Atuar com gestão de pessoas é, sem dúvidas, algo complexo e que exige conhecimento. Por esse motivo, diversas ferramentas foram criadas para facilitar os processos administrativos dessa natureza. Uma dessas ferramentas é a avaliação de desempenho.

A avaliação de desempenho é importante, pois ajuda a empresa a obter um parâmetro palpável, dando uma visão geral das potencialidades e fragilidades dos funcionários ou equipes avaliadas. Como consequência, isso traz uma crescente melhoria nos processos organizacionais como um todo, por meio de resultados mais assertivos.

Atualmente, existem diversos tipos de avaliação de desempenho, cada qual voltada a um aspecto específico do ambiente organizacional. Neste artigo destacaremos 5 delas. Confira!

Desempenho do funcionário

A avaliação do funcionário é o método avaliativo mais tradicional, no qual o funcionário é avaliado de acordo com a visão do gestor. Esse método envolve observação e apontamento do comportamento do funcionário no que diz respeito a execução de suas tarefas e sua relação com os colegas.

Desempenho da equipe

Esse modelo de avaliação é focado na equipe como um todo, sendo assim, todos os membros se reúnem — incluindo o gestor — para apontar o que deve ser melhorado e traçar juntos metas e objetivos a serem alcançados. Seria como um brainstorming, porém, focado nos procedimentos e comportamentos da equipe em si.

Desempenho da gestão

O feedback para os colaboradores é importante, e para o gestor isso não é diferente, por isso, a avaliação do desempenho da gestão é indispensável. Aspectos como a clareza de planejamento, viabilidade dos recursos necessários, qualidade do acesso e comunicação são abordados nesse tipo de avaliação.

Satisfação dos funcionários

Analisar a satisfação do funcionário pode ser muito revelador, pois traz à tona suas insatisfações quanto ao ambiente e as suas relações interpessoais, bem como os pontos fortes do ambiente de trabalho.

Levar em conta a opinião dos funcionários permite não só que as fragilidades sejam identificadas, como também ajuda a motivá-los e engajá-los no que diz respeito à corporação.

Avaliação 360º

A mais democrática das análises, a avaliação de desempenho 360º é realizada a partir de uma auto avaliação combinada com a avaliação de todos aqueles que estão em contato direto com o avaliado, dentro do ambiente de trabalho. Isso pode incluir o gestor, os colegas, os colaboradores e até fornecedores, dependendo do caso.

Quem participa dessa avaliação dá notas de acordo com categorias das mais diversas, como comunicação, poder de persuasão, liderança, autonomia, responsabilidade ou pontualidade, por exemplo. Claro, as categorias mudam sempre de acordo com o cargo do avaliado e sua posição dentro da empresa.

Depois que cada um dos participantes dá a sua classificação, fica claro para o avaliador onde o avaliado precisa melhorar e onde ele se destaca. O nome “360º” vem justamente por conta do modo como essa avaliação é realizada, de todos os ângulos, com vários pontos de vista, de modo que o resultado seja tão assertivo quanto possível.

Conclusão

Como vimos, os tipos de avaliações são vários e novos modelos continuam surgindo, com a finalidade de otimizar os processos de maneira mais eficiente. Dentre os 5 tipos aqui expostos, o destaque vai para a Avaliação de Satisfação de Funcionários e a Avaliação 360º Graus por serem mais democráticas e visionárias!

Independentemente do tipo de avaliação de desempenho adotado, o importante é não ignorar a importância de um feedback justo e construtivo, seja ele positivo ou negativo. Essa é a forma mais simples e objetiva de ajudar os membros de sua empresa a aperfeiçoarem suas características positivas dentro do âmbito organizacional.

Você já conhecia algum dos tipos de avaliação de desempenho que te apresentamos? Com qual delas (ou quais) você mais se identificou? Por quê? Deixe sua resposta nos comentários!

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