Afinal, qual é o papel do RH no desenvolvimento de liderança?

afinal-qual-e-o-papel-do-rh-no-desenvolvimento-de-lideranca

O setor de Recursos Humanos já não é mais apenas um grupo responsável pela burocracia da admissão e demissão de funcionários. É uma área estratégica para a manutenção e o crescimento da empresa, muitas vezes sendo considerado o seu “coração”. Um dos papéis que mais tem sido discutido com relação à atuação do RH é o desenvolvimento da liderança.

O perfil de líder não é o mais comum que existe. Não basta ter conhecimento técnico e algum carisma para ser considerado um bom gestor de equipe. É preciso ter dedicação e algumas características de destaque.

Porém, a questão aqui é como o RH deve atuar no desenvolvimento de liderança. A verdade é que este setor é o principal responsável pela geração de bons líderes para a empresa. Para tanto, existem alguns pontos de sua atuação que focam bastante na identificação deste perfil.

Avaliação de desempenho

A forma mais óbvia de encontrar alguém que se destaque entre seus colegas é fazer um teste. Apesar de parecer simples, profissionais de Recursos Humanos passam anos estudando para desenvolver avaliações de desempenho precisas e consistentes.

Isso possibilita não só encontrar talentos, mas também verificar as falhas no seu desenvolvimento de liderança. O teste pode ser aplicado no momento da contratação. Isso ajuda a determinar se aquele candidato possui qualidades nas quais vale a pena investir de antemão.

Treinamentos específicos

Como já mencionamos, a liderança é em parte um talento e em parte uma habilidade adquirida. Isso quer dizer que, além de identificar o perfil de líder, o RH também deve encontrar formas de estimulá-lo. Dinâmicas de grupo e pequenas responsabilidades de gestão a mais são boas formas de começar.

Outro ponto importante é que alguns colaboradores que não possuíam o perfil preliminar podem se destacar nesta função. Isso pode tanto indicar que seu teste precisa ser refinado como que o desenvolvimento de liderança durante o treinamento foi mais eficiente do que o esperado.

Estudo do clima organizacional

Uma avaliação também importante a ser feita pelo setor de Recursos Humanos é a do clima organizacional. De forma simples, esse termo se refere ao quadro geral de satisfação e motivação dos colaboradores. Um clima pode ser definido de forma simplificada como “amigável”, “positivo”, “agressivo” etc.

Para fins do desenvolvimento de liderança, assim como de qualquer funcionário, o setor de RH deve saber o que gera o clima atual de cada equipe. Há algum problema de convivência entre os colaboradores ou todos estão trabalhando bem em equipe? Há uma insatisfação geral com os benefícios, salário ou condições de trabalho? Todos são dados muito úteis para a empresa.

Plano de carreira para os colaboradores

Para que seus colaboradores se desenvolvam mais rápido, é importante que a companhia dê oportunidades. Para isso servem os planos de carreira, que são também uma responsabilidade dos Recursos Humanos.

Estes são caminhos que a empresa oferece para os funcionários que desejam crescer lá dentro, com aumento de salários e mudanças de cargos. Ter um plano de carreira para quem deseja se tornar gestor é uma boa forma de atrair esse tipo de perfil.

Agora que você entende a importância do RH no desenvolvimento da liderança, é hora de começar a preparar sua equipe para capacitar seus gestores.

Quer continuar acompanhando nossos artigos? Então siga-nos no Instagram e fique sempre por dentro de nossas novidades!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos