5 dicas para ter uma equipe mais engajada

imagem_post

Manter uma equipe engajada é indispensável para conseguir bons resultados, certo? Porém, engana-se quem acha que isso é tarefa fácil. Ser o líder de uma equipe e ainda precisar mantê-los engajados com as causas da empresa e tarefas do dia a dia é algo que requer muito cuidado e atenção.

Em geral, o clima do ambiente de trabalho é um dos que mais afetam e/ou contribuem para o trabalho dos seus colaboradores; e, por isso, que é muito importante que os mesmo se sintam valorizados e reconhecidos dentro da organização. Isso vale tanto para o ambiente de trabalho, quanto para as relações entre colegas de equipe.

Para ajudar a sua equipe nessas questões, separamos 5 dicas práticas para conseguir que sua equipe seja mais engajadas nos trabalho que fazem.

Dica 1: Valorize o bom desempenho de seus colaboradores

Como mencionamos anteriormente, funcionários engajados trabalham mais e melhor. Por isso, é indispensável que você reconheça o sucesso dos seus. Proporcionar dias de folga e/ou presenteá-los com benefícios extras é uma das nossas dicas de ouro.

Oferecer cursos de capacitação com bolsas de estudo, para que estejam sempre em constante evolução e possam se aprimorar cada vez mais em questões profissionais, é outra forma de reconhecer e presentear o seu colaborador.

Dica 2: Estimule os seus colaboradores a criarem um Plano de Carreira

Funcionários com um Plano de Carreira já traçado também tendem a ser mais motivados no trabalho.

Ter um Plano de Carreira é indispensável para qualquer um que pretenda evoluir profissionalmente durante a vida; e, pra que isso possa ser conquistado, é preciso traçar metas a serem cumpridas durante um determinado período — que, futuramente, ajudará o mesmo a conquistar o crescimento profissional que sempre quis.

Tem algum funcionário sem um plano de carreira montado? Estimule-o para que ele monte um e tenha metas à cumprir. Ter metas profissionais e pessoais faz com que olhamos para frente e o que nos estimula a ser sempre os melhores.

Um Plano de Carreira não é fácil de ser seguido, precisa de muita persistência e paciência; mas, se o gestor da equipe transmitir confiança e dar apoio às metas de seus colaboradores, tornar-se um profissional melhor cada vez mais é muito mais fácil.

Dica 3: Feedbacks rotineiros fazem a diferença

Fornecer feedbacks de forma regular aos seus colaboradores faz muita diferença na hora de saber o que o mesmo tem achado do projeto, além de claro, melhorar a performance do mesmo.

Quando você fornece feedbacks, de tempos em tempos, para os colaboradores da sua equipe, é possível visualizar os resultados que estão sendo atingidos, mudar estratégias, melhorar a performance do mesmo e claro, motivá-los a atingir e superar as expectativas previstas anteriormente.

Dica 4: Ofereça recursos e estimule metas

Outra ação valiosa para ajudar na hora de engajar a sua equipe, é dar a eles todos os recursos para que possam colocar os projetos em prática. Se a sua empresa tem deficiências na parte de recursos, nem mesmo o melhor funcionário pode fazer milagres — principalmente quando as metas não são alcançadas.

Portanto, é indispensável que haja equipamentos, programas e materiais em bom estado — que o farão se sentir estimulados a sempre criar e pensar em novas ideias.

Dica 5: Gestão de benefícios e boa produtividade no trabalho andam juntos

Não é de hoje que ouvimos falar que um funcionário engajado é sinônimo de trabalho bem feito, certo? Porém, além das dicas que mencionamos anteriormente, algumas ações também são capazes de melhorar a questão motivacional da sua empresa.

Manter uma boa gestão de benefícios para os seus colaboradores, pode ser a chave para mantê-los sempre engajados e motivados.

Alguns benefícios que são dados aos funcionários são obrigatórios, como o Vale-transporte, FGTS, férias e décimo terceiro salário, certo? Porém, existem alguns benefícios extras para dar aos colaboradores como forma de bonificação e valorização do trabalho prestado.

Alguns deles mencionamos logo abaixo, confira!

O Vale-alimentação, por exemplo, é uma ótima opção para as empresas que visam melhorar a saúde e a alimentação do colaborador — mesmo fora do ambiente de trabalho.

Já o Vale-combustível é ideal para as empresas que precisam garantir a ida e a volta de bons profissionais ao trabalho e/ou a viagem dos que precisam se locomover entre cidades e estados do país em nome da empresa.

Outro benefício muito bem visto, e em alta no momento, é o Plano Odontológico. É uma outra frente para cuidar da saúde dos colaboradores, além de um fator extra para motivação e melhora na imagem empresarial.

O Vale-cultura também é uma boa opção para quem quer seus funcionários sempre engajados e as Bolsas de Estudos para aqueles que querem sempre se aprimorar no trabalho que já fazem na organização.

Gostou? Veja também outras dicas de como melhorar a gestão de pessoas na sua empresa

Gostou de saber mais sobre como engajar os seus colaboradores? Aqui no Meu Mundo RH  você encontra diversas dicas de como melhorar o ambiente de trabalho na sua empresa, a qualidade de vida de seus funcionários e a Cultura Organizacional como um todo.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos