro gesto significativo, que pode ser aliado às demais sugestões. Ele ajuda a demonstrar carinho e consideração pelo funcionário, tanto da parte dos gestores quanto da própria equipe.

Para agradar de verdade, escolha um modelo que combine com o colaborador. Pode ser uma versão minimalista, que traz elegância e sofisticação, ou conter várias cores e ilustrações, passando alegria e descontração. Também pode haver uma mensagem escrita, para além das assinaturas. Se for o caso, busque ressaltar as qualidades do profissional, sem ser generalista.

10. Enfeites na mesa do aniversariante

Imagine a surpresa do funcionário ao chegar no trabalho e encontrar a mesa toda decorada. Perceber que a empresa se dedicou e preparou esse cenário o fará se sentir acolhido, começando o dia já com mais alegria. Você pode utilizar balões, flores e fitas, por exemplo. Mais uma vez, porém, lembre-se de respeitar o gosto e a personalidade de cada um.

11. Bolo de aniversário

Por fim, não poderíamos deixar de citar essa ideia tão querida, não é mesmo? Um bolo para cantar parabéns também gera um momento de descontração, além de agradar toda a equipe com um sabor delicioso. Para acertar na escolha, vale atentar para os gostos pessoais e também a alergias do aniversariante, para evitar frustrações.

Você pode pedir um bolo todo decorado ou até temático, se achar interessante.

Como planejar a comemoração de aniversários na empresa?

Para que a comemoração seja o mais eficiente possível, existem alguns pontos a se pensar. Considere o orçamento da empresa, lembrando que será necessário celebrar o aniversário de todos. Os presentes não precisam ser iguais, mas devem estar no mesmo nível.

Além disso, é importante garantir a satisfação do aniversariante, alinhando as ações ao seu perfil. No caso de eventos coletivos, leve em consideração o perfil daquela equipe. Tome cuidado para não fazer algo frio ou forçado. Crie ações humanizadas, que realmente mostrem a importância das pessoas.

O ato de celebrar o aniversário de um funcionário não deve ser ignorado pela empresa. Ao ser lembrado e presenteado, o colaborador se sente valorizado. Esse aspecto é primordial e decisivo para ter equipes engajadas e que vestem a camisa da organização. São medidas e agrados simples que refletem em todo o clima laboral e nos resultados da companhia.

Saiba mais sobre as opções de cartão Presente da Sem Parar Empresas e solicite uma proposta!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos