Gestão de RH

9 dicas para se tornar uma das melhores empresas para trabalhar

24/11/2016

Muitas empresas têm percebido que para se destacarem no mercado não basta apenas conquistar certificados ou cumprir a sua responsabilidade social perante a comunidade. Um funcionário satisfeito e comprometido com a sua função, aumenta a produtividade e gera lucro. Mas, para tanto, é necessário investir em seus colaboradores, conservar os talentos e considerar o nível de satisfação dos funcionários.

Empresas que valorizam a gestão de pessoas investem também em seres humanos. Hoje, o empregado não deve ser visto pela empresa apenas como uma despesa, mas, sim, como um investimento contínuo.

Por causa dessas questões, muitas empresas passaram a adotar um critério de avaliação no intuito de avaliar as suas ações e focar nas melhorias. Acompanhe o nosso post e veja como atuam no mercado as melhores empresas para trabalhar.

Práticas de RH para que a empresa se torne referência no mercado:

1 – Aposte no Clima Organizacional

O ambiente de trabalho pode ser avaliado a partir de um diagnóstico da empresa. Em seguida, os funcionários respondem a questionários em que serão abordados temas como trabalho, colegas e processos internos da empresa.

O questionário deve pautar questões quantitativas e qualitativas, que pontuarão as insatisfações dos funcionários e apontar os piores e melhores aspectos da empresa.

Itens como opinião sobre a empresa, avaliação do chefe, satisfação com o salário e possibilidade de crescimento profissional têm de estar presentes. Com as informações em mãos, os gestores já podem tomar algumas decisões como flexibilizar horário, fornecer café da manhã e aumentar a segurança no trabalho.

2 – Conquiste a confiança dos seus funcionários

Fidelizar os empregados é o primeiro passo para uma construção de lealdade, um funcionário que se sente participante e pertencente à empresa realiza o marketing boca a boca, isto é, veste a camisa e o seu desempenho melhora. Em uma relação de trabalho, todos devem se orgulhar do que faz, dessa forma, as pessoas envolvidas trabalham melhor e são mais felizes.

3 – Ofereça benefícios extras

Algumas empresas oferecem assessoria jurídica e psicológica aos funcionários que passam por problemas de saúde, dívidas ou doenças na família. Por conta disso, são evitados os temíveis afastamentos por problemas de saúde.

4 – Invista no funcionário

Hoje, o que mais atrai as pessoas em uma empresa é a oportunidade de crescer e se desenvolver profissionalmente. Ser reconhecido por seu profissionalismo e fazer parte dos processos decisórios da empresa são fatores primordiais para que o empregado se sinta mais valorizado. Portanto, aposte no potencial do seu funcionário!

5 – Forneça algumas vantagens

Uma das maneiras de manter o profissional é oferecer a possibilidade do trabalho em casa (home office), e a troca do vale-transporte pelo vale combustível, por exemplo.

6 – Forme líderes em vez de chefes

Até os anos 90, as empresas mantinham uma política baseada em comandos centralizados, em que o chefe era autoritário e se preocupava apenas com as metas e a produtividade.

Agora, as organizações privilegiam líderes e colaboradores. O líder é aquele que motiva, orienta e prepara a sua equipe e quando a empresa é vista como um time, os resultados são mais promissores.

7 – Promova campanhas e eventos

Crie campanhas internas que avaliem o IMC (índice de massa corpórea), a pressão arterial e a circunferência abdominal. Essas medidas atuam na prevenção de doenças crônicas. E crie a semana de palestras sobre tabagismo, sedentarismo, diabetes e consumo de álcool, entre outras drogas.

8 – Ofereça espaços compartilhados

A hora do almoço é muito importante para os empregados recarregarem as energias. Dessa forma, reservar um espaço com TV, jogos, biblioteca e puffs de descanso farão com que eles voltem mais renovados à jornada de trabalho.

9 – Parcerias com clubes recreativos

Faça parcerias com clubes esportivos onde os funcionários possam se reunir nos finais de semana com a família. Além das opções de lazer e atividades como natação e futebol, esses locais oferecem salas de ginástica e salões de beleza.

O que o faz considerar uma empresa o melhor local para trabalhar? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Você também pode gostar

  • Régia Cordeiro 29/11/2016 at 07:36

    Excelente matéria

  • Share This
    Navegação