O processo de recrutamento e seleção é uma das ferramentas mais importantes (se não a mais) de toda a gestão de recursos humanos; é a partir daí que gente talentosa pode entrar na empresa. Além disso, é vital para o sucesso de um empreendimento no mercado.

Por isso é indispensável ter todo o processo bem definido. Pensando nisso, elaboramos este post especialmente para você.Fique por dentro dos 7 segredos para tornar seu processo de recrutamento e seleção impecável!

1. Tenha uma Requisição de Pessoal bem elaborada

A Requisição de Pessoal (RP) é um documento a ser preenchido pelo gestor responsável pela vaga em aberto, e nela deve conter todas as características necessárias para se ocupar o cargo — Escolaridade, segunda língua e experiências anteriores, por exemplo. É basicamente ela que irá coordenar todo o processo de recrutamento e seleção, indicando se o objetivo foi ou não alcançado.

2. Reúna mais candidatos

Infelizmente, o Brasil é um dos países onde há mais mão de obra desqualificada. Em uma pesquisa divulgada pelo Fórum Econômico Mundial, realizada com 124 países, nossa nação ficou em 78º lugar no ranking geral, número considerado muito abaixo do ideal.

Por isso, quanto mais candidatos para o processo de seleção, melhor. Entretanto, não é qualquer tipo de pessoa; mas aqueles que possuem as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias para participar do processo seletivo. Assim, é muito mais provável encontrar um candidato que tenha aderência ao cargo.

3. Avalie a adequação à empresa, equipe e gestor

Um novo candidato não deve ter aderência apenas ao seu cargo, mas ao seu chefe, a sua equipe de trabalho e à empresa como um todo. Portanto, avalie se as características desse candidato estão de acordo com a cultura organizacional. Por melhor que seja um candidato, ele não irá ficar muito tempo na empresa se não conseguir se adaptar a ela.

4. Elabore um pequeno cronograma para o processo

Um cronograma ajuda a realizar todas as atividades, sempre dentro do período esperado. É uma ferramenta simples e bastante prática para o dia a dia. Veja um exemplo:

AtividadeInícioTérminoStatusObservações
Requisição de Pessoal17/06/201622/06/2016Em andamentoSuper. Vendas
Recrutamento24/06/201612/07/2016A realizarDivulgar pela Internet
Seleção de CV13/07/201615/07/2016A realizar

Além de ajudar a definir melhor cada etapa, o cronograma também trará uma visão mais integral de todo o processo.

5. Crie uma entrevista estruturada

A entrevista é considerada o momento mais importante do processo de recrutamento e seleção — é a etapa em que o selecionador e o candidato ficam cara a cara. E a entrevista estruturada é aquela em que as perguntas já estão elaboradas de forma estratégica. Elas nunca devem ser fechadas, onde o candidato pode responder simplesmente “sim” ou “não”, mas devem induzir o candidato a falar o máximo das suas ambições e experiências.

6. Tenha o currículo do profissional em mãos

Outra dica muito importante é ter o currículo do profissional em mãos durante a entrevista — não se esqueça disso. Esse pequeno detalhe pode facilitar bastante a fluidez da conversa. Com o currículo em mãos é possível tirar suas dúvidas apenas dos pontos mais importantes, agilizando a entrevista.

7. Anote as informações ao final da entrevista

No final da entrevista, anote as considerações importantes. E faça isso antes de conversar com qualquer outra pessoa, pois você pode se esquecer de muitas coisas. Além disso, dê uma nota para o candidato, de 1 a 5, por exemplo. Caso ainda tenha que realizar outras entrevistas no mesmo dia, essa será uma boa forma de ajudar a avaliar os candidatos..

O processo de recrutamento e seleção deve ser conduzido com muita seriedade, levando em consideração sua importância para todos os envolvidos — empresa, gestor e candidato. Por meio dele, toda a organização pode ser beneficiada.

E então, pronto para aplicar essas dicas em sua empresa? Deixe seu comentário e contribua para deixar nosso post ainda mais rico em conteúdo!

Curtiu nosso artigo sobre 7 segredos do processo de recrutamento e seleção de pessoas impecável? Então aproveite para conferir o e-book GUIA BÁSICO DO PROFISSIONAL DE RH e descubra mais dicas para realizar um contratação assertiva.

Baixe já o nosso material gratuito!