Já faz algum tempo que o RH deixou de ser um setor meramente burocrático, responsável por tarefas operacionais e repetitivas, e passou a integrar a área estratégica da empresa, aliando-se aos demais setores para a conquista dos melhores resultados pelas companhias.

Hoje, junto à rotina de seleção, treinamento, remuneração e desligamento de funcionários, o RH passou a exercer funções cada vez mais relacionadas com o core business empresarial.

Mas não houve diminuição de funções do departamento de pessoal, mas sim o seu aprimoramento. Ao lado dos processos burocráticos, devem coexistir funções estratégicas e a tomada de decisões acertadas com relação aos colaboradores.

E para dar conta de tarefas tão diversas e arrojadas, não é mais possível abrir mão da tecnologia. Ao contrário. É preciso fazer dela uma importante aliada na busca pela eficiência e segurança de processos.

A automação de RH é um tema cada vez mais recorrente e estratégico no cenário empresarial. Dispor de mecanismos de otimização de tarefas é essencial para o bom desempenho das atividades desse setor.

E no post de hoje vamos falar exatamente sobre isso. Aqui, abordaremos 6 benefícios da automação de RH para as empresas. Confira!

1. Mais eficiência no RH

A automação de processos tem a finalidade de tornar a atividade empresarial mais eficaz e eficiente, acelerando e simplificando determinados procedimentos burocráticos e promovendo maior confiabilidade no processamento de dados e informações.

Com a automação de RH é possível poupar tempo e mão de obra com a realização de tarefas morosas ou burocráticas. Com isso, a equipe terá mais tempo para se dedicar ao verdadeiro ponto-chave do negócio, o core business empresarial.

2. Ficar em dia com os prazos

A quantidade de normas e prazos a que as empresas brasileiras são submetidas é muito grande. Existem inúmeras obrigações legais, dos mais variados tipos (tributárias, trabalhistas, comerciais, financeiras etc.).

Isso, muitas vezes, torna difícil para as companhias ficar em dia com a legislação. São muitos prazos para cumprir: cadastramento de informações no e-Social, declaração de determinados impostos, como o Imposto de renda, pagamento de salário e demais verbas aos colaboradores, concessão de férias etc.

Contar com softwares específicos para facilitar essas atividades certamente trará mais eficiência, confiabilidade e dinamismo para o setor de RH.

3. Fiscalizar o uso de EPIs pelos funcionários

Que os Equipamentos de Proteção Individual são instrumentos essenciais para a execução de um bom trabalho todo mundo sabe, mas poucas são as companhias que realmente exigem e fiscalizam o uso pelos seus colaboradores.

E muitas vezes essa negligência não é proposital. Ela decorre da sobrecarga de tarefas a cargo do RH. A automação do setor vai trazer mais esse benefício. Contar com a ajuda da tecnologia vai assegurar que a fiscalização do uso de EPIs não seja esquecida e a segurança da equipe de trabalho seja preservada.

4. Ajudar no cálculo da folha de pagamento

O cálculo da folha de pagamento é outra tarefa burocrática a cargo do RH. A legislação trabalhista é minuciosa e cheia de imposições, que, se deixadas de lado, podem ocasionar multas ao empregador.

Por isso, contar com um software para auxiliar nesse processo vai evitar que erros sejam cometidos e, também, que ocorra a eventual perda de informações, além de facilitar a comprovação de fatos, em caso de demandas trabalhistas.

5. Controle de benefícios

Já se sabe que uma política de benefícios realmente impactante e benéfica para a empresa é aquela que oferece benefícios variados e permite a escolha pelo colaborador do que mais se encaixa em suas preferências ou necessidades.

Mas essa liberdade pode trazer dificuldades de controle. Usar a tecnologia para realizar essa tarefa vai permitir a otimização da política e a segurança dos processos.

6. Adotar indicadores

Como as atividades do RH precisam ser mais assertivas e estratégicas, nada melhor do que usar indicadores para acompanhar o desempenho ou a eficácia de medidas tomadas. A tecnologia ajudará bastante, pois vai permitir a análise desses indicadores e fornecer resultados céleres e confiáveis.

Gostou do nosso artigo sobre os benefícios da automação de RH? Então baixe o nosso e-book “Guia do Gestor” e aumente seus conhecimentos sobre empreendedorismo!