O turnover nas empresas não para de crescer. O motivo? São poucos os gestores que se prepararam para lidar com os Millennials, isto é, as gerações Y e Z. Ao contrário dos seus antecessores, esses profissionais não esperam apenas a segurança e a estabilidade de um cargo, mas, sim, desafios diários, rápida projeção na carreira e qualidade de vida.

Quem ainda se mantém preso à lógica da gestão monárquica, onde a relação entre colaboradores e gestores é unilateral, certamente enfrentará problemas para garantir a retenção de talentos no negócio. O resultado é a perda de um capital humano valioso, além, é claro, dos custos relacionados às demissões e da perda de produtividade.

Cientes desses novos desafios, resolvemos trazer, nesse post, uma lista com 5 dicas para reduzir a taxa de turnover no seu negócio. Confira!

1. Invista em qualidade de vida

Como vimos, uma das principais exigências dos Millennials é a qualidade de vida. Por isso, é muito importante que a sua empresa trabalhe em ações nesse sentido. São inúmeras as alternativas, que podem variar de acordo com a cultura da sua organização.

Algumas preferem oferecer espaços de lazer internamente, por exemplo, outras optam por descontos em academias. Além disso, sua empresa também pode fornecer uma série de facilidades para o colaborador, como a oferta de vales-transporte, combustível, entre outros.

2. Elabore um plano de carreira

O rápido processo na carreira foi outro item já abordado por nós. Se não enxergam uma perspectiva clara de crescimento na organização, os Millennials rapidamente deixam o barco. Em alguns casos, inclusive, largam a empresa sem ter nada em vista.

O plano de carreira é uma forma de estabelecer critérios claros para as promoções internas. Assim, os colaboradores se mantêm motivados, afinal, sabem exatamente o que precisam fazer para conquistar o cargo que almejam.

3. Realize as pesquisas de clima

Tão importante quanto agir ativamente para reduzir a taxa de turnover é realizar ações preventivas. Por isso, é fundamental que você conheça o ambiente interno da empresa antes de tomar qualquer decisão. É justamente para esse propósito que existem as pesquisas de clima interno.

Além deste tipo de análise, o gestor também pode realizar as entrevistas de desligamento, para descobrir as principais causas para o turnover e agir diretamente no foco do problema.

Por fim, temos também as pesquisas de comparação salarial, para conferir se a sua empresa não está cometendo nenhuma injustiça nesse sentido, o que leva à desmotivação dos funcionários.

4. Aposte nos treinamentos

Os treinamentos internos podem apresentar dois tipos de benefícios, que certamente ajudam a reduzir a taxa de turnover. O primeiro deles está relacionado ao clima organizacional, uma vez que os profissionais se sentirão muito mais confiantes para desempenhar suas funções.

Além deste, temos também a questão motivacional: a nova geração é faminta por conhecimento e enxerga o treinamento como uma forma de aprimorar as habilidades profissionais. Por isso, qualquer novidade é encarada como uma oportunidade para crescer na área.

A organização pode promover capacitações no próprio local de trabalho ou proporcioná-los via web. Existem, inclusive, várias opções de cursos online gratuitos na rede. Basta definir os que são mais adequados para o público interno e direcioná-los aos colaboradores.

5. Tenha uma boa comunicação

Por fim,é importante que sua empresa tenha uma comunicação clara e transparente. É por meio do diálogo que organização transmitirá aos empregados as metas e os resultados alcançados.

Isso estimula o trabalho e traz um sentimento de pertencimento. Afinal de contas, o profissional precisa saber se o seu desempenho está gerando impactos para o local em que trabalha.

Além de contar com canais de comunicação interna atualizados, transmitindo as principais informações sobre a companhia, seus negócios e resultados, a empresa precisa ter o apoio do líder neste processo.

Assim, cabe ao gestor transmitir mensagens claras a seus subordinados, saber orientar a equipe sobre como alcançar as metas do setor e da empresa, e, além de tudo, conceder feedbacks.

Este último ponto deve ser realizado com cautela e sabedoria para não desestimular os trabalhadores. É necessário saber fazer as críticas de forma construtiva e valorizar as qualidades e acertos.

Enfim, agora que você já sabe como reduzir a taxa de turnover na sua empresa, que tal conferir alguns segredos do processo de recrutamento e seleção impecável? Leia o nosso post especial sobre o assunto!