Alimentação na empresa: quando considerar outra opção?

original-60d7b71dbe25d32637d87d133e181c0f

Quanto melhor o colaborador se alimenta, mais energia ele terá para desenvolver suas funções com disposição, foco e produtividade. É justamente por esse motivo, além da preocupação com a saúde e com o bem-estar, que a alimentação na empresa é um tópico que merece toda a sua atenção.

Muitos gestores, no entanto, ainda têm dúvidas sobre o tema — afinal, quais são as vantagens e desvantagens de fornecer refeições dentro da organização? Existem outras opções nesse sentido? Para entender qual é o melhor cenário para a sua empresa e tirar de vez as suas dúvidas, continue a leitura deste post!

As vantagens e desvantagens de oferecer alimentação na empresa

Algumas organizações, especialmente conforme o número de colaboradores, optam por abrigar um refeitório em suas instalações e, assim, oferecer alimentação na empresa. Há casos em que isso é, inclusive, uma obrigação prevista por lei — determinando que empresas com mais de 300 funcionários devem oferecer um ambiente próprio em que esses trabalhadores possam comer.

Nos demais casos, a instalação de um refeitório é opcional. Entre os benefícios dessa prática estão a diminuição da dispersão e atrasos dos trabalhadores durante os intervalos de almoço ou lanche. Há também o fato de que esses ambientes são propícios à integração dos funcionários da empresa.

No entanto, o que muitos não sabem é que há também desvantagens em oferecer alimentação no local. É preciso assegurar que o refeitório mantenha condições adequadas de comodidade, conforto e higiene para a realização das refeições. Para isso, existe uma série de fatores a serem considerados, como limpeza constante, iluminação e equipamentos de qualidade, arejamento, entre outros.

Os custos envolvidos nessa opção também não devem ser ignorados. Será preciso arcar com a remuneração do pessoal do refeitório (interno ou terceirizado), além dos encargos trabalhistas sobre eles. Os equipamentos também devem estar sempre em dia e, muitas vezes, exigirão gastos com manutenções. Além disso, o cardápio precisa ser aprovado por nutricionistas.

Quais são as outras opções disponíveis

Além do refeitório, as empresas podem optar por oferecer benefícios que promovam a alimentação, a saúde e o bem-estar do colaborador. Tudo isso economizando e oferecendo mais praticidade para todos, é claro. Entenda algumas opções, a seguir!

Vale-refeição

Com o vale-refeição, o colaborador pode realizar suas refeições diárias com bastante qualidade e comodidade. O benefício em forma de cartão magnético é utilizado para custear a alimentação do funcionário em estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, padarias, entre outros similares conveniados à prestadora de serviços. Dessa forma, ele não precisa se preocupar com pagamentos em dinheiro — o que agrega mais segurança e praticidade.

Vale-alimentação

Já o vale-alimentação, embora partilhe do mesmo objetivo de promover a alimentação do colaborador, tem outra utilidade. Ele permite que o funcionário faça suas compras de gêneros alimentícios em estabelecimentos como hiper e supermercados, mercearias, entre outros cadastrados pela operadora.

Na prática, ele é uma excelente alternativa para substituir as velhas cestas básicas, garantindo mais flexibilidade — uma vez que o trabalhador tem a liberdade de comprar os alimentos que deseja em estabelecimentos de sua preferência — e praticidade, já que também é oferecido em forma de cartão magnético.

Viu só como a alimentação na empresa pode acontecer de várias formas? Além de oferecer os alimentos nas dependências da empresa em um refeitório, é também possível adotar benefícios estratégicos como o vale-refeição e o vale-alimentação — também trazem vantagens para o negócio ao tornar os processos mais ágeis e, ainda, ajudar na redução de custos.

Gostou das informações do post e quer entender ainda mais sobre as vantagens dos benefícios que mostramos? Então, entre em contato agora mesmo com a VB. Nossa equipe está pronta para atendê-lo e tirar as suas dúvidas!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos