aniversário de funcionário aniversário de funcionário

7 ideias de presentes para celebrar aniversário de funcionário

6 minutos para ler

Planejar um agrado ou uma surpresa a fim de festejar aniversário de funcionário é uma maneira simples de reconhecer o bom trabalho e demonstrar o quanto o colaborador é importante para a empresa. Gestos simples como esse são capazes de melhorar — e muito — o ambiente de trabalho e a employee experience no negócio.

A motivação das equipes aumenta e o engajamento em busca de bons resultados para o negócio também. Consequentemente, há redução da taxa de turnover, que pode representar um grande problema estratégico e financeiro para as organizações, quando muito elevada.

Neste post, preparamos algumas opções para presentear o funcionário e demonstrar esse importante reconhecimento em uma data tão especial. Veja só.

1. Produtos da empresa

Dependendo dos produtos com os quais a sua empresa trabalha e comercializa, eles são excelentes opções de presente para celebrar aniversário de funcionário. Essa é uma maneira de deixar uma marca e uma lembrança bastante positiva na sua equipe. Para inovar e surpreender o colaborador, a dica é personalizar esse item com nome, logo ou algo que torne o produto único e especial.

2. Happy Hour

Apostar em um happy hour especial é uma boa alternativa para acertar na escolha do presente. Afinal, quem não gosta de sair após o expediente, reunir os amigos, comer um bom petisco e jogar conversa fora?

Alguns negócios e gestores preferem ter esse momento de descontração nas dependências da empresa, em um local reservado e apropriado. Assim, evita-se que alguém não possa comparecer por ser longe ou por limitação de locomoção.

Já outros preferem celebrar em algum bar ou restaurante mais animado. Não importa o lugar escolhido, a regra é: não falar de trabalho. Principalmente para comemorar o aniversário de um funcionário, o ideal é que seja um momento de descontração, de conversas espontâneas e de conhecer melhor a sua equipe de trabalho.

Caso esteja planejando comemorar o aniversário do funcionário fora da empresa, não se esqueça de combinar o dia e o local com antecedência. Assim, todos podem se programar para comparecer.

3. Day off

Quem é que não gostaria de ter um dia de folga livre para descansar, passear ou fazer o que quiser? Na dúvida sobre o presente ideal, um day off sempre é muito bem-vindo. Caso o dia do aniversário caia no final de semana, ele pode ganhar a sexta-feira ou a segunda-feira livre.

Se for em um dia da semana, mas que há algum compromisso importante ou o colaborador tenha alguma tarefa a entregar, o ideal é combinar a melhor data tanto para a empresa quanto para ele.

Além disso, se mais de um funcionário fizer aniversário na mesma semana, verifique a possibilidade deles tiraram o day off em dias diferentes. Essa prática vai evitar que a empresa e os demais colaboradores fiquem sobrecarregados ou que algo saia do controle.

4. Brindes personalizados

Uma forma carinhosa e diferente de surpreender o funcionário é presenteá-lo com algo único. Os brindes personalizados são excelentes maneiras de fazer isso. Para melhorar ainda mais essa opção, invista em itens que sejam úteis e possam ser utilizados pelo aniversariante.

Alguns exemplos são:

  • almofadas personalizadas;
  • necessaire;
  • bolsas térmicas personalizadas;
  • algum item de escritório;
  • canecas, copos ou taças;
  • canetas personalizadas;
  • pequenos cofres;
  • bolsas;
  • mochilas.

5. Cartão presente

Sem dúvidas, um cartão presente é a maneira mais direta e simples de acertar na escolha do presente e de agradar o funcionário. Normalmente, em grandes empresas, nem todos da equipe têm conhecimento suficiente para escolher um presente que tenha a ver com a personalidade do aniversariante. Afinal, são muitos funcionários e a rotina corrida de trabalho inviabiliza o entendimento dos gostos e preferências de cada um.

Essa ação permite ao aniversariante ter mais liberdade e flexibilidade de escolher algo que deseje ou precise. Além disso, o valor depositado no cartão pode variar conforme o incentivo e reconhecimento que a empresa queira fornecer ou de acordo com algum resultado ou boa ação do colaborador. Esse tipo de cartão funciona no modelo pré-pago e basta escolher a rede credenciada mais adequada ao colaborador.

6. Almoço especial

Um almoço completo, com todos da equipe e em um lugar especial também é uma excelente escolha para o aniversário do funcionário. Afinal uma boa comida é uma forma acolhedora de demonstrar reconhecimento ao colaborador.

O ideal é fazer a comemoração no horário de almoço da empresa, para que todos possam participar. Outra dica é marcar o encontro em uma sexta-feira, permitindo estender um pouco o tempo, fazendo com que o aniversariante aproveite ao máximo o momento.

7. Festa surpresa

Tradicional, animada e descontraída, uma festinha ou pequena reunião de surpresa será muito agradável para o aniversariante. Então, combine com a equipe a escolha do local onde serão encomendados o bolo, os salgadinhos típicos de aniversário e as bebidas. Certifique-se de que o funcionário a ser surpreendido não desconfie de nada.

A festa pode ser feita no horário em que for mais confortável para a equipe, como pela manhã, antes de começar a trabalhar, na pausa para o almoço ou após o expediente. Dessa forma, todos vão poder ficar mais tempo sem se preocupar com o trabalho.

Essa é uma forma de confraternização muito importante para a empresa e que traz muitos benefícios. É um momento de descontração, de conhecer melhor os parceiros de equipe e de encontrar interesses em comum entre funcionários e gestores. Diante disso, pode ser desenvolvido um laço e um sentimento de parceria que reflete nos resultados da empresa.

O ato de celebrar aniversário de funcionário não deve ser ignorado pela empresa. Ao ser lembrado e presenteado, o colaborador se sente valorizado. Esse aspecto é primordial e decisivo para ter equipes engajadas e que vestem a camisa da organização. São medidas e agrados simples que refletem em todo o clima laboral e nos resultados da companhia.

O que acha de presentear os seus funcionários de um jeito especial? Conheça os benefícios do cartão VB Presente e saiba como solicitar o seu para não errar no mimo dos colaboradores!

Posts relacionados